Lewis Hamilton ditou o ritmo em dois dos três segmentos, mas já dizem as ruas: a classificação só acaba quando termina! Max Verstappen, da RBR, fez giro de 1m17s775 e vai largar da pole no GP do México, neste domingo. George Russell, da Mercedes, tem a segunda marca a 0s304 do holandês; Hamilton, por sua vez, fecha o top 3.
É a quinta pole do holandês na atual temporada, mas sua primeira no Autódromo Hermanos Rodríguez. A última vez que Max largou da posição de honra em 2022 foi no GP do Japão, prova que o coroou bicampeão mundial de F1.
Vale lembrar que há duas punições previstas para o grid de amanhã. Lance Stroll terá três posições de pena pela colisão com Alonso no GP dos EUA. Já Kevin Magnussen, da Haas, terá menos cinco colocações após usar seu sexto motor de combustão interna de 2022.
Mick Schumacher, da Haas, inaugurou os trabalhos com volta de 1m32s819. Houve uma pequena alternância no topo entre o alemão e Alex Albon (Williams), até que Tsunoda tomou para si a liderança. Pouco depois, Pérez foi 1s mais rápido em seu giro, enquanto Verstappen se queixava da pista escorregadia.
Leclerc foi o melhor provisoriamente, mas o holandês da RBR logo desbancou o monegasco com 1m19s222. Hamilton ficou atrás de Charles, com o terceiro tempo, mas foi superado pelo ex-companheiro Bottas.
Schumacher surpreendeu e chegou a fazer o sexto melhor tempo, mas teve a volta deletada. No apagar das luzes, Lewis Hamilton fez a melhor volta com 1m19s169 - administrando uma vantagem de 0s053 sobre Verstappen.
ELIMINADOS:
16 - MICK SCHUMACHER
17 - SEBASTIAN VETTEL
18 - LANCE STROLL
19 - ALEX ALBON
20 - NICHOLAS LATIFI
Após dar as cartas no Q1, Hamilton foi o primeiro a ditar ritmo no Q2, com 1m18s552. Russell cruzou pouco depois, mas ficou a 0s013 do parceiro. Em sua primeira tentativa, Verstappen anotou o quarto tempo - a 0s3 do heptacampeão. Nos primeiros dez minutos de segmento, Bottas manteve o bom desempenho do Q1 e se colocou à frente do holandês, em terceiro.
As Ferrari ficaram pelo meio do pelotão em suas primeiras tentativas: Leclerc foi quinto; Sainz, sétimo. Na sequência, Ocon desbancou o monegasco com 1m19s081. Pérez se manteve na 12ª colocação por um certo tempo, mas conseguiu boa volta a menos de 2 minutos do fim e subiu ao top 3.
Nas últimas tentativas, Verstappen registrou a terceira marca provisória, mas caiu para o quarto lugar quando Sainz se colocou entre as duas Mercedes. Kevin Magnussen, que vai receber cinco posições de punição por um novo motor de combustão interna, foi o pior dentre os 15.
ELIMINADOS
11 - DANIEL RICCIARDO
12 - GUANYU ZHOU
13 - YUKI TSUNODA
14 - PIERRE GASLY
15 - KEVIN MAGNUSSEN
Pérez abriu os trabalhos com giro de 1m18s153. Sainz veio logo atrás, seguido de perto por Leclerc. Mas Verstappen então assumiu a liderança, registrando 1m17s947 no Hermanos Rodríguez. Russell, a primeira Mercedes a deixar os boxes no Q3, cruzou em segundo no primeiro giro, a 0s132 da RBR.
Hamilton, que se queixou de problemas de dirigibilidade, teve sua primeira tentativa - que lhe colocou em terceiro - deletada. A cinco minutos do fim, o heptacampeão ainda não tinha tempo válido. E a Mercedes preferiu apostar na emoção: o britânico só abriu volta novamente com menos de 60s, ficando novamente em terceiro.
Fonte: GE