Cotidiano

Contrato de pavimentação da BR-156 é cancelado





 

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) rescindiu o contrato com a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) referente a injeção de R$ 128 milhões para pavimentar 61 quilômetros do trecho sul da BR-156. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). A obra é considerada a mais antiga em atividade no país.

De acordo com a publicação, o contrato foi rescindido de forma unilateral. O Setrap informou que o cancelamento ocorreu após a empresa responsável ser questionada pela lentidão na aprovação do projeto executivo, no qual já havia passado quatro anos.

Ainda, segundo o Setrap, foi solicitado a rescisão contratual com a empresa o que fez com que o Dnit denunciasse o contrato e houvesse o cancelamento.

A obra iniciou em 2015 e passou por diversas fases faltando apenas a entrega do projeto executivo. O lote, que abrange parte de Macapá até 1 quilômetro após a ponte do rio Vila Nova, seria pavimentado. Ele é apenas um trecho dos mais de 250 quilômetros que deverão ser asfaltados na rodovia que dá acesso ao Laranjal do Jari.

O lote passou a ser de responsabilidade do Governo do Amapá após um convênio entre o estado, Dnit e Exército Brasileiro. Era de responsabilidade do Setrap fazer a contratação do consórcio para a execução da obra.

Após rescindir o contrato, o lote volta a ser de responsabilidade da União.