Cotidiano

Donos de clínica de reabilitação são condenados por maus-tratos a pacientes





 (Foto Rede Amazônica)

Os proprietários de uma clínica de reabilitação foram condenados na 1ª Vara Criminal de Macapá pelo crime de maus-tratos a pacientes. Os irmãos Célio Marinho Brito e Francisco Charles Marinho Brito receberam pena de 5 meses de prisão em regime aberto e multa que chega a quase R$ 100 mil. A decisão cabe recurso.

De acordo com as investigações, os casos aconteceram em 2017 na clínica localizada no bairro Brasil Novo, Zona Norte de Macapá. Na época, os irmãos chegaram a ser presos, mas foram soltos.

Pacientes e familiares formalizaram denúncias alegando que os proprietários faziam os tratamentos de forma violenta, como agressões físicas e psicológicas. Uma ação encontrou diversos itens que eram usados para dopar e agredir os pacientes, como algemas, madeiras, palmatórias e spray de pimenta.

Apesar dos relatos, o juiz Diego Araújo não caracterizou a condenação como tortura, apenas como maus-tratos. Segundo ele, alguns relatos foram potencializados por conta de pacientes terem sido internados por exigência da família.

O pagamento da multa será destinado a esses pacientes para dar continuidade em seus tratamentos.