Cultura

Papa encoraja redentoristas a renovar a missão e ousar pelos mais pobres





"Não tenham medo de percorrer novos caminhos e de sujar as mãos em serviço aos mais necessitados", disse Francisco em discurso aos participantes do 26° Capítulo Geral da Congregação do Santíssimo Redentor. O Papa também saudou o novo governo dos redentoristas que nesta semana elegeu um brasileiro como superior-geral: Pe. Rogério Gomes.

Na semana em que a Congregação do Santíssimo Redentor elegeu um brasileiro como superior-geral, o Pe. Rogério Gomes de 47 anos da cidade mineira de Alterosa, o Papa Francisco também recebeu os missionários de Santo Afonso de Ligório que participam do 26° Capítulo Geral em Roma. Os redentoristas atuam nos cinco continentes com trabalhos que chegam às regiões remotas da Austrália e da África, além das comunidades periféricas da América Latina e da Ásia. O Brasil, por exemplo, é um dos países que atualmente conta mais redentoristas.

Não tenham medo!

E o Papa, em discurso entregue, começou saudando justamente os missionários presentes em 85 países, além daqueles que ainda estão em formação, as religiosas redentoristas, os leigos e toda a família carismática. Desejou ainda, ao novo governo geral, "humiladde, unidade, sabedoria e discernimento". Na mensagem, lembrou dos 5 temas "fundamentais e conectados" que estão sendo analisados na assembleia geral para um "discernimento comunitário": identidade, missão, vida consagrada, formação e governo.

“Encorajo vocês a ousar, tendo o Evangelho e o Magistério da Igreja como único limite. Não tenham medo de percorrer novos caminhos, de dialogar com o mundo (cf. Const. 19), à luz da sua rica tradição de teologia moral. Não tenham medo de sujar as mãos em serviço aos mais necessitados e às pessoas que não contam.”

Ao lembrar das Constituições dos redentoristas, o Pontífice citou uma expressão em que os missionários estão sempre "disponíveis" para enfrentar qualquer desafio para levar a todas a redenção de Cristo. Assim, o Papa enalteceu a palavra "disponibilidade" e encorajou todos para se doarem inteiramente à missão, "com todo o coração, dies impendere pro redemptis, até as últimas consequências, com o olhar fixo em Jesus".

A renovação da missão

Francisco, depois, conduziu o discurso pelo caminho da importância em se renovar a missão da Congregação, não se esquecendo de três pilares fundamentais: "a centralidade do mistério de Cristo, a vida comunitária e a oração". Abandoná-los é levar a vida consagrada à "esterilidade", disse o Papa, "à morte do carisma e o fechamento em relação aos irmãos. Em vez disso, a docilidade ao Espírito de Cristo motiva a evangelizar os pobres".

Essa renovação, recordou ainda o Papa, passa através de "um processo de conversão do coração e da mente, de intensa metanoia, e também através da mudança de estruturas", o que não é tarefa fácil, disse ele, mas doloroso até para romper tradições hereditadas:

“Quem permanece apegado às próprias seguranças corre o risco de cair na esclerocardia, o que impede a ação do Espírito no coração humano. Ao invés disso, não devemos colocar obstáculos no caminho da ação renovadora do Espírito, antes de tudo nos nossos corações e nos nossos estilos de vida. Só assim nos tornamos missionários de esperança!”

Andressa Collet

 

Papa recebe vítimas do conflito armado na Colômbia

 

A audiência no Vaticano foi com representantes da Mesa Nacional de Participação Efetiva das Vítimas da Colômbia. O grupo cumpre agenda na Europa com a missão de levantar a voz para contribuir para a proteção da vida e a consolidação da paz no país que hoje conta com quase 10 milhões de vítimas do conflito armado.

 

Entre a série de audiências na manhã deste sábado (01), o Papa Francisco recebeu representantes da "Mesa Nacional de Participação Efetiva das Vítimas" da Colômbia. O espaço abraça e representa as vítimas de conflito armado naquele país, servindo como interlocutor direto com o governo nacional no que tange o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas de atenção e reparação. Uma comitiva de 6 pessoas cumpre agenda na Europa desde o último domingo (25) junto com o Fórum Internacional das Vítimas que trabalha em 23 países com migrantes e exilados.

 

No Vaticano, a audiência com o Papa Francisco foi com o intuito de se construir pontes que promovam a construção coletiva da "paz total". O grupo também procurou apresentar, através de seis pontos, sobre a situação atual do projeto de paz na Colômbia: a precariedade em se instalar Acordos de Paz no país e o chamado para apoiar no processo, o genocídio sistemático de ativistas, a situação sócio-econômica das vítimas de conflito armado, a divulgação do relatório final da Comissão da Verdade e o reconhecimento das duas organizações - da Mesa Nacional e do Fórum Internacional - como interlocutores para atuar junto às quase 10 milhões de vítimas do conflito armado colombiano.

 

Até o próximo dia 8 de outubro, eles percorrem a Europa e ainda devem se reunir com representantes do Parlamento Europeu em Bruxelas, na Bélgica, e com diferentes governos e figuras políticas. A missão, segundo comunicado sobre a agenda, tem um objetivo claro de "levantar a voz para contribuir para a proteção da vida, a consolidação da paz e a reconciliação na Colômbia".

 

 

- Papa viaja a Bahrein em novembro, "terra de diálogo e convivência"

Segundo o Padre Fayad Charbel, sacerdote da Igreja do Sagrado Coração, em Manama, a viagem apostólica de Francisco marcada para início de novembro a Bahrein deve contribuir para mostrar a todos "uma terra de diálogo e convivência, em um mundo repleto de conflitos e guerras".

A visita que o Papa Francisco fará ao Reino do Bahrein, prevista para os dias 3 a 6 de novembro, confirma e fortalece a decisão da família real de Al Khalifa de credenciar o perfil do Reino como lugar de diálogo, acolhimento tolerante e convivência pacífica entre as várias identidades e comunidades de fé, em um mundo cada vez mais atormentado por conflitos sectários e "choques entre civilizações".

Este é o panorama em que a mídia nacional, como Al Ayyam Al Bahraini, insere o anúncio da próxima visita do Papa, que reúne, em torno desta interpretação, também as opiniões de famosos expoentes de comunidades cristãs locais.

Segundo o Padre Fayad Charbel, sacerdote da igreja do Sagrado Coração, em Manama, a visita papal ao Bahrein contribuirá para mostrar a todos que “o Bahrein é uma terra de diálogo e convivência, em um mundo repleto de conflitos e guerras".

Por sua vez, o Padre Saba Haidousian, pároco da comunidade ortodoxa grega local, destaca a importância da visita papal para o Reino e para todo o Oriente Médio, recordando que o rei Hamad bin Isa Al Khalifa, desde há muito tempo, pretende fazer do Bahrein um lugar de coexistência pacífica e livre entre as diferentes comunidades de fé.

O “Fórum de Diálogo Leste e Oeste para a Coexistência Humana”, que ocorre também por ocasião da visita do Papa Francisco, concentrará a atenção internacional sobre o Bahrein, permitindo todos os padrões de “coexistência entre as várias diversidades” da vida do Reino.

O encontro entre o Papa Francisco e o Rei Hamed – afirma Hani Aziz, pároco da Igreja Evangélica de Manama - será uma oportunidade para enviar "uma grande mensagem" para que o Oriente Médio se "livre das guerras", que atormentam inteiros povos e impedem um futuro de prosperidade para todos. Muitos outros comentários reafirmam a total liberdade com que os cristãos no Bahrein podem celebrar suas liturgias e administrar os Sacramentos.

O logotipo oficial da visita papal, segundo o site oficial “baharainpapalvisit.org”, apresenta as bandeiras do Reino do Bahrein e da Santa Sé como mãos levantadas juntas para o Criador, como um premente apelo à paz. O ramo de oliveira, ao centro, simboliza o fruto da paz, concedida por Deus Todo-Poderoso. No logotipo, segundo os organizadores, destaca-se um pormenor singular e eloquente: “as palavras Papa Francisco são pintadas de azul, indicando que a viagem papal está sob a proteção da Virgem Maria e padroeira da catedral, “Nossa Senhora da Arábia”, um dom do Reino do Bahrein à Igreja Católica no país”.

Fonte: Vatican News