O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio cardinalício, presidiu a missa fúnebre do cardeal Jozef Tomko, falecido no dia 8 de agosto em Roma aos 98 anos. As exéquias foram realizadas nesta manhã (11/08) no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. O Papa Francisco estava presente presidiu o rito final da Ultima Commendatio e da Valedictio.
Na sua homilia o cardeal Battista Re recordou “toda a longa e intensa vida útil do cardeal Tomko foi consagrada ao serviço de Deus e de seus irmãos, e quase inteiramente dedicada ao serviço na Cúria Romana. Ao longo dos anos ele recebeu inúmeros cargos, os quais sempre considerou um ‘chamado para servir’”.
“Com ele desaparece uma figura que fez honra à Cúria Romana pela sólida fé que o caracterizava, por sua genuína espiritualidade, seu animado "sensus Ecclesiae", o grande equilíbrio em seus julgamentos, sua calma, bom senso, amabilidade e gentileza”
Em seu testamento espiritual redigido em 26 de fevereiro de 2007, o cardeal Tomko afirma que o ministério desenvolvido por ele como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos "tinha tomado posse de seu coração" e especifica: "Sentia este serviço como uma contribuição para a construção e crescimento do Corpo Místico da Igreja e amava as jovens igrejas missionárias com toda sua beleza e fragilidade: as celebrações, os bispos e os missionários, os seminaristas, as religiosas, o povo muitas vezes pobre. Foi muito lindo labutar e sofrer por esta Igreja missionária viva!” (De seu testamento espiritual)
Na conclusão da homilia, o cardeal Giovanni Battista Re afirmou:
“Em oração, confiamos este nosso irmão a Deus, para que na imensidade de seu amor Ele lhe dê aquela alegria e paz, que ele ganhou através de seu serviço fiel e generoso à Igreja, ao Papa e à Santa Sé”
Ouvimos no Evangelho de hoje "credes em Deus, crede também em mim. Vou preparar-vos um lugar, e quando eu me for, e vos tiver preparado um lugar, virei novamente, e vos levarei comigo, onde eu estiver, estejais vós também”. E acrescentou: “São palavras pronunciadas na Última Ceia, quando os apóstolos estavam prestes a enfrentar o aparente fracasso de Jesus com sua morte na cruz. "Tendes fé em Deus, tendes fé também em mim ". Também nós nos agarramos a estas palavras ao oferecer Santa Missa pelo falecido Cardeal, pedindo a Deus que nos conceda, também a nós, completar nossa jornada terrena em fidelidade e zelo inabalável no serviço da Igreja e de nossos irmãos, à qual o Cardeal Tomko nos deixou um testemunho edificante”.
Fonte: Jane Nogara - Vatican News