Esporte

Jeffinho brilha, faz golaço e Botafogo bate Athletico no Brasileirão





Em uma noite inspirada de Jeffinho, que fez um golaço e ainda iniciou a jogada do gol de Erison, o Botafogo venceu o Athletico-PR por 2 a 0. Os gols no Nilton Santos, na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, também encerram um jejum de quatro jogos da equipe sem marcar.

Com o triunfo, o Alvinegro sobe para a 11º colocação, com 24 pontos. Já o Rubro-Negro perde a chance de dormir na vice-liderança e se mantém fora do G-4: com 31 pontos é o quinto lugar.

epois de quatro jogos sem marcar, o Botafogo conseguiu encerrar seu jejum com apenas 18 minutos do primeiro tempo. Jeffinho avançou pela esquerda e cruzou. O goleiro Bento espalmou e a bola sobrou para Erison, que teve tempo de mirar para colocar no ângulo e balançar a rede. Jeffinho, aos 9 minutos da etapa final, driblou dois marcadores antes de bater no cantinho e ampliar o placar.

 

Série A

- São Paulo vira, toma gol nos acréscimos e cede empate ao Goiás no Morumbi

Em jogo muito movimentado, o São Paulo empatou com o Goiás em 3 a 3 no Morumbi, pela 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Tricolor marcou com Calleri, Rodrigo Nestor e Patrick. Dadá Belmonte, Danilo Cardoso e Pedro Raul fizeram os gols do Esmeraldino. O gol de Pedro Raul saiu já nos acréscimos, aos 46 minutos do segundo tempo.

O Goiás surpreendeu e marcou logo cedo com Dadá, mas o São Paulo conseguiu virar no primeiro tempo com Calleri e Nestor e ainda sofrer o empate com Danilo. No último lance da etapa inicial, Luciano teve pênalti defendido pelo goleiro Tadeu.

No segundo tempo, o São Paulo voltou à frente do placar logo aos três minutos, em cabeceio de Patrick. O Tricolor, porém, não conseguiu controlar a partida e levou sustos do Goiás até o fim. Nos acréscimos, Pedro Raul aproveitou cruzamento e devolveu a igualdade.

O São Paulo de Ceni tem se acostumado com emoção nos seus jogos. O Tricolor eliminou o Palmeiras nos pênaltis após perder por 2 a 1 e empatou em 2 a 2 com o Fluminense, 3 a 3 com o Internacional e 3 a 3 com o Goiás.

Com o empate, o São Paulo vai ao nono lugar, com 26 pontos. O Goiás é o 12º, com 22. O Tricolor voltará a campo para enfrentar o América-MG na quinta-feira (28), novamente no Morumbi, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Esmeraldino terá a semana livre antes de receber o Coritiba, no dia 30, na Serrinha, pela 20ª rodada do Brasileirão.

 

Série B

- Com bicicleta de Diego Souza, Grêmio assume vice-liderança da Série B

O Grêmio é o novo vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro. O Tricolor superou a Ponte Preta por 2 a 1, na Arena, em Porto Alegre, pela 20ª rodada.

A partida marcou a reestreia do volante Lucas Leiva, de volta à equipe gaúcha após 15 anos no futebol europeu. Ele entrou em campo aos 14 minutos do segundo tempo, junto do atacante Guilherme, outra cria da base tricolor, que deixou o clube em 2016.

Com 36 pontos, o Grêmio aproveitou os tropeços de Vasco e Bahia e os ultrapassou de uma vez, pulando do quarto para segundo lugar, a nove pontos do líder Cruzeiro. A Macaca segue em 14º, com 22 pontos, dois a mais que o CSA, 17º colocado e primeiro time na zona de rebaixamento.

O Tricolor abriu o placar com um golaço de bicicleta do atacante Diego Souza, após lançamento do volante Mathias Villasanti, aos dez minutos do primeiro tempo. Aos 23, Villasanti puxou contra-ataque com o atacante Ferreira, que acertou a trave. O meia Jaminton Campaz pegou a sobra e ampliou para os gaúchos.

Aos 13 minutos da etapa final, o volante Walisson aproveitou cobrança de escanteio pela direita e diminuiu para a Ponte. Os paulistas se animaram e preocuparam os quase 42 mil torcedores na Arena, mas a pressão alvinegra não conseguiu furar a marcação tricolor.

O Grêmio abre a 21ª rodada da Série B na próxima terça-feira (26), contra a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC), às 18h30 (horário de Brasília). A Ponte Preta joga somente no próximo sábado (30), às 19h, contra o Operário-PR, no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).

Também neste sábado, o lanterna Vila Nova encerrou um jejum de 13 jogos sem vitórias ao bater o Vasco no Serra Dourada, em Goiânia, por 1 a 0. Aos sete minutos da segunda etapa, o zagueiro Rafael Donato apareceu entre a marcação cruzmaltina e marcou para o Tigre, de cabeça.

Os goianos permanecem na última posição, agora com 17 pontos, três atrás do Ituano, 16º colocado e primeiro time fora do Z4. Os cariocas, com 35 pontos, chegam a três partidas sem vencer pela Série B e caíram do segundo para o terceiro lugar.

O compromisso do Vasco pela 21ª rodada será na próxima quinta-feira (28), às 19h, em São Januário, no Rio de Janeiro, diante do CRB. No sábado, às 18h30, o Vila pega o Novorizontino no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP).

 
 
- Cruzeiro segura pressão, vence Bahia e dispara na ponta da Série B

O Cruzeiro iniciou a caminhada no segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro com vitória. Diante de 49.066 torcedores que lotaram o Mineirão, em Belo Horizonte, a Raposa derrotou o Bahia por 1 a 0, pela 20ª rodada da competição.

A equipe celeste foi a 45 pontos, abrindo 17 para o Sampaio Corrêa, quinto colocado e primeiro clube fora do G4, que dá vaga à Série A de 2023. A distância pode cair para 15 pontos se o Tombense, sexto, superar o Operário-PR na segunda-feira (25), às 19h (horário de Brasília), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (MG). O Esquadrão de Aço, que não perdia há cinco partidas na Série B, segue no G4, com 34 pontos.

Os anfitriões tiveram o zagueiro Eduardo Brock expulso aos 18 minutos do segundo tempo, por falta no atacante Jonathan Copete. Mesmo assim, chegaram ao gol da vitória três minutos depois. O goleiro Danilo Fernandes salvou as conclusões de Bruno Rodrigues e Edu, mas não conseguiu segurar a do também atacante Stênio. O Bahia, com um a mais, pressionou em busca do empate, mas parou na trave e em defesas do goleiro Rafael Cabral.

O Cruzeiro terá a semana cheia e volta a campo somente no próximo sábado (30), às 11h (horário de Brasília), em Brusque (SC), contra o time da casa, no estádio Augusto Bauer. Um dia antes, na sexta-feira (29), às 19h, o Bahia recebe o Náutico na Arena Fonte Nova, em Salvador. As partidas valem pela 21ª rodada da Série B.

Fonte: Agência Brasil - UOL