Esporte

Flamengo consolida reação no Brasileiro com goleada sobre Juventude





Após um começo irregular, o Flamengo engrenou no Campeonato Brasileiro.O Rubro-Negro goleou o Juventude por 4 a 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 18ª rodada da competição. A partida marcou a estreia de Everton Cebolinha, um dos reforços contratados para a sequência do torneio, que foi a campo depois do intervalo, no lugar do também atacante Pedro.

Foi a quarta vitória dos cariocas nos últimos cinco jogos pelo Brasileiro. A equipe comandada por Dorival Júnior foi a 27 pontos, na sétima posição, a três pontos do G6. Sem ganhar há nove rodadas, o Juventude segue na lanterna, com 13 pontos, seis atrás do Cuiabá, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Diante de mais de 65 mil torcedores, o Flamengo precisou de 18 minutos de bola rolando para abrir 3 a 0. Os três gols foram de cabeça, sempre em jogadas iniciadas pelo lado direito. Aos cinco, o meia Giorgian de Arrascaeta cruzou e Pedro fez o primeiro. Aos 12, Pedro marcou mais um, após levantamento de Everton Ribeiro na área. Seis minutos depois, o próprio meia balançou as redes, com assistência do atacante Gabriel, outra vez pela direita. Aos 37, o volante Jadson, do Juventude, foi expulso após agressão a Gabriel, dificultando a missão gaúcha no Mané Garrincha.

O Rubro-Negro manteve a postura ofensiva na segunda etapa, desperdiçou oportunidades, mas conseguiu ampliar, novamente de cabeça, com participação de Everton Cebolinha. Aos 40 minutos, o reforço flamenguista recebeu na esquerda, colocou na área e o atacante Lázaro completou para o gol.

No mesmo horário do jogo em Brasília, Internacional e São Paulo empataram por 3 a 3 no Beira-Rio, em Porto Alegre. O Colorado, com 30 pontos, está na sexta posição e perdeu a chance de acabar a rodada na vice-liderança do Brasileiro. O Tricolor está cinco pontos atrás do Inter, que fecha o G6.

Aos três minutos, o atacante Pedro Henrique, de cabeça, colocou os gaúchos em vantagem. Seis minutos depois, o lateral Igor Vinícius cruzou rasteiro pela direita e o meia Nikão igualou. O Inter voltou à frente aos 24, novamente com Pedro Henrique, completando (outra vez) de cabeça o levantamento do atacante Alemão. O São Paulo reagiu em um lance semelhante ao primeiro gol: cruzamento por baixo (agora do atacante Luciano) e conclusão de Nikão, validada pelo árbitro de vídeo (VAR), após marcação inicial de impedimento.

A primeira etapa seguiu animada. Aos 37, Alemão foi derrubado por Thiago Couto na área. O volante Edenilson cobrou a penalidade e recolocou o time da casa na dianteira. Aos oito minutos do segundo tempo, porém, o lateral Rafinha cruzou pela direita, desta vez pelo alto, para Luciano, de cabeça, mandar no cantinho do goleiro Daniel, deixando tudo igual pela terceira vez na noite, agora em definitivo.

 

Série A

- Em jogo de viradas, Flu bate Goiás e segue na briga pelo Brasileiro

O Fluminense venceu o Goiás por 3 a 2 no estádio da Serrinha, em Goiânia, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo marcado por duas viradas no placar, manteve o Tricolor na cola do Palmeiras - que iniciou a semana na liderança da competição - e impediu que o Esmeraldino abrisse vantagem para o Z4.

Os cariocas foram a 31 pontos, dois a menos que o Verdão. Os goianos, com 21 pontos, estão a três do América-MG, time que abre a zona de rebaixamento e ainda vai a campo pela rodada, justamente diante do Palmeiras, nesta quinta-feira (21), às 21h (horário de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.

Aos 27 minutos da primeira etapa, Jhon Arias recebeu com liberdade na área e abriu o marcador para o Fluminense. O Goiás empatou aos 43, com o também atacante Pedro Raul, de cabeça, após cruzamento do lateral Sávio pela esquerda.

No segundo tempo, aos 34 minutos, Nicolas - que havia acabado de perder um gol com meta aberta - dominou na entrada da área e soltou a bomba no ângulo, colocando o Esmeraldino à frente. A reação tricolor foi imediata. Quatro minutos depois, Germán Cano aproveitou a sobra de um chute que desviou na marcação e finaluzou por baixo de Tadeu. Aos 40, o também atacante Willian avançou pela esquerda e bateu colocado, decidindo o placar na Serrinha.

 

- Athletico domina, vence Atlético-GO e encosta na liderança do Brasileiro

O Athletico conseguiu se impor dentro de casa, bateu o Atlético-GO por 4 a 1 e encerrou o jejum de dois jogos sem vitória no Brasileirão. Os gols dos donos da casa foram marcados por Cuello, Canobbio, Terans e Léo Cittadini, enquanto que Kelvin descontou para os visitantes.

O Furacão chegou aos 31 pontos - dois atrás do líder Palmeiras, que enfrenta amanhã o América-MG, fora de casa. Já o Atlético-GO segue com 17 pontos e na zona de rebaixamento, na 18ª posição.

O jogo foi dominado pelo Furacão. Mesmo sem ter mais posse de bola em boa parte do confronto, a equipe soube exercer pressão e apostou nas transições e jogadas de velocidade para construir sua vantagem. Os gols de Cuello e Canobbio foram marcados nos primeiros 13 minutos de jogo, o que representou o domínio da equipe comandada por Felipão.

Kelvin, aos 26 minutos da etapa complementar, anotou o tento visitante. Depois do gol, o Dragão se empolgou e melhorou na partida. Mais ofensivo, chegou a oferecer perigo, mas não conseguiu marcar mais gols. Praticamente no último lance do jogo, Léo Cittadini recebeu cruzamento de Fernandinho, apareceu sozinho na área e deu números finais.

O próximo jogo do Furacão será no sábado (23), às 21h, diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, pelo Brasileirão. Já o Atlético-GO recebe o América-MG, no domingo (24), às 18h, pelo mesmo torneio.

 

- Red Bull Bragantino afunda o Fortaleza

Simultaneamente às partidas em Goiânia e Curitiba, o Red Bull Bragantino derrotou o Fortaleza por 2 a 1 no estádio Nabi Abi Chedi, em Bragança Paulista (SP). O Massa Bruta abriu o placar aos 36 minutos da primeira etapa, com o meia Lucas Evangelista girando e batendo da entrada da área. O Leão do Pici empatou com o zagueiro Emanuel Brítez, de cabeça, aos 11 do segundo tempo. Nos acréscimos, Jan Hurtado apareceu pela direita e cruzou rasteiro para o também atacante Gabriel Novaes decretar o triunfo paulista.

O Bragantino chegou à terceira vitória seguida e foi a 27 pontos, na oitava colocação. O Tricolor cearense, com 14 pontos, continua na 19ª e penúltima colocação do Brasileiro.

 

- São Paulo arranca empate do Inter em jogo de seis gols no Beira-Rio

O Inter esteve na frente três vezes no placar, mas não contava com a bravura do São Paulo. O Tricolor arrancou a igualdade em 3 a 3, no Beira-Rio, pela 18ª rodada do Brasileirão. Os gols foram de Nikão, duas vezes, e Luciano, para os visitantes, e Pedro Henrique, duas vezes, e Edenilson, para o Colorado.

Foi o décimo empate do São Paulo no Brasileirão. O time ocupa o 10º lugar com 25 pontos. Já o Inter segue brigando entre os primeiros, com 30 pontos, em sexto.

O próximo jogo do Inter será no domingo (24), contra o Palmeiras, fora de casa. Já o São Paulo recebe o Goiás, no sábado (23).

 

- Corinthians vence Coritiba, volta a ser segundo e trio de ataque se destaca

O Corinthians pode não ter sido perfeito, mas deixou boas impressões ao vencer o Coritiba por 3 a 1 na Neo Química Arena, pela 18ª rodada do Brasileirão. Róger Guedes, Adson e Raul Gustavo marcaram os gols da vitória; e Luciano Castán diminuiu.

A vitória reaproxima o Corinthians da briga pela liderança: agora tem 32 pontos e só um atrás do rival Palmeiras, que joga amanhã contra o América-MG. O Alvinegro volta a campo no domingo (24), quando visita o Atlético-MG por este mesmo Brasileirão. Já o Coritiba tem 19 pontos, pode entrar na zona de rebaixamento até o final da rodada e na segunda-feira (25) pega o Cuiabá.

 

- Com Lisca na arquibancada, Santos vence o Botafogo na Vila Belmiro

Peixe conquista vitória por 2 a 0, com gols de Baptistão e Marcos Leonardo

Em jogo bastante equilibrado, o Santos venceu o Botafogo por 2 a 0, na Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro. Foi um duelo de duas equipes que vivem problemas internos, pressionadas, e o desempenho em campo fez justiça ao momento, no sentido positivo. As duas equipes buscaram o gol, fizeram os goleiros rivais trabalharem, mas venceu quem teve mais precisão. Os gols foram marcados por Léo Baptistão e Marcos Leonardo.

 

Série B 

- Cruzeiro empata com CSA e mantém vantagem na liderança da Série B

O Cruzeiro perdeu a chance de disparar ainda mais na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. A Raposa empatou por 1 a 1 com o CSA no estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 19ª rodada da competição.

Os mineiros foram a 42 pontos e seguem com sete pontos de vantagem para o vice-líder Vasco. O Azulão soma 20 pontos e permanece na zona de rebaixamento, em 17º lugar, por ter menos vitórias que as demais equipes com a mesma pontuação e que estão fora do Z4.

Os visitantes balançaram as redes aos 13 minutos do primeiro tempo, com Luvannor. O atacante aproveitou a sobra de um cruzamento do lateral Bidu, pela esquerda, para concluir de cabeça. Aos dois minutos da segunda etapa, o atacante Lucas Barcelos finalizou na saída do goleiro Rafael Cabral e deixou tudo igual.

Outras duas partidas movimentaram a 19ª rodada da Série B nesta quarta à noite - ambas envolvendo equipes da parte de baixo da tabela. No estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), a Ponte Preta bateu o Náutico por 1 a 0. O atacante Eliel, de cabeça, deu a vitória à Macaca, aos 38 minutos do segundo tempo.

Os paulistas aparecem na 14ª colocação, com 22 pontos, com dois de vantagem para o CSA. Após a terceira derrota seguida, o Náutico continua em 18º, na zona de rebaixamento, com 18 pontos.

Na Arena Condá, em Chapecó (SC), Chapecoense e Guarani não alteraram o placar. O Verdão do Oeste ocupa o 13º lugar, com os mesmos 22 pontos da Ponte, superando a Alvinegra no saldo de gols. O Bugre, com os mesmos 18 pontos do Náutico (mas uma vitória a menos), está na 19ª e penúltima colocação.

Fonte: Agência Brasil - GE