Charles Leclerc é o vencedor do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. Após vencer várias disputas com Max Verstappen no circuito Red Bull Ring, o monegasco da Ferrari fechou a corrida com autoridade mesmo sentindo problemas no acelerador de seu carro nas voltas finais. Verstappen e Lewis Hamilton completaram o pódio, seguidos por George Russell e Sebastian Ocon.
"Foi uma corrida muito boa mesmo. Tive uma batalha legal com o Verstappen. No fim, tive um problema no acelerador, ele ficou travado, mas consegui chegar até o final. Eu sabia que não era um problema com o motor e, sim, com a aceleração. Então isso me ajudou a chegar no fim. Eu precisava dessa vitória, as últimas corridas tem sido difíceis para mim. Temos trabalhado duro e foi importante conquistar esse resultado", disse Charles Leclerc no fim da corrida.
Max Verstappen, da Red Bull, lidera a tabela da temporada. O holandês segue na ponta do campeonato com 208 pontos, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari, que tem 170. Sérgio Pérez, da Red Bull, é o terceiro, com 151. O espanhol Carlos Sainz, também da Ferrari, aparece logo atrás, com 133 pontos. O heptacampeão Lewis Hamilton (Mercedes) ocupa a 6ª posição da Fórmula 1, atrás do companheiro de equipe e também britânico George Russell.
Os carros voltam às pistas em duas semanas, para a disputa do Grande Prêmio da França, em 24 de julho, no circuito de Paul Ricard, próximo à região de Marselha.
Na largada, Max Verstappen manteve a primeira posição com certa tranquilidade. Charles Leclerc também seguiu com o segundo lugar e a briga ficou entre George Russell, da Mercedes, e Carlos Sainz, da Ferrari.
Russell ficou para trás, na quarta colocação, e foi atacado por Sergio Perez, da Red Bull. O mexicano tocou no carro do adversário, saiu da pista e precisou fazer uma parada nos boxes para ajustar o carro. Assim, ele retornou ao circuito Red Bull Ring em último.
Na oitava volta, portanto, os primeiros colocados eram: Max Verstappen (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari), Carlos Sainz (Ferrari), George Russell (Mercedes) e Esteban Ocon (Alpine).
A partir da 10ª volta, Charles Leclerc se aproximou de Max Verstappen e partiu para o ataque. O monegasco chegou a ficar segundos à frente e o holandês recuperou a posição, mas avisou à equipe que estava difícil segurar. Não deu outra. Dois giros depois, o ferrarista abriu a asa móvel na curva quatro e assumiu a ponta.
Assim que conquistou a liderança, Leclerc já abriu uma vantagem de um segundo. Max Verstappen, então, foi aos boxes na 14ª volta para trocar o jogo de pneus de médios para duros.
Um pouco mais para trás, a briga de ontem entre Lewis Hamilton e Mick Schumacher se repetiu. O britânico perseguiu o alemão pela quinta colocação e conseguiu fazer a ultrapassagem na 16ª volta.
Max Verstappen retornou dos boxes em sexto e foi ultrapassando os adversários. Charles Leclerc fez o pitstop na volta 27 e o holandês reassumiu a liderança. Sergio Perez abandonou a prova no mesmo giro.
Charles Leclerc retornou pronto para recuperar seu lugar na primeira posição. Na 32ª volta, o monegasco já estava meio segundo atrás de Verstappen e, no giro seguinte, conseguiu fazer a ultrapassagem com tranquilidade.
Verstappen foi para os boxes novamente na volta 37 e colocou um novo conjunto de pneus duros. O holandês retornou em terceiro, à frente de Lewis Hamilton.
Fernando Alonso saiu da última posição, pois não participou da corrida sprint de ontem após ter problemas na bateria do carro. Apesar disso, o espanhol levantou a cabeça e, na volta 51, ele já estava na quinta colocação.
Charles Leclerc foi novamente para os boxes na volta 50 e retornou na segunda posição, atrás de Verstappen. Não demorou muito para o monegasco se aproximar do adversário e, consequentemente, ultrapassa-lo mais uma vez bem em frente à torcida do holandês.
"A tração do carro está uma piada", disse Verstappen no rádio após ser superado por Leclerc.
Na volta 53, Carlos Sainz e Max Verstappen começaram a brigar pela segunda posição. O carro da Ferrari estava com o ritmo muito melhor, quase ultrapassando o holandês, até que começou a apresentar problemas e soltar fumaça.
O espanhol saiu da pista e o carro começou a pegar fogo. Fim de prova para Carlos Sainz, que ficou desolado.
O virtual safety car entrou na pista e Leclerc e Verstappen foram aos boxes juntos. A estratégia foi a mesma: ambos trocaram o jogo de pneus de duros para médios.
O monegasco retornou em primeiro e Verstappen em segundo. Na volta 60, a pista foi liberada com a bandeira verde.
A essa altura, os primeiros eram Charles Leclerc, Max Verstappen, Lewis Hamilton e George Russell. O destaque também foi para Mick Schumacher, que foi garantindo a sexta posição
Faltando oito voltas para o fim, Charles Leclerc sentiu problemas no acelerador de seu carro. Apesar disso, o monegasco ainda tinha uma boa vantagem sob Max Verstappen e conseguiu se segurar na primeira posição.
1 - Charles Leclerc (Ferrari)
2 - Max Verstappen (Red Bull) - Volta mais rápida
3 - Lewis Hamilton (Mercedes)
4 - George Russell (Mercedes)
5 - Esteban Ocon (Alpine)
6 - Mick Schumacher (Haas)
7 - Lando Norris (McLaren)
8 - Kevin Magnussen (Haas)
9 - Daniel Ricciardo (McLaren)
10 - Fernando Alonso (Alpine)
11 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
12 - Alexander Albon (Williams)
13 - Lance Stroll (Aston Martin)
14 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
15 - Sebastian Vettel (Aston Martin)
16 - Pierre Gasly (AlphaTauri)
17 - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
18 - Carlos Sainz (Ferrari) - não terminou
19 - Nicholas Latifi (Williams) - não terminou
20 - Sérgio Pérez (Red Bull) - não terminou
Fonte: UOL