Saúde

Pacientes que necessitam de cirurgia ortopédica fazem protesto em Macapá





 (Foto Jonh Pacheco)

Pacientes internados no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) realizaram um protesto para cobrar medicamentos e materiais para a realização de cirurgias ortopédicas. A manifestação aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), em frente à Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), no centro de Macapá.

Cerca de 20 pessoas, incluindo pacientes e acompanhantes, relataram que estão há meses esperando procedimento cirúrgico, sem previsão de acontecer. Mesmo de muletas e cadeiras de rodas, os pacientes fecharam a Avenida FAB com gritos e cartazes.

 Segundo os pacientes, as cirurgias estão suspensas por falta de materiais, incluindo próteses, órteses e produtos básicos como remédios, pomadas esparadrapo, gaze e agulhas. Em alguns casos, outros pacientes já foram encaminhados para suas residências e aguardar o procedimento cirúrgico.

Em nota, a secretaria confirmou a falta dos materiais e frisou que recebeu um recurso extra do Ministério da Saúde para compra dos equipamentos. Apesar do recurso, a Sesa não deu um prazo para regularizar as cirurgias.