Saúde

Julho verde: Ijoma faz alerta para o câncer de cabeça e pescoço





O Instituto Joel Magalhães (Ijoma) iniciou, nesta quinta-feira (04), a primeira edição da Campanha Julho Verde, cujo o objetivo é alertar e prevenir a população amapaense sobre o câncer de cabeça e de pescoço, englobando boca, laringe, faringe, esôfago, garganta, nasofaringe e tireoide.  

Com o tema ‘Foque na prevenção’, a campanha trará diversas atividades para que a população tenha conhecimento dos sintomas e dos pequenos sinais que o câncer dá e, em muitos casos, são desconhecidos.

No Amapá, somente em 2018, o instituto atendeu 4 pessoas com câncer no pescoço e outras 3 com câncer de cabeça. Até junho deste ano, já foram 7 pessoas com câncer no pescoço e outras 4 com câncer de cabeça.

A abertura da campanha acontecerá na igreja São Francisco de Assis, às 19h. Durante o Macapá Verão, haverá panfletagem nos balneários da capital. O encerramento da campanha acontecerá dia 27 de julho, a partir das 17h, no Parque do Forte.

Principais causas da doença

Feridas na boca que não cicatrizam, sangramento sem motivo aparente, corrimento nasal malcheiroso que não passa, rouquidão ou nódulos na garganta podem ser alguns sinais de câncer de cabeça e pescoço.

Além disso, o tabagismo e o álcool são os principais fatores de riscos, e quando associados, a chance da doença se desenvolver é maior. Outro fator de risco é a infecção pelo vírus HPV. Por ser um câncer associado a muitos fatores de risco ambientais, é de extrema necessidade a prevenção para diminuir a incidência da doença.