Nos últimos dias, as notícias trouxeram à tona a realidade da imigração através de dois episódios dramáticos que exigem respostas por parte da comunidade internacional. O Papa Francisco, com o primeiro tuíte desta terça-feira (28), demostrou proximidade e oração aos envolvidos:
“Recebi com dor as notícias das tragédias dos migrantes no Texas e em Melilla. Rezemos juntos por estes nossos irmãos mortos enquanto seguiam a esperança de uma vida melhor; e, por nós, para que o Senhor nos abra o coração e essas desgraças não aconteçam mais.”
Comece: esclarecer e respeitar a dignidade humana
A tragédia na cidade autônoma de Melilla, na fronteira entre Marrocos e Espanha, descrita como "uma carnificina", ocorreu na última sexta-feira (24): devido à tentativa em massa de cerca de 2 mil migrantes africanos para entrar à força no território espanhol, pelo menos 23 pessoas foram esmagadas até a morte. O local é considerado como uma das fronteiras mais problemáticas da União Europeia.
A reação brutal de rejeição das forças policiais de Rabat é o foco de controvérsia e protestos do governo argelino contra o Marrocos, acusado de desempenhar um papel policial na defesa das fronteiras da União Europeia. O uso indiscriminado da força é condenado pela Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia, a Comece, que em comunicado faz um apelo para uma investigação independente e reitera a necessidade de uma gestão adequada pelos direitos dos migrantes e refugiados com a identificação dos requerentes legítimos de asilo.
A reação dos bispos espanhóis
Houve também uma forte reação dos bispos da subcomissão de Migração e Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Espanhola, que pediram "medidas humanizadoras" para lidar com essa nova crise. Os bispos expressaram pesar pela perda de vidas humanas e pediram às autoridades que esclareçam o que aconteceu e que tomem as medidas apropriadas para que episódios semelhantes não se repitam.
A voz da sociedade civil
Muitas organizações nacionais e internacionais da sociedade civil estão erguendo a mesma voz, entre elas, a Coordenação Nacional de Comunidades de Acolhimento (CNCA), na Itália. O apelo conjunto é por um novo pacto europeu que permita que as pessoas cheguem ao continente através de canais seguros, como está sendo experimentado pelos refugiados ucranianos.
"Os gravíssimos acontecimentos ocorridos em Melilla destacam tragicamente, mais uma vez", como se lê numa declaração, "a inadequação e a falta de humanidade e justiça que caracterizam a política migratória europeia. Levantar muros diante daqueles que migram em busca de liberdade e de uma esperança de vida decente só pode produzir violações da lei e de direitos e tragédias como as que ocorrem continuamente no Mediterrâneo, nas portas da Europa".
A tragédia de migrantes no Texas
Na cidade americana de San Antonio, no Texas, um caminhão virou um caixão para 46 migrantes abandonados a cerca de 240 quilômetros da fronteira mexicana, junto com 16 sobreviventes. O veículo abandonado foi encontrado na noite desta segunda-feira (27). Todos estavam amontoados a uma temperatura de cerca de 40 graus. O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos está investigando o caso e três suspeitos já foram presos.
Adriana Masotti - Vatican News
- Papa em mensagem em vídeo ao Uruguai: cuidem e defendam a família
Por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias que aconteceu em Roma de 22 a 26 de junho, Francisco recebeu na Casa Santa Marta o presidente da Comissão Família e Vida da Conferência Episcopal Uruguaia. A pedido de dom Fabián Antúnez, o Papa gravou uma mensagem em vídeo às famílias daquele país: "cuidem da família. Defendam a família. Porque é aí que está a vida. Aí está a história".
O Papa Francisco, por ocasião do término do X Encontro Mundial das Famílias que aconteceu em Roma de 22 a 26 de junho, gravou uma mensagem em vídeoa pedido do bispo de San José de Mayo, no Uruguai, dom Fabián Antúnez. Nesta segunda-feira (27), o presidente da Comissão Família e Vida da Conferência Episcopal Uruguaia visitou o Pontífice na Casa Marta, no Vaticano, para um "encontro caloroso".
Na mensagem em vídeo, publicada no mesmo dia no site da diocese de San José, o Papa se dirige aos "queridos 'hermanos e hermanas' que trabalham e fazem parte da Pastoral Familiar do Uruguai":
“Cuidem da família. Defendam a família. Porque é aí que está a vida. Aí está a história. Aí está o que Deus quer de cada um de nós. Ele, quando veio ao mundo, quis nascer em uma família.”
A vida é linda vivida em família
Ainda na mensagem, o Papa procurou encorajar as famílias do Uruguai a enfrentar as dificuldades sem medo. Isso porque, como acontece em diferentes partes do mundo e também no Uruguai como foi confirmado no evento internacional de Roma, as famílias têm enfrentado problemas comuns. Segundo dom Fabián, foi de suma importância apresentar a realidade das famílias de um ponto de vista multicultural e através de temas importantes como o diálogo entre gerações e a espiritualidade da vida em família. E assim motivou o Pontífice:
“Sigam em frente. Não tenham medo. Não é fácil. A vida não é fácil. Mas é tão lindo vivê-la bem em família. Que Deus os abençoe. Que Nossa Senhora cuide de vocês. E, por favor, não se esqueçam de rezar por mim.”
Andressa Collet - Vatican News
- O Papa ao Encontro Global do Turismo Jovem: usem o tempo bem e com responsabilidade
Em uma mensagem em vídeo o Papa convida os jovens presentes no Encontro Global do Turismo Jovem a usar bem o período de férias sem esquecer o compromisso com iniciativas de solidariedade, ajuda às famílias e a dimensão da oração. O evento se realiza em Sorrento, de 27 de junho a 3 de julho
O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo aos jovens que participam do primeiro Encontro Global do Turismo Juvenil que se realiza de 27 de junho a 3 de julho em Sorrento, na Itália.
Solidariedade, ajuda à família e oração
Na mensagem o pensamento do Papase dirige aos que ainda são estudantes, para os quais o turismo coincide com o tempo de férias escolares. "As experiências feitas neste período ficarão para sempre na memória", enfatiza o pontífice. E acrescenta:
"Além do entretenimento e do descanso, sei que alguns de vocês usam este tempo voluntariamente para ajudar em iniciativas de solidariedade; outros se dedicam a pequenos trabalhos para ajudar suas famílias ou para sustentar seus estudos; outros ainda escolhem dias de silêncio e oração para estar com Deus e receber luz em seu caminho. Em qualquer caso, encorajo todos vocês a usar bem e com responsabilidade o tempo de férias: é assim que se cresce e se prepara para assumir tarefas mais exigentes".
O Papa concluiu desejando aos jovens "que sejam mensageiros de esperança e de renascimento para o futuro".
O evento
São mais de 130 jovens - entre 12 e 18 anos – provenientes de 60 países que se reúnem na pequena cidade litorânea, Sorrento, para um evento, o primeiro do gênero, organizado pela Organização Mundial do Turismo e realizado na Itália em colaboração com o Ministério do Turismo e a Agência Nacional de Turismo (ENIT). Eles se encontrarão com líderes do setor, entre os quais políticos e figuras-chave do mundo do esporte, gastronomia, entretenimento e inovação. Segundo o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo Zurab Pololikashvili, o evento "ajudará a construir um legado duradouro, dando aos jovens as habilidades e conhecimentos necessários para transformar o turismo não apenas em suas comunidades, mas em todos os lugares".
Sustentabilidade, agricultura, navegação
Estão previstas seis Masterclasses, assim como duas palestras à noite, uma Assembleia Geral simulada da Organização Mundial do Turismo e sessões interativas onde os participantes poderão se confrontar diretamente com as Nações Unidas e com os Ministros do Turismo e outros funcionários de alto nível provenientes da República Democrática do Congo, Croácia, Alemanha, Geórgia, Albânia, Azerbaijão, Cazaquistão, Maldivas, Espanha, Montenegro, São Tomé e Príncipe, Iêmen e muitos outros Estados membros da Organização Mundial do Turismo da ONU. A Cúpula se concentrará em alguns dos principais desafios e oportunidades enfrentados pelo turismo global no momento, com ênfase no papel do setor para alcançar a Agenda 2030 da ONU e suas 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável. Estas incluem uma análise aprofundada da biodiversidade, também graças a uma excursão na Área de Proteção Marinha de Punta Campanella, e sobre as técnicas do mar e da navegação. Além disso, o Fórum Mundial da Alimentação (organizado pela FAO) irá sediar um debate sobre soluções para reduzir o desperdício de alimentos no turismo.
Antonella Palermo - Vatican News
Fonte: Vatican News