Esporte

Copa do Brasil: Hulk desequilibra e Atlético-MG derrota Flamengo





O Atlético-MG saiu na frente do Flamengo na busca por uma vaga para as quartas de final da Copa do Brasil, ao derrotar o Flamengo por 2 a 1 no estádio do Mineirão, na partida de ida das oitavas de final. E o protagonista deste triunfo foi o atacante Hulk, que marcou um gol e fez a jogada do outro.

Porém, a equipe classificada será definida apenas no dia 13 de julho, quando as equipes voltam a se enfrentar no estádio do Maracanã, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Três dias após o Galo derrotar o Rubro-Negro por 2 a 0 pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, as equipes voltaram a medir forças, mas agora pela Copa do Brasil. A expectativa era enorme para ver como a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior atuaria na partida decisiva.

Talvez tentando controlar mais as ações do confronto, o treinador do Flamengo optou por povoar mais o meio de campo, colocando uma trinca de volantes (Willian Arão, João Gomes, Andreas Pereira), e adiantar o uruguaio Arrascaeta para jogar como uma espécie de segundo atacante, bem próximo de Gabriel Barbosa.

Mas a opção parece não ter dado certo diante de um Atlético-MG que foi perigoso desde o início, e que abriu o placar cedo graças ao brilho de seu principal jogador. Logo aos 6 minutos de bola rolando, Mariano faz lançamento longo para Hulk, que, mesmo pressionado pelo zagueiro Rodrigo Caio e pelo goleiro Diego Alves, bateu de primeira, por cobertura, da entrada da área, para marcar um gol de grande nível de dificuldade.

E o camisa 7 do Galo voltou a dar prova da sua qualidade no segundo tempo, quando, aos 9 minutos, recebeu de Nacho ainda no meio campo, avançou em velocidade, se livrando de dois marcadores, e cruzou na medida para Ademir deixar o seu de cabeça.

Com a desvantagem no placar o Flamengo partiu para o ataque. E, de tanto tentar, conseguiu diminuir aos 34 minutos, quando Rodinei recebeu na ponta direita e cruzou para Lázaro, que escorou para superar o goleiro Everson.

Agora as duas equipes voltam a se concentrar no Campeonato Brasileiro, no qual o Rubro-Negro recebe o América-MG no próximo sábado (25). No mesmo dia o Galo recebe o Fortaleza no Mineirão.

 

- Corinthians atropela Santos e abre boa vantagem na Copa do Brasil

O Corinthians abriu ótima vantagem no confronto diante do Santos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O Timão goleou o Peixe por 4 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo, no duelo de ida do confronto que vale um lugar nas quartas de final. Foi a primeira vitória corintiana em um clássico na temporada.

O Alvinegro da capital paulista avança à próxima fase mesmo se perder por três gols de diferença no jogo de volta, marcado para o dia 13 de julho, outra quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos (SP). O Peixe necessita vencer por cinco ou mais gols no tempo normal para se classificar. Se o Alvinegro Praiano igualar o placar agregado, a vaga será definida nos pênaltis.

O duelo serviu, também, como prévia do clássico entre ambos pelo Campeonato Brasileiro. As duas equipes voltam a se encarar neste sábado (25), às 19h, outra vez na Neo Química Arena, pela 14ª rodada.

O Santos foi melhor nos primeiros dez minutos do clássico. A partir daí, o Corinthians dominou as ações da etapa inicial. Aos 19 minutos, o lateral Lucas Piton recebeu do atacante Willian e cruzou pela esquerda. A bola atravessou parte da área e o meia Gustavo Mantuan apareceu para concluir de primeira e abrir o placar.

Aos 27, Willian lançou Fagner pela direita. O lateral achou o volante Du Queiroz, que finalizou no meio da área. O chute desviou no meia Giuliano e foi para as redes do goleiro João Paulo. Amplamente superior, o Timão fez o terceiro aos 42 minutos, com o zagueiro Raul Gustavo, de cabeça, após escanteio batido por Willian.

No segundo tempo, o Corinthians diminuiu o ritmo, mas continuou mais perigoso. Aos 11 minutos, o árbitro Marcelo de Lima Henrique deu pênalti do zagueiro Kayky em Róger Guedes, mas voltou atrás ao revisar o lance e perceber a simulação do atacante. O mesmo VAR, porém, recomendou a expulsão de Vinícius Zanocelo cinco minutos depois, após disputa com Lucas Piton. Após analisar a jogada no vídeo, o árbitro entendeu que o volante acertou uma cotovelada no lateral e deu cartão vermelho ao santista.

Com um a menos, o Peixe se lançou ao ataque para diminuir o prejuízo, sem grandes riscos para o Corinthians. O Timão, por sua vez, ainda conseguiu aumentar a fatura com Giuliano. Aos 31 minutos, o meia ficou com a sobra de um escanteio e concluiu próximo à marca do pênalti, livre de marcação, definindo o marcador na Neo Química Arena.

 

- Elétrico, Pikachu decide e Fortaleza vence Ceará na Copa do Brasil

Deu Fortaleza no primeiro Clássico-Rei das oitavas de final da Copa do Brasil. O Leão do Pici derrotou o Ceará por 2 a 0 na Arena Castelão, na capital cearense, abrindo vantagem no confronto valendo um lugar nas quartas de final da competição. O ala Yago Pikachu foi o protagonista, fazendo os dois gols do jogo.

A partida de volta será no dia 13 de julho, outra quarta-feira, novamente na Arena Castelão, às 20h (horário de Brasília). O Tricolor se classifica mesmo se perder por um gol de diferença. O Vozão precisa ganhar por três ou mais gols de diferença para avançar no tempo normal. Se o Alvinegro vencer por dois gols de saldo, a vaga será decidida nos pênaltis.

Não fosse Marcelo Boeck, o Ceará teria ido para o intervalo em vantagem. Não uma superioridade tão significativa, mas porque o goleiro fez pelo menos duas ótimas defesas. Aos 31 minutos, o atacante Lima ajeitou para Richard finalizar, para intervenção do camisa 1 do Fortaleza. Cinco minutos depois, o também volante Richardson bateu cruzado e a bola desviou no zagueiro Titi, mas Boeck evitou o gol alvinegro.

O Leão do Pici retornou melhor para o segundo tempo, empurrando o Vozão no campo de defesa. A pressão deu certo aos sete minutos. Após cruzamento do atacante Moisés e finalização do volante Felipe, a bola sobrou para Yago Pikachu, que mandou para o gol.

Aos 22, João Ricardo evitou o segundo do Fortaleza, espalmando um chute forte do atacante Sílvio Romero, próximo à pequena área. Aos 36, porém, o goleiro derrubou Pikachu na pequena área, após passe de Moisés. O próprio ala cobrou a penalidade e aumentou a fatura do Tricolor. O Ceará quase descontou aos 44 minutos, em cabeçada à queima-roupa do zagueiro Luiz Otávio, mas Boeck fez grande defesa.

A dupla cearense volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. No sábado (25), às 21h, o Fortaleza desafia o Atlético-MG no Mineirão, em Belo Horizonte. No domingo (26), às 18h, o Ceará recebe o Atlético-GO na Arena Castelão. Os duelos valem pela 14ª rodada da competição.

 

- Athletico-PR vira sobre Bahia e sai na frente pela Copa do Brasil

O Athletico-PR saiu na frente do Bahia pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O Furacão derrotou o Esquadrão de Aço por 2 a 1, de virada, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no jogo de ida do confronto.

A partida de volta será no dia 12 de julho, uma terça-feira, às 20h30 (horário de Brasília), na Arena da Baixada, em Curitiba. Os paranaenses têm a vantagem do empate. Os baianos precisam ganhar por dois ou mais gols de diferença para se classificarem no tempo normal. Caso o triunfo tricolor seja por um gol, a vaga será definida nos pênaltis.

Os anfitriões saíram na frente aos quatro minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta do meia Lucas Mugni. O goleiro Bento ainda tocou na bola, mas o desvio foi insuficiente para evitar o gol. Três minutos depois, o volante Christian recebeu cruzamento do lateral Khellven pela direita, dominou na área e mandou para as redes, empatando a partida. A virada saiu também nos pés do ala rubro-negro, que aproveitou um escorregão do lateral Luiz Henrique para invadir a área e rolar para o atacante Pedro Rocha finalizar para a meta vazia.

Na etapa final, os times não conseguiram repetir a intensidade dos 45 minutos iniciais. A chance mais clara ocorreu aos 32, com o lateral Pedrinho, frente a frente com Danilo Fernandes, depois de tabelar com o atacante Matheus Babi na área. O goleiro fez a defesa, evitando um tropeço maior do Tricolor de Aço.

As duas equipes mudam a chave para os respectivos Campeonatos Brasileiros e têm compromissos no sábado (25). O Bahia recebe o Novorizontino na Arena Fonte Nova, às 16h, pela 14ª rodada da Série B. Mais tarde, às 16h30, o Athletico pega o Red Bull Bragantino na Arena da Baixada, pela 14ª rodada da Série A.

Empate em Goiânia

No duelo que abriu as oitavas da Copa do Brasil nesta quarta-feira, Atlético-GO e Goiás empataram sem gols no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. A partida de volta será no dia 13 de julho (outra quarta), às 19h, no estádio da Serrinha, também na capital goiana. Uma vitória simples classifica qualquer um dos lados à próxima fase. Nova igualdade leva a decisão para os pênaltis.

Os times voltam a jogar neste domingo (26), às 18h, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Atlético visita o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza. O Goiás recebe o Cuiabá na Serrinha.

Fonte: Agência Brasil