Esporte

Brasil é derrotado pelos EUA e perde invencibilidade na Liga das Nações





A jornada da seleção masculina de vôlei na Liga das Nações teve seu primeiro grande desafio neste sábado (11/6). Os comandados de Renan Dal Zotto enfrentaram a fortíssima equipe dos Estados Unidos que, assim como o Brasil, estava invicta na competição. Em um jogo em que os erros de saque da Seleção chamaram a atenção, os visitantes foram superiores e venceram com parciais de 21/25, 27/25, 25/20 e 25/20.

Da mesma forma que nos dois primeiros jogos, o Brasil entrou em quadra com desfalques de peso. O técnico Renan ainda não pôde contar com os ponteiros Leal e Lucarelli, lesionados, que devem retornar somente na segunda etapa da Liga das Nações. Mesmo derrotado, o Brasil teve o maior pontuador da partida. Alan Souza terminou com 23 pontos marcados.

O duelo

O primeiro set começou com o Brasil errando muitos saques. Contudo, a seleção verde e amarela conseguiu equilibrar o jogo explorando bem os bloqueios americanos. O time de Dal Zotto chegou na parada técnica obrigatória vencendo por 12/11. Na volta, o primeiro fator decisivo do set. Rodriguinho acertou um bom saque e marcou um ace. Depois disso, a equipe brasileira se arrumou e, contando uma boa defesa e com bloqueios cruciais, fechou com 25/21.

A parcial seguinte também teve um início pegado, com as duas seleções errando pouco. Diferentemente do primeiro set, os EUA chegaram no tempo técnico obrigatório na frente: 12/10. Daí pra frente, a partida seguiu equilibrada e os times passaram a errar alguns saques. A definição parecia que seria nos detalhes, o que fez Renan Dal Zotto parar o jogo quando o placar apontava 20/18 para o adversário. A pausa fez efeito e o Brasil empatou em 23/23. O set só foi decidido com um bloqueio americano, que fechou em 27/25.

No set seguinte, o equilíbrio se manteve no início, com as duas equipes errando poucos saques. O Brasil conseguiu levar o placar com dois pontos de vantagem até a parada obrigatória: 12/10. Na volta, o bloqueio americano fez a diferença e os EUA viraram o jogo para 19/16, obrigando um pedido de tempo do técnico brasileiro. Na parte final do set, o saque dos EUA, combinado com erros de recepção do Brasil, foram determinantes para que os norte-americanos ficassem com a vitória por 25/20.

A seleção brasileira iniciou o quarto set sem o seu capitão e principal levantador, Bruninho. O saque brasileiro não encaixou na primeira parte da parcial e obrigou Dal Zotto a parar a partida com um 9/6 para os americanos. Até o tempo técnico obrigatório, as equipes seguiram trocando pontos, 12/9 para os EUA. A bola não queria cair a favor do Brasil e o adversário abriu 20/16. Nesse momento, a torcida começou a incentivar mais e a Seleção Brasileira diminuiu a diferença para 20/18. Só que os EUA voltaram a se impor e fecharam o set por 25/20 e o jogo por 3x1.

Próximos jogos do Brasil

Com o resultado, o Brasil perdeu a invencibilidade e caiu para o quinto lugar na Liga das Nações. Os canarinhos do vôlei retornam à quadra do Ginásio Nilson Nelson já neste domingo (12/6), às 10h, para encarar a Seleção Chinesa, no último jogo em solo brasileiro. A primeira fase da Liga das Nações é disputada durante três semanas, com quatro jogos para cada uma das 16 seleções divididas em dois grupos. As oito melhores avançam à fase final, que acontecerá em Bolonha, na Itália.

Resultados deste sábado (11/6)

  • No Canadá
    Alemanha 3 x 2 Sérvia
  • Em Brasília
    Brasil 1 x 3 Estados Unidos

Outros jogos do dia

  • No Canadá
    Bulgária x Polônia - 17h*
    Canadá x Itália - 20h*
  • Em Brasília
    Eslovênia x China - 18h*
    Irã x Austrália - 21h*

Fonte: Correio