Esporte

Flamengo derrota Universidad Católica e se classifica na Libertadores





O Flamengo se classificou para as oitavas da Taça Libertadores após derrotar o Universidad Católica (Chile) por 3 a 0 no estádio do Maracanã. Este resultado teve importância especial para o técnico Paulo Sousa, que tem recebido muitas críticas pelo seu trabalho.

Com a vitória em casa o Rubro-Negro permanece na liderança do Grupo H, agora com 13 pontos. Desta forma o Flamengo carimbou sua vaga no mata-mata da competição continental.

A vitória sobre o Universidad Católica serviu para amenizar um pouco as críticas ao técnico português Paulo Sousa, que tem sido apontado como o responsável por fracas atuações da equipe carioca, em especial no Campeonato Brasileiro, onde o Rubro-Negro vem de uma sequência de quatro partidas sem vitória.

O Flamengo começou bem a partida e logo teve uma oportunidade cristalina de abrir o placar. Aos quatro minutos Gabriel Barbosa recebeu um ótimo passe em profundidade e, na cara do goleiro Sebastián Pérez, falhou na hora da finalização.

Porém, dois minutos depois o time da Gávea conseguiu abrir o placar, quando o uruguaio Arrascaeta cobrou escanteio e Willian Arão não perdoou de cabeça.

A equipe do técnico Paulo Sousa continuou melhor, e ainda na primeira etapa ampliou aos 38. Matheuzinho recebeu de Arrascaeta na ponta direita e cruzou para Bruno Henrique, que escorou para Everton Ribeiro deixar o seu.

Na etapa final a dinâmica permaneceu muito parecida, com o Flamengo apresentando bom volume de jogo, mas perdendo muitas oportunidades. Porém, no penúltimo minuto do tempo regulamentar o atacante Pedro, que entrou no lugar de Gabriel Barbosa, marcou um golaço para coroar a vitória. O camisa 21 recebeu de João Gomes, deu dois cortes em Asta-Buruaga e bateu com violência para marcar.

Agora o Flamengo se concentra no Brasileiro, onde pega o Goiás no sábado (21). Na Libertadores o Flamengo volta a jogar na terça (24), contra o Sporting Cristal (Peru).

 

Confira outros jogos 

- Libertadores: Corinthians segura empate com o Boca na Bombonera

Mesmo com um homem a menos, o Corinthians conseguiu segurar um empate de 1 a 1 com o Boca Juniors (Argentina)  na Bombonera, em Buenos Aires, pelo Grupo E da Copa Libertadores.

Este foi um ótimo resultado para o Timão, que mantém a liderança da chave, agora com oito pontos, um a mais do que os argentinos.

O Corinthians conseguiu abrir o marcador aos 15 minutos do primeiro tempo, quando Raul Gustavo tocou na bola, que sobrou para o volante Du Queiroz chutar de esquerda para superar o goleiro Rossi.

Porém, aos 41 minutos a equipe argentina conseguiu igualar. Após a bola ser levantada na área, Maycon perdeu no alto e Benedetto dominou para finalizar cruzado.

Na etapa final a equipe comandada pelo técnico Vítor Pereira teve que se desdobrar, após a expulsão do volante Cantillo. Mas o 1 a 1 perdurou até o apito final.

Após o desafio diante do Boca na Libertadores, o Timão joga pelo Brasileiro, no próximo domingo (22), quando disputa clássico com o São Paulo em Itaquera. Pela competição continental a equipe volta a atuar diante do Always Ready (Bolívia).

 

- Bragantino perde em casa e se complica na Libertadores

O Bragantino ficou em situação complicada na Taça Libertadores da América após ser derrotado por 1 a 0 pelo Estudiantes (Argentina) no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Com este revés o Massa Bruta fica na vice-liderança do Grupo C com cinco pontos, mas podendo ser ultrapassado pelo Nacional (Uruguai), que enfrenta o Vélez Sarsfield (Argentina) na próxima quarta (18). O líder da chave é o Estudiantes, com 13 pontos.

O único gol da partida saiu aos 31 minutos do segundo tempo, quando Del Prete aproveitou uma sobra de bola no alto para acertar uma bonita bicicleta para superar o goleiro Cleiton.

O último compromisso do Bragantino na primeira fase da Libertadores é diante do Nacional, na próxima terça-feira (24) no Parque Central.

 

- Atlético-GO vence na Sul-Americana com gol de Jorginho

O Atlético-GO derrotou o Antofagasta (Chile) por 1 a 0 no estádio Antônio Accioly, e manteve a liderança do Grupo F da Copa Sul-Americana.

O triunfo em casa deixou o Dragão na primeira posição da classificação da chave com 12 pontos, três a mais do que a LDU (Equador), que mede forças com o Defensa y Justicia (Argentina) na próxima quarta (18).

O gol da vitória do Atlético-GO foi marcado pelo camisa 10 Jorginho aos 11 minutos de partida, quando o meio-campista recebeu de Hayner, dominou no peito e finalizou de esquerda.

O Dragão volta a entrar em campo pelo Brasileiro, competição na qual pega o Coritiba no sábado (21). Na Sul-Americana, a equipe de Goiás visita a LDU no último compromisso pela fase de grupos.

 

- Com dois gols de Edenílson, Internacional vence na Sul-Americana

O Internacional assumiu a liderança do Grupo E da Copa Sul-Americana após derrotar o Independiente Medellín (Colômbia) por 2 a 0 no estádio do Beira Rio, em Porto Alegre.

Após a vitória em casa o Colorado chegou aos nove pontos, três a mais do que o Guaireña (Paraguai), que nesta rodada pega o 9 de Octubre (Equador).

A vitória do Internacional começou a ser construída aos 18 minutos, quando David cruzou para Edenílson, que se antecipou à zaga adversária para marcar. O camisa 8 fazia uma ótima partida e, aos 11 da etapa final, ampliou com um chute de esquerda que o goleiro Andrés Mosquera não conseguiu defender.

O próximo desafio do Colorado será pelo Brasileiro, diante do Cuiabá no sábado (21). Pela Sul-Americana o Inter enfrenta o 9 de Octubre na terça (24).

 

- Ceará goleia e se aproxima das oitavas da Sul-Americana

Vozão derrota General Caballero por 6 a 0 no Castelão

O Ceará deu um grande passo para garantir a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana ao golear o General Caballero (Paraguai) por 6 a 0 no estádio do Castelão.

Com os três pontos conquistados em casa, o Vozão mantém 100% de aproveitamento na competição com 15 pontos após cinco partidas no Grupo G. Com seis de vantagem sobre o vice-líder Independiente (Argentina), que tem dois jogos a menos, o Ceará depende apenas de si mesmo para garantir a única vaga da chave.

A equipe brasileira mostrou desde os primeiros minutos que tinha a vitória como objetivo esta noite. Assim, o Ceará não demorou a abrir o placar. Aos cinco minutos Nino Paraíba cruzou para Cléber, que escorou de peito para Wescley bater de primeira.

Aos 17 minutos os papeis se inverteram, com Wescley levantando a bola na área para Cléber marcar o seu primeiro na partida. Mesmo com a vantagem o Vozão continuava no ataque, e ampliou para 3 a 0 aos 31 minutos graças a mais um gol do camisa 39.

Mas ainda faltava o gol do grande destaque da equipe na temporada. No segundo tempo o técnico Dorival Júnior colocou em campo o colombiano Mendoza, que marcou logo dois, aos 26 e aos 32 minutos. E ainda teve tempo de Zé Roberto deixar o seu aos 38.

Agora o Vozão se concentra no Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Santos no próximo sábado (21). Pela Sul-Americana o Ceará mede forças com o Independiente em jogo decisivo na 6ª rodada.

Fonte: Agência Brasil