Cultura

O Papa: aumentam tensões e guerras, que os novos Santos inspirem caminhos de diálogo





No final da missa de canonização de dez novos santos, celebrada neste domingo, na Praça São Pedro, o Papa disse que o testemunho evangélico dos novos santos "favoreceram o crescimento espiritual e social de suas respectivas nações e também de toda a família humana". "Que os novos santos inspirem soluções de conjunto nos corações e mentes daqueles que desempenham cargos de grande responsabilidade e são chamados a serem protagonistas de paz e não de guerra", disse Francisco.

Fonte: Mariangela Jaguraba - Vatican News

Antes da oração do Regina Caeli e da conclusão da missa de canonização dos dez novos santos, neste domingo (15/05), o Papa Francisco disse as seguintes palavras: 

Gostaria de saudar e agradecer a todos vocês: os irmãos cardeais, os bispos, os sacerdotes, as religiosas e os religiosos, especialmente aqueles que pertencem às famílias espirituais dos novos santos, e a todos vocês, fiéis, povo fiel de Deus, que vieram de várias partes do mundo.

A seguir, o Papa saudou as delegações oficiais de vários países, em especial o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella.  

É lindo constatar que, com seu testemunho evangélico, esses santos favoreceram o crescimento espiritual e social de suas respectivas nações e também de toda a família humana. Enquanto infelizmente no mundo crescem as distâncias e aumentam as tensões e guerras, que os novos Santos inspirem soluções de conjunto, caminhos de diálogo, especialmente nos corações e mentes daqueles que desempenham cargos de grande responsabilidade e são chamados a serem protagonistas de paz e não de guerra.

Por fim, saudou os peregrinos e todos aqueles que acompanharam a celebração eucarística através dos meios de comunicação, pedindo à Virgem Maria para nos ajudar a imitar com alegria o exemplo dos novos santos.