O Palmeiras deu mais uma demonstração de que é um dos favoritos para ficar com o título da Copa Libertadores ao golear o Independiente Petrolero (Bolívia) por 5 a 0 no Estádio Olímpico Patria (que fica nos 2.800 metros de Sucre), garantindo a classificação antecipada para as oitavas de final.
A vitória deixou o Verdão com 100% de aproveitamento na competição, além de garantir por antecipação a liderança do Grupo A.
Mesmo fora de casa, o Palmeiras não demorou a abrir o placar. Aos 15 minutos Rony foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti, e o meio-campista Raphael Veiga cobrou com muita categoria, de cavadinha, para superar o goleiro Ayala.
Seis minutos depois o Verdão chegou ao segundo, quando Gabriel Veron cruzou para a área, onde Dudu dominou e tocou para Raphael Veiga, que apenas escorou para o fundo das redes para ampliar.
Mas o gol mais bonito do camisa 23 do Palmeiras estava guardado para a etapa final. Aos 14 minutos Raphael Veiga bateu forte de fora da área para marcar um golaço. Com este gol o meio-campista se tornou o maior artilheiro do Palmeiras na história da Libertadores com o total de 14 gols.
Dois minutos depois foi a vez de Rafael Navarro, o artilheiro da atual Libertadores, deixar o dele. O atacante, que entrou no intervalo no lugar de Rony, recebeu de Piquerez na área e não perdoou. Este é o sétimo gol do jogador na atual edição da competição.
Aos 28 o Palmeiras chegou ao quinto, quando Gustavo Scarpa cobrou escanteio para Murilo marcar de cabeça com liberdade.
O Palmeiras volta a entrar em campo no domingo (8), quando recebe o Fluminense pelo Brasileiro. Na Libertadores, o próximo compromisso da equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira é apenas no dia 18 de maio, diante do Emelec (Equador).
Confira outros jogos
- Ceará bate La Guaira e se aproxima da classificação na Sul-Americana
O Ceará ficou muito perto da classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana após derrotar o La Guaira (Venezuela) por 3 a 0 no estádio do Castelão.
Este triunfo garantiu ao Vozão a liderança do Grupo G com 12 pontos em quatro partidas (100% de aproveitamento).
Após um primeiro tempo sem gols, o Ceará começou a construir sua vitória aos 13 minutos da etapa final. Aos 13 minutos o atacante colombiano Stiven Mendoza marcou de cabeça após cruzamento de Erick. O segundo saiu sete minutos depois, novamente de cabeça, mas desta vez marcado por Vina.
O terceiro saiu aos 30 minutos, quando Erick recuperou a bola na intermediária, passou como quis pela marcação e bateu cruzado para marcar um belo gol.
Quem teve uma noite para esquecer foi o Cuiabá, que perdeu de 2 a 1 para o Racing (Argentina) na Arena Pantanal e ficou sem possibilidade de avançar para a próxima fase da competição.
- Atlético vence clássico mineiro com América na Libertadores
O Atlético venceu o clássico mineiro com o América pela Copa Libertadores e assumiu a liderança do Grupo D. O Galo foi melhor e bateu o Coelhou por 2 a 1 em um jogo muito movimentado, disputado no Independência.
Agora a equipe comandada pelo técnico Antonio Mohamed lidera a chave com oito pontos, com três de vantagem sobre o Independiente del Valle (Equador), que visita o Tolima (Colômbia) na quarta. Já o time do técnico Vagner Mancini é o lanterna com apenas um ponto.
O Atlético começou melhor e abriu o marcador em um lance no qual contou com a categoria de seu camisa 7. Aos 12 minutos Hulk entrou na área e, mesmo cercado por três marcadores, encontrou Guilherme Arana, que bateu cruzado para superar o veterano goleiro Jailson.
Em desvantagem o Coelho passou a se arriscar mais, mas foi o Galo que marcou. Aos 36 minutos Arana recebeu na ponta esquerda e cruzou para o argentino Nacho Fernández, que chegou batendo de primeira para ampliar.
Porém, dois minutos depois o América conseguiu descontar, com Conti aproveitando falha de Everson após cobrança de escanteio de João Paulo.
Após se enfrentarem pela Libertadores, Atlético e América voltam a se encontrar no próximo sábado (7), mas pelo Brasileiro. Na competição continental, o Galo tem o Independiente del Valle como próximo desafio, no dia 19 de maio, e o Coelho o Tolima, um dia antes.
- Libertadores: Athletico-PR é goleado na altitude de La Paz
Jogando na altitude de La Paz, o Athletico-PR foi goleado por 5 a 0 pelo The Strongest (Bolívia) no estádio Hernando Siles, e ficou na lanterna do Grupo B da Copa Libertadores.
Após o revés pela quarta rodada da competição, o Furacão fica com quatro pontos, três atrás do líder Libertad (Paraguai), o próximo desafio da equipe paranaense na principal competição de clubes da América do Sul.
A vitória do The Strongest foi construída com gols de Prost, no primeiro tempo, e de Cascini, Triverio (dois) e Erick (contra) na etapa final.
Fonte: Agência Brasil