Cotidiano

No Oiapoque, socialistas se reúnem com servidores do IFAP e UNIFAP e batedores de açaí





O deputado federal Camilo Capiberibe, o pré-candidato pelo PSB ao Senado João Capiberibe e a pré-candidata ao governo do estado Piedade Videira estiveram em reuniões na Universidade Federal do Amapá e no Instituto Federal do Amapá, em Oiapoque, durante a viagem da comitiva socialista ao município, entre 21 e 24 de abril.
Na UNIFAP, os socialistas se reuniram com a vice-reitora, professora Simone Leal, o diretor interino do Campus Binacional, professor Tiago Araújo, e o professor Almir. O deputado Camilo colocou R$ 2 milhões das suas emendas individuais para fortalecer o campus Oiapoque com a construção de salas e apoio ao custeio, além de mobilizar a bancada federal para colocar recursos no campus.
Camilo, Capi e Piedade apoiam a reivindicação dos servidores para regulamentar o adicional de fronteira da lei 8112/90, com o objetivo de fixar professores e servidores no município. Os socialistas defendem concursos públicos para as vagas de professores no Campus Binacional, de forma a contratar e assegurar a permanência dos servidores naquela região.
Os socialistas defendem o processo seletivo para o Curso de História e para os demais cursos que tiverem demanda. No último processo seletivo pelo ENEM, História e Direito não abriram vagas. Além destes cursos, Biologia também não ofereceu vagas pelo Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSEIQ).
No IFAP, Camilo, Capi e Piedade conheceram o laboratório Maker, com impressoras e scanners 3-D e computadores adquiridos com emenda do deputado Camilo. “Uma ideia que Capi defendeu e que coloquei emenda para concretizar. São 28 conjuntos de equipamentos assim em todos os campi do IFAP”, comemora Camilo.
Na manhã da sexta-feira, 22, Camilo, Capi, Piedade e o pré-candidato a deputado estadual Max Ataliba foram conhecer a agroindústria do açaí, que fica no Centro de Formação Domingos Santa Rosa. Além do empreendimento de fornecer e vender açaí, o espaço também é comunitário e contribui para formação dos indígenas com cursos e oficinas. Na agroindústria são recebidos 40 sacos de açaí por dia e batidos de 15 a 20 sacos diariamente. O açaí é fornecido para os indígenas, que o vendem no município. Logo depois, a comitiva socialista iniciou sua jornada rumo às aldeias indígenas de Oiapoque.
Ainda mais cedo, o dia começou com uma entrevista ao programa Oiapoque é Notícia, na Rádio Oiapoque.

Sizan Luis Esberci e Nicole Lemos
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe - PSB/AP