Política

Zelensky pede reunião com Putin para acabar com a guerra





O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu em uma entrevista à imprensa, em uma estação de metrô no centro de Kiev neste sábado (23.abr.2022), uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin para “pôr fim à guerra”.

Disse, porém, que suspenderá negociações de paz se a Rússia matar qualquer soldado de Mariupol ou avançar com o referendo de independência nas regiões parcialmente ocupadas do sul de Kherson e Zaporizhia.

“Se nosso povo for morto em Mariupol, se eles anunciarem um pseudo-referendo nas novas pseudo-repúblicas, a Ucrânia não participará de nenhum processo de negociação”, disse Zelensky.

Afirmou que avançar com um referendo “não será útil para a solução diplomática desta situação”“Este é definitivamente o passo errado da Rússia”.

A cidade portuária de Mariupol, no sul da Ucrânia, está sitiada há semanas por forças russas e enfrenta problemas no acesso a alimentos, água e energia elétrica. Na noite de sábado (16.abr.2022), a Rússia afirmou ter controlado a maior parte da região.

 

- Zelensky diz que autoridades dos EUA visitarão Kiev neste domingo (24)

Segundo Zelensky, são esperados os secretários de Estado e de Defesa dos EUA, Antony Blinken e Lloyd Austin

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, visitarão a capital ucraniana de Kiev neste domingo (24).

“Não acho que seja um segredo que as pessoas dos EUA venham até nós amanhã, o secretário de Estado Blinken e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, que vêm até nós”, disse Zelensky em uma entrevista coletiva realizada em uma estação de metrô subterrânea em Kiev.

Zelensky também disse, “esperamos, quando a segurança permitir, que o presidente dos Estados Unidos venha conversar conosco”.

CNN entrou em contato com o Departamento de Defesa dos EUA e o Departamento de Estado para comentar. A Casa Branca se recusou a comentar sobre a possível viagem.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na semana passada que ainda estava trabalhando com sua equipe para determinar se deveria enviar um membro sênior de seu governo para a Ucrânia.

Neste domingo (24), muitos ucranianos observarão a Páscoa, de acordo com o calendário juliano.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, visitou Zelensky em Kiev em 9 de abril.

Fonte: Poder360 - CNN Brasil