Cotidiano

Cheia no Sul do Amapá atinge Vitória do Jari e prefeitura decreta emergência, no Amapá





A prefeitura do município Vitória do Jari, no Sul do Amapá, decretou situação de emergência devido os alagamentos causados pela cheia do Rio Jari. Até o momento, a Defesa Civil já contabilizou 729 famílias atingidas em sete bairros na área urbana da cidade e em 19 comunidades rurais. 

De acordo com a prefeitura, são pelo menos 46 famílias desalojadas, que foram levadas para casas de parentes. Além disso, nove escolas e uma Unidade Básica de Saúde estão com atendimento ao público comprometido por conta da inundação. Não há registro de desabrigados.  

O prefeito de Vitória do Jari, Ary Duarte (DEM), disse que a Defesa Civil do Município já trabalha no apoio aos afetados pelos alagamentos, assim como a equipe de assistência social, que realiza visita nas casas e presta ajuda humanitárias às famílias atingidas. 

"Nossas equipes da Defesa Civil e assistência social estão fazendo nas visitas nos domicílios, todos os atendimentos necessários. Até o momento não temos nenhuma família desabrigada. Estamos dando apoio necessário caso seja preciso sair de suas residências", disse.  

Em Laranjal do Jari, município vizinho a Vitória do Jari, a situação de emergência já havia sido decretada no dia 29 de maio, condição que foi reconhecida pelo Governo Federal nesta semana. 

Na sexta-feira (15), o Rio Jari atingiu o maior nível do ano na orla de Laranjal do Jari: 2,62 metros. A altura é 50 centímetros acima da metragem considerada de emergência pela Defesa Civil. 

O Amapá já contabilizou mais de 2,9 mil famílias atingidas pelas enchentes dos rios Jari, Araguari e Amapari em 6 municípios do estado: Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Serra do Navio e Vila Brasil, em Oiapoque.

Fonte: g1 AP