Nesta Quinta-feira, 14, inicia a celebração do Tríduo Pascal, cerimônia dividida em três partes que marca a páscoa católica. A primeira delas, a Ceia do Senhor, recorda a instituição da Eucaristia e a instituição do ministério sacerdotal. Também nesta celebração, o gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos também é recordado como sinal de serviço e humildade.
Na sexta-feira, 15, as funções recordam a paixão e morte de Jesus. Nela, não há a celebração da missa, mas os fiéis podem receber a comunhão consagrada na noite anterior. Também durante este dia são realizadas procissões e momentos de adoração eucarística. Na Sexta-feira da Paixão deve-se preservar o silêncio e os fiéis são convidados a realizar o jejum como forma de penitência.
No Sábado, 16, o ponto alto é a Vigília Pascal, quando os fiéis se reúnem para o anúncio pascal e a Ressureição de Jesus. Nesta celebração medita-se as leituras e salmos que narram o antigo testamento, batiza-se os catecúmenos, benze-se a água e o fogo, além de acender o Círio Pascal, sinal da presença de Cristo Ressuscitado no meio da comunidade reunida.
No domingo de Páscoa, 16, a celebração da missa destaca a ressurreição de Jesus e o anúncio aos discípulos e a todos os povos que Ele está vivo.
Em Macapá, a Catedral São José sediará as celebrações presididas pelo bispo diocesano, dom Pedro Conti, e o pároco da Paróquia São José, padre Rafael Donneschi. Confira a seguir os horários do Tríduo Pascal.
Horários
14 de abril (quinta-feira): Santa Missa na ceia do Senhor com o rito do lava-pés e Adoração Eucarística pessoal, às 19h; Adoração Eucarística comunitária às 21h;
15 de abril (sexta-feira): Via Sacra (homens saem da Igreja Santo Antônio e as mulheres da Catedral Histórica São José e se encontram na 4ª estação; o grupo segue até a Catedral São José), às 8h;
Sermão das Sete Palavras, às 15h; Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e Procissão do Senhor Morto (Percurso: Avenida General Gurjão / Rua Eliezer Levy / Avenida Coaracy Nunes / Rua General Rondon e encerramento na Catedral), às 16h;
16 de abril (sábado): Pela manhã a Catedral fica aberta para oração pessoal diante da Imagem do Senhor Morto.
Confissões, às 16h
Solene Vigília Pascal (levar uma vela com protetor), às 19h;
17 de abril (domingo): Missa do Domingo de Páscoa na Catedral de São José às 7h30, às 10h e às 19h;