Cotidiano

Waldez autoriza contratação de banca organizadora para concurso da Polícia Militar





O governador, Waldez Góes, assinou o contrato com a banca Fundação Carlos Chagas (FCC) para a realização do concurso para soldados da Polícia Militar (PM/AP). A previsão é de que o edital seja publicado ainda no mês de abril, com a oferta inicial de 600 vagas para cadastros reserva.

No concurso anterior, realizado em 2017, foram mais de 14 mil inscritos. A última turma formou quarta-feira, 6, com 261 novos soldados que já foram distribuídos pelos batalhões da PM.

De acordo com estimativas da Secretaria de Estado da Administração (Sead), o novo certame terá pelo menos 20 mil inscritos devido a alterações na legislação, que possibilitam que um público maior possa concorrer às vagas. Entre as mudanças, estão a exigência de escolaridade, que antes era o nível superior, agora passa a ser de ensino médio e altura mínima exigida, que agora será de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.

A FCC também será responsável por realizar o concurso do Corpo de Bombeiros. O governador explica que a realização de novos certames só é possível devido ao esforço para equilíbrio das contas públicas e ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.  

Para Góes, o certame representa mais oportunidades para a juventude, uma vez que pessoas a partir de 18 anos já podem concorrer às vagas, desde que tenha o ensino médio completo.

“Os concursos serão realizados em datas diferentes para que os candidatos possam fazer os dois. Se preparem, as oportunidades estão lançadas! O Amapá precisa do seu trabalho para cada vez mais crescermos na prestação do serviço em Segurança Pública”, declarou Góes.

O certame para PM faz parte dos investimentos do programa Estado Forte, Povo Seguro. O objetivo é reforçar o efetivo de policiais para garantir ainda mais segurança aos amapaenses de todo o nosso estado.

O anúncio segue um cronograma de concursos anunciado pelo governador Waldez para 2022: serão mais de 3 mil vagas para 8 setores, entre eles segurança, educação e setor econômico. 

Estado Forte, Povo Seguro

O Governo do Amapá realiza o maior investimento na Segurança Pública por meio do programa "Estado Forte, Povo Seguro”, com aplicação de recursos que ultrapassam R$ 290 milhões, fruto da parceria com a Bancada Federal e contrapartidas do Tesouro Estadual, que permitem a entrega de novos prédios, armamentos, viaturas, ambulâncias, caminhões de combate ao fogo, mobílias, sistema de rádio de comunicação, novo parque tecnológico, realização de concursos públicos, entre outras ações.

Fonte: Portal Governo do Amapá