Cotidiano

Governo aprimora estrutura organizacional, cargos e funções do Detran





O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) é uma das instituições aperfeiçoadas pelo pacote de 36 leis sancionadas pelo governador, Waldez Góes, no último sábado, 2. Pela nova regra, o Detran passa a ser vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O Detran é autarquia desde 2010, por lei sancionada durante a primeira gestão do governador Waldez, fazendo parte da administração pública indireta com autonomia orçamentária, administrativa e patrimonial.

“O Detran é um órgão que executa ações transversais, que incluem desde educação, infraestrutura, segurança e, principalmente, saúde - que é nossa maior missão, a proteção e preservação de vidas no trânsito […] As atividades de educação, engenharia e fiscalização viária são associadas à Segurança Pública, via Constituição Federal, desde 2014, e a reorganização promovida no Detran acompanha este entendimento”, detalhou o diretor-adjunto do Detran/AP, cel. José Furtado.

Outra lei sancionada pelo chefe do Executivo, que é determinante para o planejamento e execução de novos concursos, é o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) do Detran.

“Pela primeira vez o Detran dispõe de regulamentação de carreira, desde que se tornou autarquia, e este é um dos principais instrumentos de planejamento para estabelecermos as vagas e os cargos para provimento efetivo”, finalizou cel. Furtado.

 

Confira outras notícias 

- Gymnasiade: delegações de taekwondo se despedem do Amapá em clima de festa

A primeira etapa da Seletiva Gymnasiade no Amapá chegou ao fim. Encerraram as disputas da modalidade de taekwondo no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá, com muita festa dos campeões.

Ao todo, 234 taekwondistas de todo o Brasil participaram, durante dois dias, de disputas intensas no Amapá.  Os lutadores deram show nos duelos, principalmente entre as regiões sul-sudeste, e mostraram que o país é uma das potências na modalidade. O campeão geral no masculino e feminino foi o estado de São Paulo.

Nesta sexta-feira, apenas a categoria masculina entrou no tatame. Um deles foi o paulista Matheus Gilliard, que encerrou a competição em clima de festa com a medalha de ouro.

“Foi uma experiência valiosa aqui no Amapá com muitos atletas de alto nível. Essa medalha foi fruto de muito esforço e dedicação nos treinos com a minha equipe", comemorou o taekwondista com a medalha de ouro em mãos.

Essa foi a minha primeira medalha em uma competição nacional, fruto do meu esforço e sacrifício nos treinos, e, por isso, nunca vou esquecer o Amapá”, comemorou com a medalha nas mãos.

O paraibano Erick Fernandes foi um dos poucos que conseguiu quebrar a hegemonia dos atletas das regiões Sul e Sudeste com a medalha de ouro.

“Foi uma viagem muito incrível e diferente. Nunca tinha vindo ao Amapá e gostei da organização do campeonato e agora é foco total no mundial”, disse o taekwondista.

A delegação do Amapá, anfitriã da Gymnasiade, conquistou três medalhas de bronze, todas na categoria feminino. A equipe disputou a competição com oito taekwondistas, sendo quatro no feminino e quatro no masculino.

Além das medalhas de ouro, os campeões também carimbaram o passaporte rumo à França, onde irão representar o Brasil na fase internacional da Gymnasiade, no mês de maio.

Adeus e boas-vindas

Enquanto as delegações de taekwondo se despedem do Amapá neste sábado, 9, é a vez dos atletas de wrestling pisarem em solo amapaense. Assim como na primeira seletiva, o Governo do Estado também dará as boas-vindas no Aeroporto Internacional de Macapá aos quase 250 atletas e técnicos da modalidade. A segunda etapa da Gymnasiade será iniciada no domingo, 10, e encerra na segunda-feira, 11.

Confira os taekwondistas campeões no segundo dia de disputas da Gymnasiade:

Categoria – 55kg
Ouro - Matheus Gilliard – RJ
Prata – Bruno Lima - MG
Bronze – Luan Carvalho - MS
Bronze – Thainã Oliveira – RS

Categoria – 63kg
Ouro – Matheus Marciano - SP
Prata – Leandro Costa - SC
Bronze – Adriano Moreira - MG
Bronze – Victor Nascimento – RJ

Categoria +73
Ouro - Érick Fernandes – PB
Prata – Kaynã Caetano - SC
Bronze – Fabricio dos Santos - SP
Bronze – Riquelme Nere - RN

 

Fonte: Portal Governo do Amapá