Cotidiano

Governador defende trabalho conjunto para desenvolvimento regional ao receber comitiva do Parlamento Amazônico





O governador, Waldez Góes, defendeu a necessidade de um trabalho em conjunto para alcançar o desenvolvimento regional ao receber a comitiva de deputados que compõem o Parlamento Amazônico. Pela primeira vez o Amapá vai presidir o bloco, sendo representado pela deputada estadual Edna Auzier.

O Parlamento Amazônico  é um organismo regional, legitimado em abril de 1989 por declaração conjunta dos oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O grupo tem como objetivos buscar soluções dos países aos assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação da região amazônica. É a primeira vez que  uma mulher vai presidir o Parlamento Amazônico.

“Eu tenho certeza que com sua experiência, a deputada Edna Auzier atuará brilhantemente na defesa dos direitos dos povos amazônidas. Como presidente do Consórcio da Amazônia legal, eu me coloco à disposição do Parlamento Amazônico para que possamos conciliar dessa agenda comum de interesse do desenvolvimento local”, ressaltou o governador Waldez Góes.

A nova mesa diretora composta por nove deputados, entre eles, Jory Oeiras (AP), foi eleita durante a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), evento realizado em 2021. O conselho fiscal, dentro do parlamento, também conta com mais deputados amapaenses como Aldilene Souza (AP) e Cristina Almeida (AP). A posse da mesa diretora ocorrerá na Assembleia Legislativa, na quinta-feira,7.

"Estamos construindo esse trabalho em conjunto para que possamos defender a Amazônia e trazer melhorias para nossa região", disse Edna Auzier.  

 

Fonte: Portal Governo do Amapá

 

Parlamento Amazônico e Consórcio da Amazônia Legal defendem a construção de interesses comuns para o desenvolvimento da Amazônia

Em reunião entre os integrantes do Parlamento Amazônico e o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes (PDT/AP), foi defendido a construção de uma agenda de interesse comum para à Amazônia brasileira. A proposta foi levantada pelo chefe do Executivo amapaense, que voltou a assumir à presidência do Consórcio da Amazônia Legal. O encontro ocorreu logo após, os parlamentares desembarcarem no aeroporto internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá.
"Me coloco a disposição do Parlamento Amazônico, na liderança da deputada Edna Auzier (PSD/AP), para que a gente faça a conciliação dessa agenda comum de interesse do desenvolvimento local, seja agenda do Executivo, que passa muitas das vezes pelo legislativo, ou aqueles pontos que levantamos como a questão do saneamento básico. Acredito nessa possibilidade de defendermos coletivamente os interesses amazônico junto ao governo federal", disse Waldez Góes.

A reunião, que aconteceu à porta fechada no Palácio do Setentrião abriu um leque de assuntos que podem ser debatidos no parlamento e que podem se transformar em ações concretas no desenvolvimento de políticas públicas. ?Essa troca de informações é muito importante, foi gratificante saber que o Amapá é um estado que mantém quase 100% de suas florestas e reservadas preservas, além de ser rico em outras matérias-primas?, destacou o deputado de Nilton Franco (Republicanos/TO).

"Estamos preocupados com curso com que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia está tomando. Somos conhecedores de nossas dependências e um dos pontos que iremos debater em nossa reunião é justamente isso, onde e como buscar soluções para suprir as carências entre as quais posso citar o potássio, o qual o Brasil é totalmente dependente dessa matéria-prima. E diante do que conversamos com o governador do Amapá, o estado é um estado de muitas riquezas e que pode ser bem explorado, principalmente, na questão do potássio", pontuou o parlamentar. 

O encontro com o governador foi a primeira agenda do parlamento, que confirmou para esta quinta-feira (7), no plenário da Assembleia Legislativa, a primeira reunião ampliada de 2022. Na oportunidade, será feita a posse da nova diretoria que terá à frente a deputada amapaense Edna Auzier, que será a primeira legisladora a presidir o Parlamento Amazônico.
"Agradecer aos meus pares que me deram todo o apoio para ser a primeira mulher a presidir o Parlamento Amazônico e com o apoio de todos, sabemos conduzir os debates em interesse do desenvolvimento econômico da Amazônia já com esse importante apoio que acabamos de receber do presidente do Consórcio da Amazônia Legal, Waldez Góes, que também é Governador do Amapá", destacou a deputada Edna Auzier. 

A legisladora defendeu a criação da agenda de interesses comuns pelo desenvolvimento da Amazônia. "O nosso interesse é defender a Amazônia, defender o desenvolvimento econômico e que a gente possa estar unido nessa caminhada em prol daqueles que dependem de políticas públicas para levar melhorias aos estados da região Norte", ratificou a deputada.

Fonte: Assembleia Legislativa do Amapá