Cotidiano

Confira as notícias da Câmara Municipal de Macapá





- Vereadores derrubam veto de Furlan para a criação de Memorial Virtual das vítimas da pandemia

Durante a 9ª Sessão Plenária da Câmara Municipal de Macapá, os vereadores derrubaram o veto do prefeito Antônio Furlan (Cidadania) ao Projeto de Lei nº 157/2021 – CMM, que dispõe sobre a criação de um Memorial Virtual da Pandemia da Covid-19 no sítio eletrônico da Prefeitura de Macapá.

A matéria, de autoria da vereadora Janete Capiberibe (PSB), foi defendida pela parlamentar, que justificou a importância da homenagem às vítimas e o papel da Casa Legislativa de ser guardiã desse momento traumático da nossa história. “O motivo que nos move a apresentar esse projeto é no sentido de reconhecer e homenagear todos aqueles, em especial os trabalhadores da saúde, vítimas da Covid-19. E, para evitar o desperdício de dinheiro público na construção de um espaço físico, optou-se por criar o Memorial Virtual da Pandemia da Covid-19”, defendeu Janete Capiberibe.

De acordo com a proposta, o memorial deverá conter a relação com o nome das pessoas que perderam a vida em decorrência da pandemia, com a respectiva data de nascimento e falecimento, além de dados biográficos sucintos da vítima. Deverá apresentar, ainda, a relação dos profissionais da saúde que, no exercício da profissão, faleceram em decorrência da covid-19.

“Assim, a proposta de criação do memorial tem como objetivo preservar a memória das vítimas da pandemia em Macapá, prestar homenagem às pessoas que tiveram suas vidas interrompidas em consequência da doença, registrar historicamente os óbitos e o enfrentamento à pandemia”, destacou a vereadora.

Com a derrubada do veto, a Lei é promulgada pela Câmara Municipal de Macapá e ordenada a sua execução.

Ascom/Janete Capiberibe

 

Dudu Barbosa solicita serviços de limpeza e roçagem na Rua Claudomiro de Moraes

Por meio do vereador Dudu Barbosa (PL), a Câmara Municipal de Macapá, aprovou o Requerimento nº 633/2022, que solicita da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), a limpeza e roçagem do canteiro central da Rua Claudomiro de Moraes.

“A reivindicação nasce do clamor dos moradores do entorno da rua, que relatam as obstruções causadas pelo mato alto e cobram melhorias para a referida via pública”, justifica o parlamentar.

O autor da proposta pede a inclusão dos serviços no cronograma de trabalho da secretaria em caráter de urgência, com o intuito de melhorar o espaço destinado as práticas esportivas e de lazer, além de combater o aumento de pragas e lixeiras viciadas no local.

A matéria foi deliberada em Reunião Ordinária e recebeu aprovação unânime dos parlamentares presentes. A solicitação foi enviada à Semzur para cumprimento e execução.

Ascom/Dudu Barbosa

 

Vereador Cláudio pede a instalação de lâmpadas de led no Ramal da Lagoa dos Índios

O vereador Cláudio (União Brasil) propôs, por meio de Indicação, a troca por lâmpadas de led as luminárias do ramal que dá acesso a comunidade Lagoa dos Índios, na Zona Oeste de Macapá. A matéria foi apreciada na 9ª Sessão Ordinária presencial da Câmara Municipal de Macapá.

Escuridão - Na propositura, o parlamentar ressalta que o ramal indicado está com as lâmpadas queimadas e isso tem gerado insegurança e medo para quem o utiliza todos os dias, principalmente à noite. “Portanto, é extremamente necessário que seja feita a substituição das luminárias existentes por lâmpadas de led”, completou. A indicação foi destinada ao secretário Benedito Arisvaldo Souza Conceição, da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap).

Requerimentos - O vereador também conseguiu a aprovação de requerimentos propondo, a execução dos serviços de capina, limpeza e retirada de entulho na Travessa Carlos Almeida de Souza e na Avenida Ramos, nos Bairros Jardim Felicidade I e Novo Horizonte, respectivamente. O parlamentar também pede asfaltamento para a Avenida das Bacabas, no Bairro Açaí.

Ascom/Vereador Cláudio

 

- Vereador Paulo Nery defende melhorias para os Bairros Araxá, Renascer e Zerão

 Câmara Municipal de Macapá aprovou requerimentos do vereador Paulo Nery (Cidadania), propondo melhorias para os Bairros Araxá, Renascer e Zerão. A votação durante a 9ª Sessão Ordinária.

Asfalto - Nos requerimentos, o parlamentar destaca a falta de terraplanagem e de asfalto na 3ª Avenida, no Bairro Araxá. O mesmo problema foi detectado na Avenida Tenente Amaral, no Bairro Zerão. “Estamos pedindo em nossos requerimentos que a Prefeitura de Macapá autorize o serviço de terraplanagem e de asfaltamento para estas duas vias”, completou o vereador.

Escuridão - Paulo Nery teve ainda outra matéria aprovada, propondo a troca de lâmpadas queimadas na rede de iluminação pública da Avenida Metecos, no Bairro Renascer. “A escuridão nesta via tem gerado medo e insegurança as familiais residentes nesta região”, finalizou parlamentar.

Ascom/Paulo Nery

 

Alexandre Azevedo diz na Tribuna da CMM que reajuste de 10,06% é um marco histórico para os servidores de Macapá

“Há exatos 7 dias, portanto, o 28 de março, passa a ser um dia histórico para o servidor municipal de Macapá”. As palavras são do vereador Alexandre Azevedo (Progressistas) ao usar a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá para falar sobre os 10,06% de reajuste linear dado pela administração municipal, comtemplando servidores efetivos, pensionistas, aposentados, comissionados e contratos administrativos, além do pagamento da progressão e da promoção para os servidores de carreira.

Para o parlamentar, o atual governo é comprometido com todos que emprestam a força de trabalho, a inteligência e o esforço ao Poder Executivo Municipal. Segundo ele, para o pagamento de progressão e promoção, o prefeito Antônio Furlan (Cidadania) cumpriu na íntegra o que determina o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Macapá.

Alexandre Azevedo destacou que 13 mil 710 servidores, com exceção do prefeito e secretários, terão direito ao reajuste e vão melhorar os orçamentos familiares e movimentar a economia da cidade, com aproximadamente R$ 5,6 milhões. “Aqui, abro um parêntese para a manifestação da subsecretária municipal de Gestão de Pessoas, Fernanda Cabral. Disse ela: “tudo foi alinhado, antes, com o sindicato de servidores municipais. O diálogo é constante na atual gestão. O último aumento foi em 2015 e de 4% apenas. A nossa política é dar ao servidor, o que é direito deles”, completou com as palavras da secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação, Leila Gomes.

A proposta do Executivo tramita na CMM e, brevemente, vai à apreciação em plenário. Se aprovada, em doze meses, 777 milhões de reais vão circular na economia do município. “Nobres colegas, esse reajuste é compromisso do prefeito Furlan com os servidores e está sob a reponsabilidade desta Casa de Leis. Agora é com a gente e, conforme o presidente Marcelo Dias (Solidariedade) declarou aqui, neste plenário, vamos dar celeridade no processo para que os servidores possam receber esse aumento já no contracheque de abril.

Ascom/Alexandre Azevedo

Fonte: Câmara Municipal de Macapá