Cotidiano

Confira as notícias da Câmara Municipal de Macapá





Atividades da Câmara Municipal de Macapá passam a integrar grade de programação da Rádio e TV Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Kaká Barbosa (PL), e o presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (Solidariedade), assinaram nesta quinta-feira, 31 de março, Termo de Cooperação Técnica para a veiculação gravada das Sessões Ordinárias e Extraordinárias, Sessões Solenes, Audiências Públicas e Programas sobre as atividades do parlamento municipal na grade de programação da TV Assembleia (canal 7.2) e Rádio Assembleia (93.9FM), conforme data e horário acordados com a Diretoria da Rede Legislativa de Rádio e TV da Assembleia. A assinatura ocorreu no Plenário da Alap.

No fim do ano passado, Kaká Barbosa alinhou com a presidência do Legislativo Macapaense sobre a disponibilidade de exibir as atividades do parlamento municipal na Rádio e TV Assembleia, como forma de ampliar o acesso à informação e, consequentemente, à população ter mais conhecimento sobre o trabalho dos vereadores e as ações da Casa de Leis.

“Hoje é um dia especial. A Câmara Municipal de Macapá é a mais importante e é a maior do Estado. Estamos felizes pois quem ganha com isso é a sociedade que passa a ter um entendimento melhor sobre o trabalho dos vereadores da capital. Esse termo que acabamos de assinar firma o nosso compromisso em disponibilizar, tanto aos Legislativos Municipais, quanto à sociedade mais uma importante ferramenta para que possam ter acesso aos trabalhos desenvolvidos por esta importante Casa de Leis, seja pela Rádio ou pela TV Assembleia", afirmou Kaká Barbosa.

Pelo Termo de Cooperação Técnica, o Legislativo da capital fica responsável de encaminhar à TV Assembleia, em data a definir, arquivo contendo os conteúdos televisivos, com qualidade técnica e jornalística compatível com os padrões de exibição da emissora. O termo define ainda que os custos inerentes à produção dos materiais para veiculação ficarão a cargo da Casa de Leis de Macapá. Caberá à Assembleia Legislativa do Estado do Amapá a exibição do programa pronto e das veiculações, sem ônus ao Legislativo Municipal.

O presidente Marcelo Dias afirmou que a parceria com a Assembleia Legislativa vai proporcionar à população acesso mais rápido as informações sobre as ações do parlamento municipal de todos os municípios. "Quero aqui agradecer ao presidente Kaká Barbosa por esta iniciativa, pois sabemos da importância dessa parceria com à Assembleia Legislativa. Imaginem o alcance que isso pode trazer, tanto para nós, vereadores da capital, quanto para as Câmeras de Pracuúba, Itaubal, que poderão também exibir suas ações. É um importante passo para o processo democrático onde todos poderão conhecer o trabalho de cada vereador e como cada Legislativo atua", concluiu Marcelo Dias.

Ascom/CMM

 

Câmara Municipal de Macapá aprova quatro novas matérias do vereador Gabriel Andrade

 vereador Gabriel Andrade (DEM) teve quatro novos requerimentos aprovados esta semana pela Câmara Municipal de Macapá. As matérias foram aprovadas na 8ª Sessão Ordinária da Casa, ocorrida na quinta-feira, 31 de março.

Limpeza - Em duas das proposituras, o parlamentar pede serviços de limpeza e a execução de asfaltamento na Rua São João, no Bairro Novo Horizonte, na Zona Norte. “Nossos requerimentos atendem apelo da comunidade. Neste caso, a precariedade está na Rua São João que atualmente está tomada por mato, poças de lama e buracos”, completa o vereador.

Infraestrutura - O vereador propõe ainda serviços de limpeza e capina no conjunto habitacional Hospital de Base, no Bairro Buritizal, e o asfaltamento da Rua Novo Horizonte, no Bairro Santa Inês.

Ascom/Gabriel Andrade

 

Vereador João Mendonça busca ação da prefeitura para os Bairros Universidade, Jardim Felicidade I, Araxá e Novo Horizonte

m requerimentos aprovados pela Câmara Municipal de Macapá, o vereador João Mendonça (PL) propôs à Prefeitura de Macapá, melhorias na infraestrutura urbana dos Bairros Universidade, Jardim Felicidade I, Araxá e Novo Horizonte. A aprovação foi por unanimidade e a votação ocorreu durante a 8ª Sessão Ordinária da Casa, da quinta-feira, 31 de março.

Passarela - O parlamentar defende a reforma urgente de duas passarelas – uma na Travessa José Caetano, no Universidade, e – outra na Rua Francisco Xavier das Chagas, no Jardim Felicidade. João Mendonça também pede terraplanagem, pavimentação e asfalto para as avenidas Setentrional e Deoclides Franco Mont’Alverne, nos Bairros Araxá e Novo Horizonte, respectivamente.

Ascom/João Mendonça

 

Vereador Paulo Nery busca melhorias para a Rua Antônio Vidal Madureira, no Bairro Novo Horizonte

Propositura do vereador Nelson Souza (PSD) pela construção de uma nova passarela na comunidade Campos do Jordão, no Arquipélago Bailique, foi aprovada, por unanimidade pela Câmara Municipal de Macapá. A Indicação foi votada na quinta-feira, 31 de março, na 8ª Sessão Ordinária da Casa.

Passarela - O documento foi destinado ao secretário Alcir Figueira Matos, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). Nelson Souza ressalta que a atual passarela está com a madeira podre e não oferece a mínima condição de uso pelos moradores. “Trabalhadores e estudantes que moram na comunidade Campos do Jordão ficam impedidos de sair de casa por conta dos riscos iminentes de acidentes que a velha ponte apresenta”, destaca o parlamentar. 

Infraestrutura - Nelson Souza ressalta ainda que a comunidade Campos do Jordão fica localizada no Norte do Bailique, mas que outras comunidades do arquipélago enfrentam os mesmos problemas com passarelas sucateadas, falta de energia elétrica, de água tratada, entre outras demandas.

Ascom/Nelson Souza

 

Vereadora Luany Favacho indica policiamento ostensivo na Vila dos Remédios, no km 9

A vereadora Luany Favacho (PROS) teve três requerimentos e uma indicação aprovados, por unanimidade, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, na manhã desta quinta-feira (31), realizada de forma presencial, com transmissão pelas redes sociais do Legislativo.

Foram dois requerimentos solicitando à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) o recapeamento asfáltico na Avenida Procópio Rola, entre as Ruas Hildemar Maia e Santos Dumont, no Santa Rita, e na Rua Dezenove de Julho, entre as Ruas Quinze de Julho e Vinte e Um de Julho, no Buritizal.

Também foi solicitado à Secretaria Municipal de Iluminação Pública (SEMIP) a recuperação de iluminação pública na Vila dos Remédios, Km 09, da Rodovia Duca Serra, no Marabaixo III.

Além disso, foi aprovada a indicação ao governador do Estado do Amapá para policiamento ostensivo na Vila dos Remédios, no km 09, da Rodovia Duca Serra, no mesmo bairro.

Fale com a Luany

É o canal direto com a parlamentar, através do WhatsApp 99143-2015 – onde o munícipe pode contribuir com o mandato, enviando as demandas de seus bairros. A participação da comunidade é muito importante para que a parlamentar possa buscar soluções para os problemas apresentados.

Ascom/Luany Favacho

 

Vereadora Maraína Martins provoca debate na CMM sobre o Alzheimer no Amapá

A convite da vereadora Maraína Martins (Podemos), a médica-geriatra Thayla Picanço, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá para alertar a sociedade amapaense, a respeito do Alzheimer, cujo índice da doença no estado é elevado. O debate ocorreu nesta quinta-feira, 31 de março durante a 8ِª Sessão Ordinária da Casa.

Acolhimento - Na oportunidade, a geriatra ressaltou que o Amapá precisa adotar políticas públicas eficientes capazes de atender e acolher com dignidade pessoas com diagnóstico de Alzheimer. A médica é das percussoras na luta pela implantação definitiva da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), regional Amapá. Thayla Picanço também é Professora do curso de Medicina e Diretora-Cientifica da ABRAz.

Ela alerta que, hoje, no mundo, existem cerca de 50 milhões de pessoas com diagnóstico de Alzheimer, número que deve atingir 150 milhões de pessoas até 2050. “A cada três segundos um novo caso de Alzheimer é diagnosticado”, completa a geriatra.

Referência - Tanto Maraína Martins, quanto Thayla Picanço defendem a implantação urgente de uma unidade de referência de atendimento e acolhimento à pessoa com diagnóstico de Alzheimer na capital. “A sociedade toda está discutindo a respeito do Alzheimer, a mídia nacional também debate o tema. Então, não podemos nos eximir desta discussão”, pontou a vereadora.

Alerta – A parlamentar ressalta que debater o tema serve como alerta para toda a sociedade, visto que as estatísticas apontam a evolução da doença. “A infraestrutura de saúde precisa acompanhar esta evolução e a saúde pública do Amapá precisa reforçar as ações e as políticas públicas nas redes básicas de saúde e unidades estaduais para melhor acolher o paciente com Alzheimer”, finalizou a vereadora.

Ascom/Maraína Martins

 

Fonte: Câmara Municipal de Macapá