Cotidiano

Deputado Camilo pede ações do Congresso para conscientizar sobre o autismo





O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) pediu que a Câmara dos Deputados realize uma Sessão Solene em homenagem “ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril e que a Câmara seja iluminada com a cor Azul, que representa o transtorno espectro autista (TEA), durante todo o mês de abril.
O deputado Camilo também destinou emenda à Associação dos Pais e Amigos dos Autistas – AMA-AP – que foi usada para instalar centrais de ar-condicionado na nova sede da instituição, que foi construída com emenda da vereadora Janete Capiberibe, quando exercia o mandato de deputada federal.
O Abril Azul “chama atenção do poder público para implantar políticas públicas aos autistas, como acesso às terapias e serviços de saúde, apoio às famílias, inclusão escolar e ao mercado de trabalho”, afirmou o deputado Camilo Capiberibe ao requerer a Sessão Solene e a iluminação na cor azul.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas.
O dia 2 de abril foi escolhido pela OMS como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, geralmente diagnosticado entre os 2 anos e meio a 3 anos de vida. Durante todo o Abril Azul são promovias ações com objetivo em dar conhecimento sobre essa condição especial.
As campanhas sobre o autismo são importantes para informar e educar a população pois, ao abordarem esse distúrbio neurológico, esclarecem que não se trata de uma doença e pretende a aproximação e inclusão do autista à sociedade.

Sizan Luis Esberci
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe – PSB/AP