Cotidiano

Crianças, adolescentes e adultos: veja onde Macapá vacina contra a Covid-19 em 22 de março





Imunização acontece em UBSs, faculdade e drive-thru. Confira locais e horários.

Macapá segue nesta terça-feira (22) com a vacinação contra Covid-19 para todas as crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos. Além das crianças, desde o dia 10 de março, os demais públicos também podem ser imunizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Durante este mês, crianças de 5 a 11 anos também serão vacinadas aos sábados.

A capital também aplica a 4ª dose para pessoas imunossuprimidas e mantém a oferta para os outros públicos: 1ª dose para 12 anos ou mais e 2ª dose e dose de reforço para quem está dentro do prazo previsto para AstraZeneca, Janssen, CoronaVac e Pfizer. 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) passaram a oferecer nos mesmos postos e mesmos horários a vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). O imunizante é aplicado em todos acima dos 6 meses de idade. 

A vacinação contra a influenza segue suspensa por falta de doses e a capital aguarda chegada de novo lote para retomar a aplicação. 

Confira a seguir os postos de vacinação: 

 

Quem pode se vacinar contra Covid-19?

 

Para a 1ª dose, todos acima de 5 anos; 

Para a 2ª dose, pessoas que já completaram o intervalo necessário entre a primeira e a segunda aplicação, de acordo com o imunizante utilizado; 

  • AstraZeneca: quem tomou a 1ª dose há 8 semanas ou mais;
  • Pfizer: quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias ou mais;
  • CoronaVac: quem tomou a 1ª dose há 30 dias, ou de acordo com o que está no período indicado no cartão do usuário;
  • Janssen: para quem recebeu a dose única do imunizante.

Para a dose de reforço, podem tomar pessoas com 18 anos ou mais com ou sem comorbidadesidosos acima de 60 anos e profissionais de saúde que tenham tomado a 2ª dose há pelo menos 4 meses; e pessoas imunossuprimidas que tenham tomado a 2ª dose ou dose única há mais de 21 dias ou que tenham tomado a 3ª dose há oito semanas. 

4ª dose: pessoas imunossuprimidas, que tomaram a 3ª dose há 4 meses; 

As pessoas imunossuprimidas fazem parte do grupo contemplado pois possuem algum tipo de deficiência imunológica. Fazem deste grupo: indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3; Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; Pessoas com lúpus Pessoas com artrite reumatoide; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; Pessoas com neoplasias hematológicas e demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias. 

São consideradas comorbidades para vacinação de crianças de 5 a 11 anos: Insuficiência cardíaca; cor-pulmonante e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronariana; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosa; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemia; síndrome de Down; autismo; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV. 

 

Locais de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

 

Das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Marcelo Cândia (Jardim Felicidade), Macapaba, Brasil Novo, Novo Horizonte, Curiaú, Marabaixo, Pantanal, Leozildo Fontoura (Zerão), São Pedro (Beirol), Raimundo Hozanan (Muca), Rosa Moita (Nova Esperança), Congós, Fazendinha, Cidade Nova, Pacoval, Padre Raul Matte (Universidade). 

  • 1ª dose para todas as crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades e 2ª dose para o público infantil que estiver no período de recebimento

De 9h às 15h, nos pontos extras: Faculdade Estácio (Seama) e drive-thru da Praça Floriano Peixoto. 

Das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Álvaro Corrêa (São Lázaro), BR-210, Coração, Rubim Aronovitch (Santa Inês), Pedrinhas e Lélio Silva (Buritizal). 

  • 1ª dose para o público em geral de 12 anos ou mais;
  • 2ª dose de AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac;
  • Dose de reforço para todas as pessoas acima de 18 anos de idade, inclusive as imunossuprimidas, idosos e profissionais da saúde; 
  • 4ª dose pessoas imunossuprimidas; 
  • Reforço da Janssen para quem recebeu a 1ª dose com o mesmo imunizante (somente drive-thru Praça Floriano Peixoto).

 

Locais de imunização da SVS*

 

  • Todos os dias, das 9h às 17h - Aeroporto Internacional de Macapá;

*Locais e horários válidos até 21 de março.

 

Documentos necessários para vacinação contra Covid-19

 

  • Para a 1ª dose: originais e cópias de um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação; no caso das crianças e adolescentes é obrigatória a presença do responsável.
  • Para 2ª dose: carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. 
  • Dose de reforço: carteira de vacinação com a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina.

Os profissionais da saúde precisam apresentar comprovante ou declaração de vínculo (contracheque, crachá ou documento da instituição). 

 
Fonte: g1 Amapá