Cotidiano

Rio Jari volta a subir, fica próximo ao nível de emergência e Defesa Civil monitora bairros





Chuvas na região preocupam pela elevação da água. Pelo menos 23 famílias foram atingidas. 

As águas do Rio Jari voltaram a subir no Sul do Amapá nas últimas 24 horas e, na manhã desta sexta-feira (18), chegaram a 2,05 metros. Com isso, o rio se aproxima do nível considerado de emergência (a partir de 2,11 metros). As águas já haviam subido no início da semana, mas depois houve a vazão. 

A situação volta a preocupar a Defesa Civil, que monitora bairros e famílias atingidas nas áreas mais baixas do município de Laranjal do Jari. A água começou a invadir, por exemplo, o bairro Mirilândia. Mais de 20 famílias foram afetadas, totalizando cerca de 70 pessoas. 

Segundo a Defesa Civil do município, o único meio de transporte em algumas áreas do bairro é por meio de canoa. Até a manhã desta sexta, ninguém precisou sair de casa. 

As equipes afirmam que têm prestado auxílio às famílias, por meio da entrega de água potável. Ações de saúde também serão levadas aos moradores para evitar contaminação e possíveis doenças provocadas com a enchente. 

Outros quatro bairros com risco de alagamentos são monitorados. A Defesa Civil estadual já trabalha estratégias para possível remoção de pessoas das áreas de risco. Equipes seguem monitorando o nível do rio na região e a vazão de água na barragem da hidrelétrica de Santo Antônio.

Fonte: g1 Amapá