Cotidiano

Governo do Amapá monitora pontos de alagamento e antecipa estratégias em Laranjal do Jari





O governador, Waldez Góes, reuniu com o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, a deputada estadual, Alliny Serrão, e equipe técnica para tratar sobre o monitoramento da cheia que atinge o município de Laranjal do Jari, no sul do estado, e antecipar as estratégias de assistência às famílias que se encontram nas áreas de risco.

Equipes da Defesa Civil já estão na localidade monitorando a vazão de água na barragem de Santo Antônio e o nível do rio Jari, que segue aumentando com o período das chuvas. Na quinta, 17, novas equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) serão enviadas à localidade para prestar ações de saúde e de assistência social às pessoas afetadas, como o envio de carros-pipa para a distribuição de água potável às famílias.

“Nosso objetivo é nos antecipar nas ações para melhor atender às comunidades e evitar maiores danos. Portanto, todas as equipes de governo estão autorizadas, em conjunto com o município, a acelerar os trabalhos”, assegurou Waldez Góes.

Neste trabalho, o Estado se mobiliza com ações de saúde voltadas a possíveis doenças relacionadas à enchente, além de serviços de assistência social. Em outra frente, a Defesa Civil Estadual já trabalha estratégias para possível remoção de pessoas nas áreas de risco e auxilia a prefeitura na articulação com a Defesa Civil Nacional para o Decreto de Estado de Emergência, que permite com maior rapidez a ajuda humanitária para a cidade.

“Esta fase inicial de levantamento e monitoramento técnico é primordial para ações futuras, no caso de agravamento e Decreto de Estado de Emergência”, adiantou o coordenador estadual de Defesa Civil, Wagner Coelho.

O prefeito Márcio ressaltou a importância do apoio do Estado na assistência para a prevenção de maiores danos.

“Trabalhar com prevenção evita desgastes. Só tenho a reconhecer a equipe do governo pelo apoio", afirmou o prefeito. 

 

- Novo Batalhão Ambiental vai fortalecer segurança nos rios e comunidades ribeirinhas do Amapá

A segurança e a defesa social nos rios, igarapés e comunidades ribeirinhas do Amapá ganhará um importante incremento: o Governo do Amapá prepara a entrega para a população da nova sede da Companhia Fluvial, vinculada ao Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM/AP).

O Batalhão Ambiental (3º BPM) é responsável pela prevenção e combate aos crimes contra os recursos naturais em todos o Estado, mas é especialmente a Companhia Fluvial do 3º BPM que tem a missão de realizar o policiamento ostensivo fluvial, como explica o comandante da companhia, capitão Vasconcelos.

“Mantemos contato direto com as comunidades tradicionais e trabalhamos na coerção estratégica aos ratos d’água [criminosos que praticam roubos a embarcações]. Atendemos ocorrências diversas, desde roubos e furtos, até tráfico de drogas e prisão de foragidos da justiça”, detalhou o oficial.

De acordo com o comandante, a nova localização da Companhia - no Complexo Fluvial de Segurança Pública, na Fazendinha, onde também está instalado o novo Grupamento  Marítimo-Fluvial do Corpo de Bombeiros -, vai otimizar o tempo de resposta às ocorrências.

“É uma localização estratégica, entre Macapá e Santana, que possui fluxo intenso de embarcações. E com o Píer da Segurança, conseguiremos atender imediatamente as ocorrências, independente da maré”, completou Vasconcelos.

O Píer Integrado da Segurança Pública é uma estrutura de 172 metros de extensão com uma plataforma flutuante acoplada, que possibilita atracar as embarcações em quaisquer marés, mesmo baixas.

Além dos órgãos da Segurança do Estado, o Píer também servirá às instituições parceiras, como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, e de atendimento à saúde, como a ambulancha, embarcação de atendimento vinculada ao SAMU, além de servir como ponto de referência à populações ribeirinhas que busquem atendimento na sede do município.

Lancha Tática ‘Godzilla’

O Governo do Amapá entregou, em 17 de fevereiro, a lancha tática ‘Godzilla’: uma embarcação blindada especialmente projetada para o policiamento ostensivo fluvial. Foram R$ 480 mil investidos no equipamento, que é estratégico para o patrulhamento, fiscalização e combate aos “ratos d’água”. Seu alto desempenho, maior velocidade e proteção balística permitirá aos militares uma abordagem muito mais eficiente.

A Godzilla está equipada com um motor potente, que permite à embarcação superar a velocidade média das lanchas comuns, que varia entre 10 e 40 nós (entre 18 e 74 km/h). A embarcação também possui um moderno sistema de iluminação, composto por faróis projetados para garantir que reflexos de superfícies da própria embarcação não atrapalhem o condutor, além de uma proa reforçada para abordagem às outras embarcações e desembarque rápido.

Estado Forte, Povo Seguro

O Governo do Estado realizou o maior investimento na Segurança Pública da história do Amapá, por meio do programa Estado Forte, Povo Seguro. Os investimentos para a completa reestruturação do setor já ultrapassam R$ 290,5 milhões.

Os investimentos são resultado da parceria com a Bancada Federal e contrapartidas do tesouro do Estado, que permitiu a entrega de 300 novas viaturas, novos prédios, armamentos, ambulâncias, caminhões de combate ao fogo, mobílias, sistemas de rádio e comunicação, novo parque tecnológico, realização de concursos públicos e valorização dos servidores da Segurança do Amapá.

Fonte: Portal Governo do Amapá

 

Presidente Kaká Barbosa assina Termo de Cooperação Técnica com à Câmara de Vereadores de Laranjal do Jari

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado kaká Barbosa (PL), assinou um Termo de Cooperação Técnica com à Câmara de Vereadores de Laranjal do Jari para a inclusão de conteúdos sobre as ações da Casa de Leis municipal na grade de programação da Rádio e TV Assembleia. 

A assinatura ocorreu no plenário do Legislativo. É o segundo termo firmado pelo parlamento estadual. O primeiro foi com à Câmara de Vereadores de Santana. 

De acordo com o termo, o legislativo de Laranjal do Jari fica responsável de encaminhar à TV Assembleia, em data a definir, arquivo contendo os conteúdos televisivos, com qualidade técnica e jornalística compatível com os padrões de exibição da emissora. Quando a data for feriado, o programa deve ser entregue em dia útil anterior ao feriado. 
"Fico feliz com mais este termo assinado; pois estamos falando do terceiro maior município do estado e que agora passa a ter acesso a nossa programação para que os trabalhos daquela Casa de Leis sejam divulgados e que todos possam ter conhecimento da atuação do parlamento minicipal e reafirmo que a nossa intenção é fomentar esse acordo com todos os legislativos", assegurou o presidente Kaká Barbosa. 

O termo assegura ainda que os custos inerentes a produção dos materiais para veiculação, ficarão a cargo da Casa de Leis de Laranjal do Jari. Caberá à Assembleia Legislativa do Estado do Amapá a exibição do programa pronto e das veiculações, sem ônus para à Câmara de Vereadores daquela cidade. 

O presidente da Câmara de Laranjal do Jari, Walcimar Fonseca (PL) disse que a  parceria com à Assembleia Legislativa vai proporcionar a outras regiões do estado, conhecimento das atividades legislativas do Jari. "Para o município representa um avanço onde poderemos divulgar as ações do legislativo para todo o Estado do Amapa por meio da TV Assembleia (canal 7.3)", sustentou. 

O presente termo terá vigência a partir de sua assinatura, por 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos.

Fonte: Assembleia Legislativa do Amapá