Cultura

"Amai-vos uns aos outros”, diz Papa Francisco





No último  domingo, 19, o Papa Francisco celebrou mais uma oração mariana no Regina Coeli, desta vez centrada na passagem do Evangelho em que Jesus dirigi algumas palavras aos seus discípulos em seu discurso de despedida, antes de sua Paixão.

“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, afirma o Senhor, depois de ter lavado os pés dos discípulos. “Assim, vós deveis amar uns aos outros. Mas, em que sentido chama novamente por este testamento? O antigo mandamento do amor, que dizia ‘amar Deus e ao próximo’, tornou-se novo porque foi completado com este acréscimo: ‘como eu vos amei’”, detalhou o Santo Padre.

Prosseguindo com sua reflexão, o Sucessor de Pedro explicou aos fiéis que o amor de Deus é infinito e encontra seu ápice na Cruz. “Naquele momento de extremo abandono ao Pai, o Filho de Deus mostrou e deu ao mundo a plenitude do amor”, ponderou Francisco. “Pensando na paixão e na agonia de Cristo, os discípulos entenderam o significado de suas palavras: ‘como eu vos amei, assim vos os amai-vos uns aos outros”, reiterou.

Sendo assim, ao nos dar este novo mandamento, Jesus nos pede, nas palavras papais, que nos amemos mutuamente. “O Espírito Santo infunde em nossos corações se o invocarmos com fé, deste modo, e somente assim, podemos nos amar mutuamente, não somente como nos amamos, mas como Ele nos amou, isto é, imensamente mais”, disse Francisco.

Ao final deste Regina Coeli, Francisco saudou os peregrinos reunidos à Praça São Pedro. E dirigiu suas saudações àqueles que ficam a cargo da Comunidade de Santo Egídio, vindos de inúmeros países