Cotidiano

Missa em honra a São José traz reflexão sobre o ato de educar





A missa em honra a São José, padroeiro do Amapá e da capital, Macapá, celebrada nesta terça-feira, 15, no Palácio do Setentrião, reuniu servidores e o governador do Amapá, Waldez Góes. O momento de fé e devoção despertou a reflexão sobre a conscientização do ato de educar ser uma responsabilidade para todos.

A missa celebrada pelo bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, faz parte da festividade de São José, que ocorre no dia 19 de março, dia do santo e feriado estadual.

Este ano o tema das festividades em honra ao padroeiro é "São José, ensina-me a educar aprendendo e a aprender educando" e o lema, “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?”, que convida os fiéis a refletirem sobre a educação na Igreja, na sociedade e na família. José foi escolhido por Deus para ser pai de Jesus e protetor de Maria.

“É sobre ensinar. A igreja, a escola, a sociedade, qualquer pessoa que comunica, educa e nós todos aprendemos juntos. Temos um Pacto Educativo Global para juntar as forças, que é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária”, explicou o Sacerdote, sobre o tema escolhido.

O governador do Amapá, falou sobre a responsabilidade coletiva da educação.

“O tema sobre educação tem uma força muito grande, pois nós sempre estamos educando e aprendendo. Não é só o profissional da educação que é responsável por educar, a responsabilidade é de todos. Nesta celebração, que é um momento onde reafirmamos nossa fé, reunimos nossos colaboradores para celebrar e prestar as homenagens à São José. Desejo um bom festejo para todos nós”, disse Góes.

Para a secretária adjunta de Políticas Sociais da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social, Marleth Góes, aproveitou a celebração de fé para prestar as homenagens ao padroeiro.

 “É um momento de motivação, de oração e fortalecimento da nossa fé. Acreditar em dias melhores, celebrar o padroeiro da nossa cidade Macapá, que representa muito para nós amapaenses”, disse a secretária.

Programação

A programação segue nos dias 16, 17 e 18, quando é realizado o Tríduo de São José, na Catedral Histórica (Igreja São José), a partir das 18h.

Fonte: Portal Governo do Amapá