Cotidiano

Governo do Amapá fortalece os serviços de cidadania em Ferreira Gomes com a entrega nova unidade do Super Fácil





A unidade de atendimento do Super Fácil em Ferreira Gomes recebeu novo prédio, resultado da parceria com a Prefeitura Municipal, que cedeu o imóvel para o Estado realizar as adaptações e revitalizações necessárias, com uma infraestrutura confortável, climatizada, implementação de equipamentos modernos e 6 boxes para atendimento presencial.

De acordo com a diretora geral do Super Fácil, Luzia Grunho, antes a unidade ficava localizada em um prédio alugado na entrada da cidade e não ofertava o atendimento na plataforma digital, pois haviam problemas de conexão à internet. Além disso, os serviços eram limitados e a população tinha que se deslocar para a unidade de outros municípios para usufruir de serviços específicos.

“Junto com a revitalização na infraestrutura, implementamos o processo de transformação digital do serviço público, que já existe em todas as unidades do Super Fácil, e oferece um atendimento mais otimizado para o usuário”, explica diretora.

Ela também pontuou que serviços como emissão da primeira via do título de eleitor e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser solicitados 100% online através do site: serviços.portal.ap.gov.br.

“Basta o usuário fazer o cadastro em nosso portal, e aqueles que ainda não tem acesso a essa plataforma pode procurar a nossa unidade para fazer o atendimento presencial com nossos servidores, que também os orientam sobre como acessar os serviços online”, reforçou a gestora.

Para o técnico em enfermagem, Valter Lobato, que mora em Ferreira Gomes há 15 anos, a nova unidade significa um grande avanço para o município, pois agora não terá que se deslocar até a capital para resolver pendências.

“Os serviços na plataforma digital trouxeram mais facilidade pra gente, eu já usufruía da plataforma mas para finalizar o meu atendimento muitas vezes tinha que agendar para ir até a unidade em Macapá, e agora não vou precisar fazer isso porque tenho uma unidade completa aqui perto de casa”.

O Super Fácil foi implantado em Ferreira Gomes há 10 anos e, ao longo desta década, foram realizados 325.479 atendimentos, sendo que mensalmente a unidade realiza cerca de 35 mil atendimentos. Atualmente, a equipe é formada por 11 servidores, qualificados de acordo com implementação dos serviços digitais. 

A rede de atendimento presencial do Super Fácil tem 14 unidades em 10 municípios: Macapá (Centro, Beirol, Zona Norte, Zona Oeste, Educação), Santana, Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Oiapoque, Calçoene, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho.

Os serviços oferecidos presencialmente no Super Fácil Ferreira Gomes são:

1- POLÍCIA CIENTÍFICA:

- Emissão da 1ª via da Carteira de Identidade;

- Emissão da 2ª via da Carteira de Identidade;

- Inclusão ou exclusão de nome social na Carteira de Identidade;

2- RECEITA FEDERAL:

- Agendamento de Serviços;

- Consulta de situação do CPF;

- Emissão de Comprovante de Inscrição do CPF;

3- SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS):

- Emissão de 1ª e 2ª via do Cartão Nacional de Saúde;

- Atualização de situação cadastral;

4- PREVIDÊNCIA E SEGURIDADE SOCIAL (INSS):

- Orientações para ter acesso a benefícios e seguro social;

- Orientações sobre previdência e contribuição;

- Consulta ao extrato de contribuição (CNIS);

- Simulações de aposentadoria por tempo de contribuição;

5- DETRAN

- Finalização de Processo para CNH

- Abertura de Processo para a 1ª habilitação

- Adição de mudança de categoria

- Alteração de dados

- Captura de digital

- Entrega da CNH

6 – SEFAZ

- Emissão de taxas de serviços

- Solicitação de Parcelamento de IPVA.

 

 

Waldez reafirma apoio na articulação junto aos municípios para adesão ao Selo Unicef

 

 

Em reunião com integrantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, nesta segunda-feira, 14, o governador do Amapá, Waldez Góes, reafirmou o apoio na articulação para que os municípios façam a adesão ao Selo Unicef.

 

Essa estratégia é para reduzir as desigualdades, fortalecer políticas públicas municipais e garantir os direitos das crianças e adolescentes.

 

A adesão ao selo é espontânea. Ao aderir, o município assume o compromisso de manter a agenda das políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Além disso, os gestores, técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos dos adolescentes são qualificados para a elaboração e execução das políticas públicas, além da continuidade, mesmo após o fim de cada edição.

 

A metodologia aplicada ajuda o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também inclui, o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações.

 

O governador Waldez manteve o compromisso de continuar atuando para que todos os municípios participem.

 

“Vamos continuar com essa parceria, sensibilizar todos os gestores municipais sobre a importância dessa adesão e incentivá-los a participar desta edição”, afirmou Góes.

 

Na última edição, realizada no período de 2017 a 2020, com apoio do governo estadual, todos os 16 municípios amapaenses aderiram ao selo. A expectativa é de que na nova edição, todos os municípios participem novamente. 

 

“Reafirmamos o compromisso do Unicef com o governador, que tem sido um grande articulador para adesão dos municípios ao selo, e também, nosso compromisso com as crianças e adolescentes do Amapá”, disse especialista em Saúde, HIV e Primeira Infância do UNICEF na Amazônia, Antônio Cabral.

 

Na edição 2021-2024, 18 estados brasileiros estão participando: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A prioridade desta edição é reduzir os impactos na vida de crianças e adolescentes, causados na pandemia do novo coronavírus (covid-19).

 

Selo Unicef

 

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

 

 

- Travessia: Governo amplia programa para reduzir atraso e abandono escolar nas comunidades tradicionais

 

 

Nesta segunda-feira, 14, o Governo do Amapá lançou o Programa Travessia - Povos Tradicionais, com objetivo de reduzir a distorção idade-série e o abandono escolar dos estudantes das comunidades do campo, quilombolas e indígenas, por meio de boas práticas nas escolas.

 

Implantado no Amapá em 2020, o Travessia amplia sua ação no estado para manter o aluno na escola e melhorar os índices da educação amapaense. A estratégia foi construída a partir das recomendações do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e será executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

 

O Travessia - Povos Tradicionais atenderá 14 escolas com foco em estudantes dos 6º, 7º e 8º anos em situação de distorção idade-série, indicador que acompanha o percentual dos alunos com idade acima da esperada para série que estão cursando, por reprovação ou por abandonarem a escola nos anos finais do Ensino Fundamental.

 

Para isso, o programa vai promover o enfrentamento da cultura de fracasso escolar, por meio da construção de um currículo específico que possibilite aos estudantes oportunidades diferenciadas de aprendizagem e metodologias ativas.

 

O governador, Waldez Góes, ressaltou que, há alguns anos, o Estado trabalha estruturando agendas pedagógicas e políticas públicas entre Estado, prefeituras, parceiros e comunidade escolar, como a educação integral e o programa Criança Alfabetizada.

 

“É preciso que toda a sociedade tenha maior percepção de que existem projetos pactuados, recursos aplicados e material produzido por professores amapaenses para a alfabetização na idade certa. Precisamos do engajamento da comunidade escolar neste processo”, afirmou Góes.

 

No Amapá, a taxa de distorção idade-série nos Anos Finais do Ensino Fundamental era de 37% dos 48.105 estudantes matriculados em 2020, desses 17.814 estudantes estavam em distorção idade-série, sendo a maior taxa no 6º ano, chegando a 40% dos matriculados. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual lembrou que a parceria com o Unicef ocorre em outras áreas também e os impactos da pandemia na Amazônia.

 

“O Unicef tem uma relação com o Estado de muitos anos nas agendas da criança, saúde e educação. Quanto mais forte for o trabalho na educação, mais evitaremos problemas em outras áreas. A Amazônia já era a região do país com mais vulnerabilidade social, se antes já exigia compromisso, agora, com a pandemia, exige mais esforço ainda”, ressaltou o governador.

 

Durante o evento de apresentação do programa, a chefe do Território Amazônico do Unicef, Judith Leveille reconheceu o trabalho em conjunto.

 

“Com esse projeto, podemos fazer uma grande diferença, por isso é importante que os gestores visitem todas as escolas da região e apoiem os professores, apoiem ações que incentivem o empoderamento comunitário, como o Travessias, articulado e implementado pelo Governo do Estado em parceria com o Unicef”, disse a representante.

 

Em 2021, a metodologia foi implementada em 7 escolas dos polos em Macapá, beneficiando 220 estudantes de 6 e 7 anos de idade, desses, 159 estudantes avançaram. De acordo com a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, os avanços são resultados dos investimentos em uma educação profissionalizada.

 

“Estamos dialogando a implementação de programas importantes, construindo uma educação profissionalizada, com um dos propósitos que é alfabetizar na idade certa, além da educação integral, e a redução da distorção idade-série, com programas estruturantes cuidamos das nossas crianças e jovens para termos um Brasil e um Amapá melhor, investindo na educação”, disse a gestora.

 

Para a secretária municipal de Educação do município de Itaubal, Karla Cristina, o apoio do governo para avançar na educação é essencial.

 

“Não é fácil trabalhar a educação, principalmente com todas as dificuldades que enfrentamos, mas, junto com o Governo do Estado, estamos de mãos dadas para implementar essas medidas nos municípios”, disse a gestora.

 

Veja as escolas contempladas:

 

  1. E. JUVENAL GUIMARÃES TEIXEIRA
  2. E. PROF. JOSÉ RIBEIRO PONTE
  3. E. INDEPENDÊNCIA
  4. E. SÃO JOAQUIM DO PACUÍ
  5. E. EVILÁSIO PEDRO DE L. FERREIRA
  6. E. PROF. ANTONIA SILVA SANTOS
  7. E. JOSÉ FERNANDES DA SILVA
  8. E. FLORENÇA TORRES DE ARAÚJO
  9. E. OSVALDINA FERREIRA DA SILVA
  10. E. FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO
  11. E.Q.E JOSÉ BONIFÁCIO
  12. E.Q.E PROFº DAVI MIRANDA DOS SANTOS
  13. E.Q.E. TEXEIRA DE FREITAS
  14. E.Q.E.SANTO ANTONIO DO MATAPI

 

- Governo do Amapá abre inscrições para a Maratona Aquática de São José de Macapá

Desafio acontecerá no dia 27 de março, com um percurso de 2,5 km pelo rio Amazonas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Piscina Olímpica.

Para aqueles que adoram desafios na água, é bom ir se preparando porque a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), abriu nesta segunda-feira, 14, as inscrições para a Maratona Aquática São José de Macapá. O desafio acontecerá no dia 27 de março, com um percurso de 2,5 quilômetros pelo rio Amazonas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Centro Didático Capitão Euclides Rodrigues nas categorias juvenil, junior, sênior e master. A ficha de participação e o termo de responsabilidade devem ser entregue na Piscina Olímpica, no horário de 8h às 14h, até o dia 18 de março.

"Os nadadores amapaenses gostam de desafios e nada melhor do que usar o maior rio do mundo que banha o nosso Amapá. Tenho certeza que será uma grande competição que poderá abrir portas para outros eventos nesta modalidade", disse o secretário da Sedel, Rudney Cunha.

A largada acontecerá às 10h, no Trapiche Eliezer Levy, na orla do Rio Amazonas, com chegada na Rampa do Açai, no bairro Santa Inês. Esta é a primeira vez que a Sedel fará a maratona de natação. Os nadadores mais rápidos receberão troféus e medalhas. 

 

 

-  Governo divulga lista de empreendedores para boxes da praça Sabores do Amapá

O Governo do Estado divulgou, na sexta-feira, 11, a relação dos nomes de 30 empreendedores selecionados, por meio de Edital de Chamamento Público, para ocuparem os boxes da praça Sabores do Amapá, ao lado da Casa do Artesão, em Macapá.

No espaço, serão comercializadas comidas típicas como chapa e espeto, sorvete, água de coco, abacaxi, pipoca, churros, doces variados, batatas fritas, tapioca e açaí.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) ficou responsável por todas as etapas do processo de seleção. 

Para a comercialização de comidas típicas, foram 16 empreendedores selecionados: Maria da Conceição Guedes da Silva, Lucenilda Palheta dos Santos, Aloisio de Souza Ferreira, Isaac Silva De Freitas, Kleberson da Silva Ferreira, Elaniele Martins Ferreira, Luci Cleide Palheta De Freitas, Lucia Helena Santos de Souza, Gabriel Silva Freitas, Franceli Almeida dos Santos, Sheyla Cristina Oliveira do Carmo, Maria Sueli de Oliveira Pantoja, Samia Yuka Borges Shibayama, José Ronaldo de Souza, Maria José de Lima Araújo e Michelle Santos de Oliveira.

Para chapa e espeto, a lista inclui 3 nomes: Marcus Martel Brandão, Erika Souza da Silva e Márcia Gleice Tracaioly da Silva Cardozo. 

Foram 2 selecionados para venda de sorvete: Jozias Tavares da Silva e Andreza Carolina Barbosa Gibson. Um nome para água de coco e abacaxi: Manuel Machado dos Santos. Um para pipoca e churros: Idelcino Lacerda Pantoja. 

Para doces e variados, também um nome: Johanna Carolina Nascimento Queiroz. Para a venda de fritas, os selecionados são: Elielson Gomes Pantoja, Josiel Simão Nunes, Luciene Lacerda Pantoja e Leandro Amorim do Nascimento. O box de venda de tapioca, com um vaga, será ocupado por Leonardo de Souza Gomes e o de açaí por Lucival Vieira do Carmo.

Comercialização

Os empreendedores vão explorar os boxes através de uma permissão de uso, de forma gratuita, conforme prevê o edital, tanto para pessoa física quanto jurídica. Uma comissão especial de seleção da Sete ficou encarregada de fazer a análise de toda a documentação exigida no Edital para concorrer aos 30 boxes da praça Sabores do Amapá.

“É uma oportunidade de geração de emprego e renda que o governo abre para estes empreendedores comercializarem seus produtos e uma nova opção gastronômica e turística para a população amapaense, localizada em uma área privilegiada da Beira-Rio, no Centro”, observou Luiz Carlos Araújo, secretário do Trabalho e Empreendedorismo.

A previsão é que os empreendedores selecionados passem a ocupar os boxes na data de inauguração da praça Sabores do Amapá. O local será administrado pela Sete.

 

- Ejatec: Governo do Amapá promove aula inaugural para estudantes de cursos profissionalizantes nesta terça

Por: João Marcos Chaves 

A Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed) realizará nesta terça-feira, 15 de março, a aula inaugural do ‘Programa Ejatec’ que ofertará formação técnica e profissional para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da sua rede pública de ensino. O evento ocorre no auditório da secretaria.

O programa é uma parceria com a Fundação Itaú – Educação e Trabalho, que objetiva trabalhar na reversão do índice elevado de casos de evasão escolar de estudantes que cursam essa modalidade.

Cerca de 180 estudantes de duas unidades de ensino serão contemplados com a primeira etapa de formação. As unidades de ensino escolhidas para a implementação da fase piloto foram a Escola Estadual Ruth Bezerra e o Centro de Ensino Supletivo Paulo Melo, localizadas na capital.

Inicialmente, os cursos de formação técnica serão direcionados para a área de informática e comunicação, na modalidade semipresencial.

Como funcionará?

O estudante cursará o ensino médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, integrado à Educação Profissional, com duração mínima de dois anos. Ao seu término, o aluno terá concluído o Ensino Médio com Habilitação Técnico-Profissional.

Sobre o EJAtec

Além da reversão nos índices de evasão, o programa também vai atuar no desenvolvimento e estímulo da educação nas dimensões individuais, sociais e profissionais dos estudantes, por meio de formação que integre conhecimentos gerais e específicos de área técnicas.

O Programa também vai atuar valorizando a ampliação das oportunidades profissionais para jovens e adultos do Amapá, que englobadas na rede pública de ensino irão fortalecer a formação continuada desses estudantes e elevar seus níveis de escolaridade, já que muitos que cursam essa modalidade de ensino já estão inseridos no mercado de trabalho.

A Ejatec é elaborada e gerenciada pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) da Seed, em parceria com a Fundação Itaú Educação e Trabalho.

Fonte: Portal Governo do Amapá