Cotidiano

Ensino Superior: Governo planeja novos investimentos para a Ueap





Ações que permitam novas conquistas para a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) foram o ponto central de um encontro, na quarta-feira, 9, entre o governador, Waldez Góes, e os pró-reitores de Extensão, Kelly Gomes, e de Administração e Planejamento, Márcio Moreira. Entre os assuntos tratados, estão: expansão universitária, aumento de repasses financeiros, ampliação de campi e realização de concursos públicos nas áreas administrativa e de docência.

O governador recebeu as solicitações e deus alguns encaminhamentos, como o planejamento de editais para os certames, junto à Secretaria de Estado de Administração (Sead) e para as obras de construção do Campus Tecnológico, nas imediações da antiga Rodovia JK, na capital, e do polo Território dos Lagos, que fica em Amapá e atende, também, os municípios de Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho - os dois campi já foram incorporados ao patrimônio da universidade.

Waldez reforçou que a política de valorização da instituição de ensino é uma das prioridades do governo amapaense.

“Valorizamos o ensino superior do Amapá e a pesquisa científica e estamos trabalhando para assegurar ainda mais qualidade para estudantes, professores e servidores da universidade. ”, pontuou Góes.

Em 2021, o Estado repassou mais de R$12 milhões à Ueap, um incremento de 81,10% em comparação com 2020. Os resultados desse aumento de recursos são sentidos no cotidiano da instituição, com aquisições de novos equipamentos para os laboratórios, implementação de projetos avançados de pesquisa e garantias para o acesso e permanência dos estudantes no ensino superior.

 

Ficou firmado que novos encontros nos próximos dias para o andamento das solicitações.

 

- Mais Visão: Governo inicia cirurgias oftalmológicas em aldeias indígenas de Oiapoque

O Governo do Amapá já iniciou as cirurgias oftalmológicas do programa Mais Visão nas comunidades indígenas do município de Oiapoque, no extremo norte do estado. 

Triagens iniciadas em dezembro de 2021 identificaram que, aproximadamente, 300 habitantes das aldeias Manga e Kumenê necessitam realizar algum procedimento de reparação ocular. Desde 7 de março, 23 moradores da aldeia Kumenê já  passaram por intervenções de catarata e pterígio em estruturas cirúrgicas montadas dentro da comunidade indígena.

Já na aldeia Kumarumã, as consultas acontecerão nos dias 11, 12 e 13 de março deste ano e as cirurgias estão previstas para acontecerem logo em seguida, nos dias 15 e 16 do mesmo mês, dentro do próprio polo indígena.

"A ação reafirma o compromisso do Governo do Estado em promover a assistência oftalmológica em todo o território amapaense.  O serviço agora está contemplando os povos tradicionais do extremo norte do Amapá, que geralmente enfrentam dificuldades de acesso a esse tipo de tratamento", reforçou o coordenador geral do programa Mais Visão, Jacimone Siqueira.

A ação conta com o auxílio técnico do Núcleo de Saúde do Indígena (Nesi) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei).

 

Programa Mais Visão

A parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) conta com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre e Tesouro Estadual.

Em pouco mais de 1 ano e 5 meses, o Mais Visão já realizou 299.501 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e acompanhamento pós-cirúrgico. Entre os procedimentos, foram 39.303 cirurgias de catarata, 20.206 de pterígio, 19 de catarata congênita e 110 vitrectomias.

O programa descentralizou os atendimentos e levou a caravana da saúde para além da capital Macapá. O Mais Visão já levou ações de saúde ao município de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene, Oiapoque e comunidades indígenas Kumenê e Aldeia do Manga. Para realizar os atendimentos em segurança, foram aplicados mais de 122 mil testes de Covid-19.

Teleatendimento

Todos os contatos disponibilizados são para atendimento via WhatsApp:

  • Cirurgias de catarata em Macapá: (96) 98116-0978
  • Cirurgias de pterígio em Macapá: (96) 99195-2036
  • Cirurgias de catarata e pterígio em Oiapoque: (96) 99185-7813
  • Cirurgias de catarata e pterígio em Laranjal do Jari: (96) 99119-0429

A orientação do serviço de oftalmologia é que toda a documentação necessária seja enviada e o usuário aguarde a vez, pois as mensagens são respondidas por ordem de recebimento e se várias mensagens forem enviadas em dias alternados, o usuário do serviço vai parar no final da fila.

Os documentos necessários para atendimento são cartão do SUS e documento de identificação oficial com foto. Os pacientes com idade inferior a 55 anos necessitam de laudo médico e os com idade superior a 55 têm prioridade no atendimento.

Também é possível marcar os procedimentos presencialmente no setor de oftalmologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), localizado na Avenida Fab, 69, centro.

 

Governo do Estado alcança 27 mil beneficiários no Amapá Jovem

Por: Karina Pacheco 

O Governo do Amapá deu início ao calendário de aulas inaugurais para os novos bolsistas do Amapá Jovem, em Macapá. A abertura dos trabalhos ocorreu nesta quarta-feira, 9.

Os jovens foram aprovados na 8ª chamada e após os documentos analisados, comprovando que atendem o perfil socioeconômico, ingressaram no programa, que agora atende mais de 27 mil beneficiários.

Neste primeiro encontro, eles conheceram os polos de atuação e os turnos para a realização das atividades. Também foram apresentadas as diretrizes do programa e os direitos e deveres dos beneficiários. Para participar de atividades como cursos profissionalizantes, oficinas, ações de cultura e lazer, entre outros projetos, o jovem recebe uma bolsa no valor de R$ 150.

Durante a programação, a coordenadora estadual do programa Amapá Jovem, Sâmylla Rocha, explicou aos presentes que o PAJ não se resume apenas ao âmbito financeiro, mas é uma política pública para impulsionar o crescimento da juventude.

“Estamos aqui para garantir oportunidade e profissionalização de maneira acessível. Queremos que todos tenham um currículo bom para que, no futuro, todos estejam preparados para enfrentar o mercado de trabalho e conquistem a independência financeira”, expressa.

Para o bolsista Darllan Freitas, fazer parte do programa oportuniza novos passos em direção a mudança de vida.

“Entrei no programa em busca de qualificação profissional, mas vim inspirado pelas histórias dos participantes e o cuidado que recebemos. Eu quero poder colaborar e também motivar outras pessoas”, pontuou o estudante.

Programa Amapá Jovem

O programa do Governo do Estado promove a inclusão e qualificação de jovens de 15 a 29 anos. Além de uma bolsa mensal, os participantes têm acesso a cursos profissionalizantes, oficinas de arte e cultura, aulas de cidadania e atividades pedagógicas e esportivas.

Fonte: Portal Governo do Amapá