Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 8 de março de 2022





O Governo do Amapá atualiza nesta terça-feira, 8, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 160.139 casos confirmados, 695 em análise laboratorial e 1.014.131 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 158.647 casos suspeitos.

Novos casos

O boletim de agora traz 10 novos casos confirmados, sendo 5 em Santana, 2 em Laranjal do Jari, 2 em Mazagão e 1 em Macapá. 

Óbitos

O boletim de hoje não tem registro de óbitos. Assim, o Amapá permanece com 2.113 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.570/ Santana: 223/ Laranjal do Jari: 97 / Mazagão: 24 / Oiapoque: 53 / Pedra Branca do Amapari: 14 / Porto Grande: 29/ Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 19 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 15/ Pracuúba: 6).

Recuperados

Entre os recuperados, estão 126.253 pessoas. (Macapá 60.956/ Santana 21.040/ Laranjal do Jari 10.607 / Mazagão 3.462/ Oiapoque 7.195/ Pedra Branca 3.973/ Porto Grande 2.946/ Serra do Navio 1.821 / Vitória do Jari 4.328/ Itaubal 548/ Tartarugalzinho 1.893/ Amapá 1.834/ Ferreira Gomes 2.065/ Cutias do Araguari 1.072 / Calçoene 2.106/ Pracuúba 407).

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.329.717 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 1.014.131 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 781.594 pessoas. Deste total, até a última atualização, 68,14% receberam a primeira dose da vacina e 62,24% foram imunizadas com a 2ª dose, dose única, dose de reforço e adicional.

Dos 160.149 casos confirmados:

Macapá: 82.618

Santana: 30.424

Laranjal do Jari: 10.900

Mazagão: 3.944

Oiapoque: 7.271

Pedra Branca: 3.987

Porto Grande: 3.490

Serra do Navio: 1.828

Vitória do Jari: 4.357

Itaubal: 833

Tartarugalzinho: 2.300

Amapá: 1.876

Ferreira Gomes: 2.072

Cutias do Araguari: 1.109

Calçoene: 2.634

Pracuúba: 506

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 860, sendo:

Macapá: 488

Santana: 0

Laranjal do Jari: 0

Mazagão: 25

Oiapoque: 0

Pedra Branca: 0

Porto Grande: 3

Serra do Navio: 6

Vitória do Jari: 0

Itaubal: 7

Tartarugalzinho: 331

Amapá: 0

Ferreira Gomes: 0

Cutias do Araguari: 0

Calçoene: 0

Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar

O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 18 pacientes, todos casos confirmados.

No sistema público há 16 internações (11 em leito de UTI / 5 em leito clínico). Na rede particular estão internadas 2 pessoas, ambas em leito clínico.

Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 8,25%, considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 31.765

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

 

 

Confira outras notícias 

- Palestras, rodas de conversa e ações sociais marcam o Dia Internacional da Mulher no Amapá

Por: Alice Valena  

Palestras, rodas de conversa e ações sociais marcaram o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 8, nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Mazagão e Oiapoque. Os eventos fazem parte da programação Março Mulher, coordenada pela Secretaria Extraordinária de Política para mulheres (SEPM).

Ações em Macapá

Na Escola Estadual Lagoa dos Índios, no bairro Goiabal, as ações foram coordenadas pelo Camuf Macapá. Os moradores (não apenas as mulheres) puderam emitir documentos, como RG, CPF e cartão do SUS, com o serviço prestado pelo Superfácil.

Na capital, o governador, Waldez Góes, esteve nas obras do Novo Centro de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf), onde inspecionou os trabalhos, que estão em estágio final - quando concluído, será um espaço maior para atender e acolher mulheres vítimas de violência.

Góes também avaliou as obras de revitalização da sede da Sepm, para a maior comodidade e condições de trabalho dos servidores.

Santana

Nos centros de atendimento pertencentes à secretaria, as ações seguiram a todo vapor: no Camuf Santana, cerca de 20 acolhidas participaram do Lançamento do Projeto Costurando Sonhos, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).

O objetivo é possibilitar autonomia financeira às mulheres vítimas de violência doméstica que dependiam economicamente do agressor.

Mazagão, Laranjal do Jari e Oiapoque

No Cram Mazagão, Cram Laranjal do Jari e no Cram Oiapoque, o dia foi marcado por palestras, cafés da manhã e encontros com as acolhidas atendidas pelos referidos centros.

Em Mazagão, a parceria foi com a Coordenadoria Municipal de Mulheres de Mazagão. Em Laranjal no Jari, houve a participação das mulheres da Associação das Parteiras ,  em Oiapoque, uma tarde com a aula inaugural do Projeto Empodera Mulher do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap).

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Renata Apostolo Santana, o dia foi emblemático, com serviços sociais e ações de resultados.

“Foi um dia de conversas e acolhimento a essas mulheres, com empatia e escuta, incentivo à autonomia econômica e momentos de autoestima”, disse a gestora.

 

- Governo alcança mais de 300 mulheres de Mazagão com exames laboratoriais e de imagem

Por: Claudia Cavalcanti 

O Governo do Amapá alcançou mais de 300 mulheres do município de Mazagão com ações de saúde para oferta de exames laboratoriais e de rotina, além de consultas médicas. Os atendimentos aconteceram nesta terça-feira, 8, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher. Foram realizados mais de 1.200 exames laboratoriais de rotina como hemograma, triglicérides e tireoide.

Um dos objetivos da ação, que ocorreu na Unidade Mista de Saúde (UMS), foi descentralizar a oferta de exames de ultrassonografia para detectar, de forma precoce, patologias em mulheres que possam ter alteração nas mamas, tireoide, colo do útero e abdome. Também foram ofertadas ultrassonografias obstétricas em gestantes para verificar a saúde dos bebês.

As mulheres tiveram, ainda, acesso a consultas com clínico geral, que analisou os exames de imagens. Segundo o coordenador de gestão de unidades descentralizadas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Diego Gama, a ação faz parte do projeto de ultrassom itinerante, que, a cada mês, visitará um município amapaense. 

“As cidades do interior têm uma fragilidade em ofertar esse serviço para a população, então resolvemos descentralizar e facilitar o acesso para o usuário”, explicou.

Atenção à Mulher

O Governo do Amapá tem trabalhado para reforçar a rede de atendimento à mulher. Em fevereiro, a Sesa deu início, no município de Amapá, ao projeto que leva atendimentos ginecológicos para rastreio precoce de doenças como câncer de útero e outros problemas uterinos além da oferta de dispositivos intrauterinos (DIU) de cobre, método contraceptivo que atua por até 10 anos, em pacientes elegíveis.

A previsão é que ainda no primeiro semestre o projeto passe pelos municípios de Cutias do Araguari, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Calçoene, Serra do Navio, Pracuúba e Vitória do Jari.

 

- Hospital de Oiapoque oferta serviço de reabilitação para pacientes com sequelas da covid-19

Por: Karla Santos 

O Hospital Estadual de Oiapoque (HEO) já iniciou o atendimento de pessoas com sequelas de covid-19. Com objetivo de disponibilizar a assistência integral ao paciente, desde fevereiro, uma sala é destinada para atender às demandas de fisioterapia hospitalar de ordem motora e respiratória desse público.

No espaço, atuam quatro fisioterapeutas que recebem casos variados, de leves até gravíssimos. Os profissionais também realizam exercícios ortopédicos e de reabilitação respiratória, para melhorar a reexpansão pulmonar, consequências do processo inflamatório causado pelo vírus durante a infecção.

"O espaço é fundamental para a manutenção da qualidade de vida das pessoas que sobreviveram à covid-19. Os profissionais atendem casos que podem variar de falta de ar leve a perda dos movimentos”, completou o diretor do HEO, Reginaldo Soares.

O ambiente é equipado com recursos fisioterapêuticos como halteres, espaldar, bolas bobath, rampa e escada terapêutica para atender os pacientes da enfermaria feminina, masculina, pediatria e neonatais.

 

- Amapá Jovem: veja os cronogramas para aula inaugural dos bolsistas aprovados na 8ª chamada do programa

Por: Cláudio Gabriel 

A aula inaugural para os bolsistas aprovados na a 8ª Chamada do Programa Amapá Jovem inicia nesta quarta-feira, 9, no Colégio Amapaense, em Macapá. Para participar do momento, os beneficiários foram divididos nos turnos manhã, tarde e noite, de acordo com a letra inicial do nome de cada bolsista.

As datas da aula foram estabelecidas de acordo com a região onde o jovem vive: no dia 9, a aula é voltada para bolsistas das zonas norte e leste de Macapá, enquanto nos dias 11 e 12 serão atendidos os jovens das zonas sul e oeste da capital. 

Durante a aula inaugural, os beneficiários serão apresentados ao programa e poderão tirar dúvidas. Confira o cronograma:

Serão 5 mil novos beneficiários. Os jovens foram habilitados após terem os documentos analisados, comprovando que estão dentro do perfil socioeconômico estabelecido pelo programa, que é coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv)

Em caso de dúvidas sobre a aula ou outras informações, os bolsistas deverão contactar com o seu devido coordenador.

 

- Secretário de Fazenda do Amapá é o novo presidente do Comsefaz

Por: Anne Santos 

Pela primeira vez, um gestor amapaense preside o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). O Secretário de Estado da Fazenda, Josenildo Abrantes, assumiu a presidência do comitê, nesta terça-feira, 8, durante reunião por videoconferência, após a renúncia do secretário estadual da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles.

O Comsefaz tem o objetivo de promover a integração e a articulação entre os órgãos, além de fortalecer a gestão fiscal, financeira e tributária dos estados.

O novo presidente explica o Conselho reúne os 27 secretários de Estado da Fazenda do Brasil e que tem participação forte na política nacional. Além da relação com as instituições, com a Câmara Federal e o Senado Federal, nas tratativas relacionadas aos projetos de reforma tributária.

“São pautas importantes para o desenvolvimento do Brasil e do Amapá. É uma honra para mim presidir esse comitê e representar nosso estado”, disse o presidente.

Abrantes era vice-presidente do Comsefaz, por esse motivo ascendeu à presidência.

Fonte: Portal Governo do Amapá