Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 25 de fevereiro de 2022





O Governo do Amapá atualiza nesta sexta-feira, 25, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 160.072 casos confirmados, 684 em análise laboratorial e 996.670 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 157.681 casos suspeitos.

Novos casos
O boletim de agora traz 19 novos casos confirmados, sendo 16 em Macapá, 2 em Santana e 1 Pedra Branca do Amapari.

Óbitos
O boletim não registra novos óbitos.
Assim, o Amapá chega a 2.102 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.563/ Santana: 219/ Laranjal do Jari: 97 / Mazagão: 24 / Oiapoque: 53 / Pedra Branca do Amapari: 14 / Porto Grande: 29/ Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 19 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 15/ Pracuúba: 6).

Recuperados
Entre os recuperados, estão 124.548 pessoas. (Macapá 60.956/ Santana 21.040/ Laranjal do Jari 10.095/ Mazagão 3.336/ Oiapoque 6.522/ Pedra Branca 3.969/ Porto Grande 2.775 / Serra do Navio 1.807/ Vitória do Jari 4.315/ Itaubal 548/ Tartarugalzinho 1.893/ Amapá 1.731/ Ferreira Gomes 2.056/ Cutias do Araguari 1.072 / Calçoene 2.026/ Pracuúba 407).

Vacinação
O Governo do Amapá já distribuiu 1.329.717 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 996.670 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 781.594 pessoas. Deste total, até a última atualização, 67,56 % receberam a primeira dose da vacina e 60,57% foram imunizadas com a 2ª dose, dose única, dose de reforço e adicional.

Dos 160.072 casos confirmados:

Macapá: 82.580
Santana:30.405 
Laranjal do Jari: 10.888
Mazagão: 3.940
Oiapoque: 7.271
Pedra Branca: 3.987 
Porto Grande: 3.488
Serra do Navio: 1.828
Vitória do Jari: 4.355
Itaubal: 833
Tartarugalzinho: 2.300
Amapá: 1.876
Ferreira Gomes: 2.072
Cutias do Araguari: 1.109
Calçoene: 2.634
Pracuúba: 506

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 863, sendo:

Macapá: 467
Santana: 12 
Laranjal do Jari: 0
Mazagão: 29
Oiapoque: 0
Pedra Branca: 0
Porto Grande: 14 
Serra do Navio: 3
Vitória do Jari: 0
Itaubal: 7
Tartarugalzinho: 331
Amapá: 0
Ferreira Gomes: 0
Cutias do Araguari: 0
Calçoene: 0
Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar
O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 44 pacientes, sendo 41 confirmados e 3 suspeitos.

Entre os casos confirmados, 33 estão no sistema público (20 em leito de UTI / 13 em leito clínico) e 8 estão na rede privada (4 em leito de UTI / 4 em leito clínico).

Os 3 casos suspeitos estão na rede particular, todos em leito clínico.
Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 16,12% considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 33.381

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

Confira outras notícias 

-  Petrópolis: Bombeiros do Amapá integram operações de busca a desaparecidos

A equipe do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM/AP) deslocada à Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, segue com as ações de busca pelos desaparecidos, vítimas das fortes chuvas que atingiram o município em 15 de fevereiro.

São 10 militares e um cão farejador, especializados em operações de salvamento em estruturas colapsadas, resgate terrestre e busca por desaparecidos. A delegação partiu para integrar a força-tarefa na última quarta-feira, 23, onde deve permanecer até a próxima semana.

“Iniciamos as buscas nos locais determinados pelo posto de comando da operação. Com o apoio das demais corporações e dos cães de busca e resgate, conseguimos localizar e entregar as vítimas para a família”, disse o comandante da delegação amapaense, tenente Diego Nunes.

A ação integrada atua de forma intensiva para atender as mais de 2500 ocorrências registradas pela Defesa Civil em Petrópolis; cerca de 2000 delas relacionadas a deslizamentos. As vítimas somam 210 pessoas e, de acordo com o último levantamento divulgado pelo município, 48 pessoas ainda estão desaparecidas.

As buscas se concentraram nas localidades do Morro da Oficina, Vila Felipe, Chácara Flora, Sargento Boening, Floresta e pelo Rio Piabanha.

Conheça a equipe

Os militares da delegação amapaense, sob o comando do tenente Diego, capacitados para operar neste tipo de ocorrência são: tenente Ladislau, subtenente Márcio Silva, os sargentos Aline Bastos e Barroso, os cabos Belo, Samiro e Roque, além de um binômio, dupla formada por um cão farejador e um militar adestrador, especializado em busca por desaparecidos em áreas extensas.

Essa dupla é composta pela soldado Alessandra Lopes, há 7 anos no Corpo de Bombeiros do Amapá, e a Jade, uma cadela da raça pastor-belga, de 2 anos, adestrada para ocorrências semelhantes à tragédia no Rio de Janeiro.

 

Governo do Amapá reforça ações de prevenção ao HIV para o Carnaval

Por: Rafaela Bittencourt 

As equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) já iniciaram a Campanha de Prevenção no Carnaval 2022. O objetivo principal é engajar na luta contra o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O Governo do Estado estendeu a cota de preservativos masculinos e femininos para 15 municípios do Amapá para ampliar o atendimento à população. Serão 30 mil preservativos masculinos e 30 mil preservativos femininos distribuídos até o dia 28 de fevereiro.

Os trabalhos são conduzidos pela Unidade de Doenças Transmissíveis do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SVS e consistem na atuação, junto aos municípios, para orientar e ofertar atendimentos à população mesmo após a suspensão dos eventos oficiais carnavalescos.

"Apesar de não termos os desfiles, as festas particulares foram liberadas em Macapá, por exemplo, por isso há necessidade de garantir ações preventivas. Neste momento, trabalhamos com a orientação aos municípios e também a distribuição de preservativos", explica Ivon Cardoso, gerente do Núcleode Vigilância Epidemiológica da SVS-AP.

"Também estaremos disponibilizando dispensadores de preservativos. Basta que os interessados busquem a SVS para ter acesso ao material", reforça Cardoso.

A ação acontece em parceria com a Prefeitura de Macapá, União Nacional LGBT, Universidade Federal do Amapá e Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo.

Falta de proteção entre os jovens

Além da pandemia de Covid-19, o HIV continua ativo na nossa sociedade. Dados mostram o crescimento, principalmente entre os jovens e em determinados públicos. Um levantamento da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira apontam queda no uso regular de camisinhas entre a faixa etária de 15 a 24 anos.

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) – realizada nas escolas de todo o país com adolescentes de 13 a 17 anos – reforça esse cenário: 35,6% dos alunos não usaram preservativos em sua primeira relação sexual. O mesmo estudo aponta que, quanto mais jovem, menor o uso da camisinha. Ao passo que 31,8% dos jovens de 16 e 17 anos não usaram preservativos em sua primeira relação sexual, esse índice sobe para mais de 40% entre os jovens de 13 a 15 anos.

 

- Entenda o fluxo de atendimento e reestruturação física do Programa de Tratamento Fora de Domicílio

O Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) suspendeu o serviço presencial até o dia 4 de março, quando as atividades para o público estão previstas para retornarem ao Superfácil da Zona Norte. Atualmente, o PTFD está atendendo na modalidade remota, através de e-mail, telefone e WhatsApp.

A nova estrutura do PTFD contará com 4 guichês e 2 salas de acolhimento para serviço assistencial de suporte e atenderá de segunda a terça-feira, das 8h às 12h, efetuando consultas de processo, consultas para liberação de ajuda de custo e demais orientações acerca do programa.

A nova estrutura possibilitará assistência mais acolhedora para os pacientes e dará maior celeridade ao serviço”, reforçou o gerente do PTFD, Francisco Cardoso.

Maior alcance

A previsão é de que daqui a 30 dias, o PTFD também passe a compor a grade de atendimentos ofertados pelo Superfácil da zona sul, após treinamento realizado com uma equipe própria para a assistência. O atendimento também será estendido para Santana, dentro das dependências do Superfácil do município, atendendo de forma quinzenal.

O processo para ingressar no PTFD é realizado através das unidades hospitalares demandantes.

 PTFD

O Programa Tratamento Fora Domicílio assegura aos usuários a realização de consultas, exames e procedimentos necessários para o caso clínico do paciente. O programa busca em clínicas, centros e unidades hospitalares do país que integrem o Sistema Único de Saúde, os serviços de especialidades que ainda não compõem a rede estadual de saúde.  

Canais de comunicação:

  • E-mail geral para envio de informações financeiras, atualizações de dados cadastrais/bancários, comprovações do tratamento realizado ou outras informações: programatfd@gmail.com;
  • Telefone: (96) 98423-4381;
  • Exclusivo para solicitar passagem de retorno ao Amapá: ptfd.passagem@gmail.com

O Superfácil da zona norte fica localizado na Rua da Liberdade, 355, no bairro São Lazaro e a unidade do município de Santana encontra-se na Av. Santana, nº 02, Área Portuária.

Fonte: Portal Governo do Amapá

 

- MP-AP se reúne com representantes da CEA na busca de soluções para problemas de interrupções de energia em Oiapoque

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), através do promotor de Justiça, Hélio Furtado da 1ª Promotoria de Justiça de Oiapoque, recebeu membros representantes da Companhia de Energia do Amapá (CEA Equatorial).

A visita teve como objetivo, dentre outros temas, a apresentação do plano de ação da CEA Equatorial para manutenção e correção das falhas na prestação de serviços de energia elétrica no Oiapoque, conforme determinado na decisão liminar em Ação Civil Pública (processo: 0000371-10.2022.8.03.0009).

Na referida decisão, o juízo da 2ª Vara de Oiapoque determinou que a CEA Equatorial faça a manutenção nos componentes elétricos e mecânicos de seu parque elétrico no município, como cabos, postes, transformadores, subestações e outros, a cada 15 dias, sob pena de multa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), a cada descumprimento, até o limite de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Ainda, foi determinado que a empresa renove o parque elétrico, mediante substituição de cabos, postes, transformadores, subestações e outros, no prazo de 90 dias, sob pena de multa de R$ 100.000,00 (cem mil reais), sem prejuízo da aplicação de nova sanção.

Na oportunidade, os representantes informaram que a empresa irá atuar no primeiro semestre desse ano para fazer as adequações no fornecimento de energia elétrica.

Participaram do encontro o superintendente técnico da CEA Equatorial, João Bosco; os gerentes de manutenção da empresa e de serviços técnicos e comerciais, Alexandre Ariel e Jair Sousa, respectivamente. Além do advogado da concessionária, Thiago Freitas.

Fonte: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Núcleo de Imprensa - Ana Girlene - coordenação - Texto: Elton Tavares e Addan Vieira