Cotidiano

Governo do Estado reforça recomendação aos municípios para aplicação da 4ª dose em adolescentes imunossuprimidos





Uma nova nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde recomendou que adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos(enfraquecimento do sistema imunológico) também devem ser imunizados com a dose de reforço – ou quarta dose – contra a covid-19.

O governo do Amapá reforça aos municípios que este público seja imunizado com todas as orientações necessárias, pois, a vacina aplicada deve ser exclusivamente da Pfizer, quatro meses após a terceira dose.

Anteriormente, a quarta dose de vacina contra a covid-19 estava disponível apenas para o público de imunossuprimidos com 18 anos ou mais, incluindo grávidas e puérperas.

"Estamos reunindo com os municípios para repassar as orientações e retirar dúvidas sobre a vacinação. Neste momento é necessário que todos estejam preparados para atender também este público", destaca Maria Angélica Oliveira de Lima, responsável pela Unidade de Imunobiológicos.

Até o momento, 16.884 doses de reforço foram aplicadas em todo o Amapá. A quarta dose pode ser encontrada pelo público em todas as unidades básicas de saúde.

Cobertura Vacinal

O Governo do Amapá já distribuiu 1.329.717 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 979.162 doses.

A população vacinável no Amapá é de 781.594 pessoas, sendo que 66,84% já receberam ao menos uma dose do imunizante e 58,32% com a segunda, terceira ou quarta dose.

 

- Governo divulga datas de feriado e ponto facultativo no período de Carnaval

Decreto define feriado na terça, 1º, e ponto facultativo na quarta, 2, até às 14h. Segunda, 28, será dia útil.

O governador do Amapá, Waldez Góes, assinou, nesta quinta-feira, 24, o Decreto Nº 0924 que estabelece o expediente nos órgãos públicos da administração estadual direta e indireta durante o período de Carnaval. O documento define:

  • Feriado na terça-feira, 1º;
  • Ponto facultativo na quarta-feira, 2, até às 14h.

Veja o decreto aqui

Na segunda-feira, 28, o expediente será normal. Ficam excluídos dos termos estabelecidos os serviços considerados essenciais que, por suas peculiaridades, devem permanecer em funcionamento, sob regime de plantão.

 

- Jovens são treinados para captar doadoras de leite materno no Amapá

Por: Jamylle Nogueira .Colaboradores: Cláudio Cunha s

A 2ª edição da campanha ‘doe leite, alimente vidas,’ voltou com todo gás. Nesta quarta-feira, 23, o Governo do Estado capacitou cerca de 100 beneficiários do Programa Amapá Jovem, que serão captadores de novas doadoras para abastecer o Banco de Leite Humano (BHL).

Os jovens aprenderam técnicas para ensinar as doadoras a coletar o leite. De acordo coordenadora do BHL, Darcilene Dias, para ir a campo é necessário que os jovens tenham a sensibilidade de repassar as orientações corretas de como as mães devem coletar o leite.

“O importante é sanar todas as dúvidas com relação a doação, e os jovens serão multiplicadores dessas informações. E, no Amapá Jovem, vemos muito engajamento e vontade de ajudar”, complementou a coordenadora.

A campanha contou com o cadastro de 200 mães doadoras, que vão desde bolsistas do Amapá jovem até a comunidade em geral. A partir nesta quinta-feira, 24, os beneficiários capacitados farão a distribuição de kits contendo frascos esterilizados, gazes, touca e etiqueta para identificação.

A monitora, Rosi Lopes, de 20 anos, está muito empolgada com a ação.

“Essa ação é uma oportunidade para orientar aquelas mães que não podem ir até o Banco de Leite, e poder salvar vidas de muitos recém-nascidos, pois esse é um ato de amor”, declarou a jovem

O secretário da Sejuv, Pedro Filé, reforçou que o programa sempre realiza campanhas de engajamento entre a juventude, e que a capacitação é crucial pra desenvolver o protagonismo da juventude.

“Esse ato de doação junto com o Banco de Leite é uma forma de mostrar que a gente continua ajudando a sociedade a partir do engajamento e responsabilidade social que os bolsistas e monitores do programa Amapá Jovem desenvolvem no programa”.

A meta é fazer o acompanhamento de todas as doadoras cadastradas até o final de fevereiro.

Fonte: Portal Governo do Amapá