Cotidiano

Governo do Estado certifica empresa Franbraz com Selo Amapá por levar produtos regionais ao mercado internacional





O governador, Waldez Góes, concedeu o Selo Amapá – Produto do Meio do Mundo para a empresa Trading Exportadora e Importadora Franbraz, que atua há 3 anos com produtos nacionais aos mercados das Guianas e Antilhas Francesas, como principal objetivo de fomentar o mercado amapaense e os produtos regionais como: farinha, tucupi, feijão e café.

Waldez Góes disse que esse é um reconhecimento pelo trabalho da empresa que tem levado as potencialidades do Amapá ao comércio exterior. E que uma vez certificada, a empresa vai poder ampliar ainda mais seus negócios, sobretudo, na relação com os que produzem produtos de origem sustentável e orgânico, que é o novo conceito do mercado mundial.

Estamos certificando a Franbraz que atua há alguns anos neste comércio exterior, entre o Amapá e o Platô das Guianas, dentre os produtos, trinta são genuinamente amapaenses. A cada dia esse mercado internacional o platô ganha força na questão dos produtos orgânicos e o governo do estado apoia o crescimento para mais geração de emprego e renda,” destacou Góes.

Para o proprietário da Franbraz, Felipe Azevedo, o Amapá ainda tem muitas potencialidades para oferecer no mercado internacional.

“Agradeço a Deus e a dedicação de minha equipe por termos chegado até aqui. Um exemplo, de como os produtos do Amapá têm alcançado o exterior é a farinha “couac”, um produto especial produzido nas aldeias de Oiapoque, que atualmente é uma das mais consumidas na Guiana, e já chegou na França e Caribe. Me sinto muito honrado, pois o Selo Amapá é a certificação de que estamos no caminho certo”, concluiu Felipe.

Antônio Teles Júnior, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), destacou que o selo reconhece a inovação do processo produtivo e administrativo da empresa, que com expertise trabalhou para na adequação de produtos nacionais e regionais às regulamentações internacionais.

“Se trata de empresa que está inovando os produtos da floresta para que sejam comercializados em mercados que são extremamente exigentes. E a principal contribuição do Selo Amapá é qualificar um produto orgânico, de herança populacional é gerar riqueza na economia do estado”, frisou Teles.

 

Selo Amapá – Produto do Meio do Mundo

É uma política pública de valorização dos produtos fabricados no Amapá, que foi criado através da lei estadual nº 2.235/2017 e regulamentado pelo decreto estadual nº 4.027/2017.

Esse reconhecimento atesta a origem, fortalece as características da região, agrega valor social, econômico, ambiental e cultural aos produtos genuinamente amapaenses, que ganham força e autoridade no mercado, especialmente no comércio exterior.

O selo Amapá está presente nos 16 municípios do estado. Desde a criação, o governo do Amapá já certificou mais de 100 empresas, com o selo de origem – selo Amapá em todo o estado. 

Já são 113 empresas amapaenses certificadas e fortalecidas com o Selo Amapá-Produtos do Meio do Mundo.

 

Confira outras notícias 

Mais de 2 mil servidores tiveram progressão funcional nos meses de janeiro e fevereiro

O Governo do Amapá assegura direitos e avança com a valorização dos servidores do Estado. Somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, mais de 2 mil servidores elevaram na carreira por meio da progressão funcional.

Os funcionários públicos atendidos neste planejamento inicial do Estado são dos grupos Magistério, Saúde, Polícias Civil e Penal, Gestão e Meio Ambiente e Ordenamento Territorial, Ciência , Tecnologia e Produção. Somente no mês de janeiro, foram 65 portarias determinando a progressão de 982 servidores; outros 1.060 foram atendidos em fevereiro com o benefício.

A medida assegura a evolução destes profissionais dentro da carreira e estimula maior eficiência na gestão pública. Entre os critérios para a progressão funcional estão: a qualidade e produtividade do serviço prestado, pontualidade e assiduidade, habilidades de iniciativa e cooperação, entre outros que compõem a nota de avaliação do servidor.

De acordo com a secretária de Administração (Sead), Suelem Amoras, o Amapá é destaque nacional ao implementar medidas de valorização funcional e modernização administrativa mesmo com as sucessivas crises  econômicas que atingem o país desde 2016.

“O Amapá foi um dos poucos estados do país que não suspendeu direitos de servidores. Ao contrário, manteve as progressões horizontais e verticais a esses trabalhadores, mesmo com a grave crise fiscal que o país enfrentou em meados de 2016, que afetou também os estados e, mais recentemente, com os desafios impostos pela pandemia de covid-19. Seguimos em frente com a Agenda do Servidor, assegurando direitos, modernizando a Administração Pública e garantindo avanços para a melhoria da gestão”, ressaltou a secretária de Administração (Sead), Suelem Amoras.

A Agenda do Servidor é uma iniciativa de gestão que implementa soluções estruturais para a administração pública, assegura direitos dos funcionários públicos e este diálogo permanente.

Administração Moderna
 
A secretária da Sead também destacou o processo de modernização implementado pelo Governo que torna toda a administração pública mais eficiente.
 
“Parte do planejamento do Estado era a maior agilidade nos processos de progressões horizontal e vertical e outros, antes feitos manualmente. Desde 2019, estes processos são informatizados, o que garante mais celeridade para a avaliação dos servidores e concessão dos benefícios. Modernização que seguimos implantando para tornar ainda mais eficiente a gestão pública”, complementou Amoras.

 

- Governo amplia o número de famílias beneficiadas pelo Renda Para Viver Melhor e confirma pagamento para quarta, 23

 

Por: Jamylle Nogueira 

 

O Governo do Amapá informa que o pagamento do Renda Para Viver Melhor referente ao mês de fevereiro estará disponível para saque nesta quarta-feira, 23. Foram incluídas no programa mais de 200 famílias, que juntas contabilizam 6,6 mil beneficiários em todo estado. Agora, o montante totaliza R$2.060.997,00, recursos do tesouro estadual.

Os valores estarão disponíveis para saque e movimentação ao longo do expediente bancário. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) recomenda que seja dada a preferência do uso do benefício na função de débito, a fim de evitar aglomerações em caixas eletrônicos por causa do risco de contágio do novo coronavírus.

 

- Nota de pesar pelo falecimento do jornalista Clíver Campos

Cliver foi um grande comunicador, atuando em assessorias institucionais, jornais e diversas rádios, entre elas a estatal Difusora de Macapá.  

O Governo do Estado do Amapá manifesta profundo pesar pelo falecimento do jornalista Cliver de Brito Campos, ocorrido nesta segunda-feira, 21, em Macapá.

Cliver foi um grande comunicador, atuando em assessorias institucionais, jornais e diversas rádios, entre elas a estatal Difusora de Macapá. Com muita alegria e entusiasmo era apaixonado pelo Ypiranga Clube e Piratas da Batucada.

O Estado perde um hábil jornalista, que deixa na profissão um exemplo de simplicidade e carisma. Aos familiares e amigos o Governo do Amapá deseja que Deus conforte seus corações.

 

- Escola Gabriel de Almeida Café celebra sucesso dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio

Por: Bárbara Ribeiro 

Na tradicional escola estadual Gabriel de Almeida Café, área central de Macapá, a manhã desta terça-feira, 22, foi de festa e alegria para a comunidade escolar.

A instituição promoveu um encontro entre os estudantes da 3ª série do ensino médio para celebrar o sucesso deles na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021. Os alunos conquistaram notas de até 980 pontos.

Além de comemorar, o momento serviu para que professores e estudantes pudessem avaliar todo o processo que os levou até ali.

Considerada a mais temida dentre as competências que o ENEM exige, a prova de redação sempre deixa estudantes e professores preocupados em estar o mais preparado possível no momento do exame.

Pensando nisso, a professora Ronilda Balieiro, que ensina Língua Portuguesa, Literatura e Redação na Gabriel de Almeida Café, traçou numa estratégia que tivesse constância e fosse efetiva no processo de construção de texto.

“A minha estratégia enquanto professora deles foi de ensinar parte por parte de uma redação. Primeiro começamos pela introdução e só quando todos sabiam de fato introduzir um texto, que passávamos para a etapa seguinte e assim por diante”, explicou a professora.

Para a estudante Annye Gabrielly Carmo, que fez 980 pontos, a maior média da escola na prova, o momento foi de emoção e também de refletir sobre o esforço individual nos próprios objetivos.

“Não acho que meu desempenho foi total. De zero a dez eu me dou oito. Quando vi a nota fiquei bastante emocionada, me faz pensar aonde posso chegar se meu esforço for integral”, analisou a estudante.

A Secretária de Educação, Goreth Sousa, esteve pessoalmente na escola para parabenizar cada estudante e professor que foi responsável por esse momento de celebração. Segundo ela, o Governo do Amapá trabalha para que cada vez mais os resultados positivos sejam superiores diante das dificuldades.

“Sabemos que não é uma caminhada fácil e que as condições ideais não existem, mas o resultado de vocês só nos deixa mais confiante em seguir trabalhando para melhorar a educação do nosso Estado”, ratificou a secretária.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá