Política

Biden convoca Conselho de Segurança Nacional neste domingo





O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convocará o Conselho de Segurança Nacional neste domingo (20.fev.2022) para discutir a escalada da tensão entre Rússia e Ucrânia. De acordo com a mídia local, é incomum que o conselho se reúna aos domingos.

A reunião foi divulgada em um comunicado oficial da secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki. Ela declarou que a equipe dos EUA na região do conflito “reafirma que a Rússia pode atacar a Ucrânia em qualquer momento”.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) classificou o risco de ataque da Rússia como “muito alto”. No sábado (19.fev), separatistas pró-Rússia ordenaram a aliados que se mobilizem para um possível confronto.

Forças governamentais ucranianas e rebeldes pró-Rússia relataram bombardeios na região leste da Ucrânia nos últimos dias. No sábado, Kiev informou que um de seus soldados foi morto.

Os russos, em contrapartida, tem constantemente negado qualquer plano de atacar o país vizinho.

A origem do conflito

A Rússia reconheceu a Ucrânia como país independente em diversos acordos internacionais, como o Memorando de Budapeste de 1994. Contudo, a Ucrânia permaneceu economicamente dependente do país vizinho.

A Ucrânia buscou se aproximar da União Europeia e da Otan. A Rússia declarou se sentir ameaçada com a presença da aliança militar em sua fronteira e tenta impedir a adesão da Ucrânia à Otan.

 

 

- Presidente da Ucrânia pede cessar-fogo imediato no leste do país

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, pediu neste domingo (20) um cessar-fogo imediato na parte leste do país, onde os confrontos entre separatistas pró-Rússia e forças ucranianas se intensificaram nos últimos dias.

Ele acrescentou que a Ucrânia apoia as negociações de paz dentro do Grupo de Contato Trilateral (TCG, em inglês), das quais o país participa, junto com a Rússia e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

"Nós defendemos a intensificação do processo de paz. Apoiamos a convocação imediata do TCG e a introdução imediata de um regime de silêncio", publicou Zelenskiy no Twitter.

 

Fonte: Poder360 - Agência Brasil