Cotidiano

Mais de 56,5 mil clientes que economizaram energia receberam R$ 6 milhões em descontos no AP





Benefício, concedido no mês de janeiro, integrou programa do governo federal para reduzir consumo entre setembro e dezembro de 2021 em função da crise hídrica.

Em janeiro, 56.580 unidades consumidoras credenciadas na Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) receberam, ao todo, R$ 6 milhões em descontos. O benefício, garantido por meio de um programa do governo federal, foi concedido àqueles que economizaram o uso da energia elétrica entre setembro e dezembro de 2021, em função da crise hídrica. 

As informações do Amapá no Programa de Incentivo à Redução Voluntária de Consumo de Energia foram divulgadas pela Equatorial Energia, que administra a CEA. Conforme a empresa, o desconto chegou às faturas em janeiro. 

Não foi necessário um cadastro para receber o benefício, a própria companhia fez uma comparação com o consumo realizado no mesmo período de 2020. 

Na crise hídrica, por falta de chuvas suficientes, houve baixa do nível dos reservatórios em hidrelétricas de todo o país e, consequentemente, houve o aumento da geração de energia térmica, elevando o valor da conta de energia. 

O benefício concedido em janeiro abrangeu consumidores de baixa tensão (grupo B) e os de média e alta tensão (grupo A), que inclui os clientes de consumo residencial, industrial, comércio, serviços, serviço público, e ainda os residenciais com benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Fonte: g1 Amapá - Foto: John Pacheco