Cotidiano

Hemoap registra queda nas doações de sangue durante os primeiros 45 dias de 2022





O Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap (SCOS) do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) registrou queda de 10% no fluxo de doadores de sangue na unidade, comparando os 45 dias iniciais de 2021 com o mesmo período em 2022.

A média de doadores diários durante os 45 dias iniciais de 2021, era de 40 pessoas. Em 2022, no mesmo período, a unidade registrou somente 36 doadores por dia.

O hemocentro atribui a diminuição nas doações a três fatores: afastamento do público por conta do surto de síndromes gripais, aumento nos casos de Covid-19 e período chuvoso, que tradicionalmente afeta o estoque de sangue da unidade.

A queda acontece em um período em que a demanda nas unidades hospitalares aumentou, segundo o SCOS. O Hemoap abastece todas as unidades hospitalares públicas e particulares do Estado do Amapá e, por isso, o ideal é que no mínimo 87 pessoas aptas compareçam diariamente ao hemocentro.

“O ato de doar sangue ajuda diversas vidas, principalmente as de quem passa por algum procedimento cirúrgico, está em processo de quimioterapia e outros tratamentos. O sangue não pode ser produzido de forma artificial, então é necessário que os voluntários nos ajudem a manter o estoque sempre cheio, independentemente do período do ano ou clima”,reforçou a chefe do serviço de captação e orientação social, Elmira Melo.

Estoque do hemocentro

Atualmente, o estoque do Hemoap está baixo para as tipagens O+, O-, A+, e A-, mas o instituto reforça a necessidade de doadores voluntários de qualquer tipo sanguíneo para fortalecer o estoque.

Durante a doação são retirados, no máximo, 450 ml de sangue. O volume é reposto pelo organismo durante o período de 72 horas após o procedimento.

O intervalo de tempo para doação de sangue é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Homens podem doar até 4 vezes por ano e as mulheres 3 vezes. Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis e maiores de 70 anos só podem doar se houver histórico de assiduidade.

A pessoa só é classificada como apta ou inapta após uma triagem clínica que consiste num questionário sobre a saúde e o estilo de vida do possível doador.

Mudança nos critérios de doação de sangue para quem teve Covid-19

O período de espera para que quem teve Covid-19 possa doar sangue diminuiu de 30 para 10 dias. A contagem deve ser feita a partir da recuperação da doença, ou seja, após o último dia dos sintomas. Quem testou positivo para Covid-19 e não apresentou sintomas da doença também deve esperar 10 dias para comparecer ao Hemoap.

Quem teve contato próximo com alguém contaminado é considerado inapto para doação e deve esperar 7 dias contados após o último contato com a pessoa positivada para a doença. 
Sem sinal de sintomas durante esse período de espera, o voluntário pode doar.

Cuidados pré e pós doação de sangue

Não é possível doar sangue em jejum, por isso, antes de realizar a doação, é fundamental consumir alimentos leves. A recomendação é que alimentos gordurosos sejam evitados. Após doar sangue, é indicado fazer um pequeno lanche. É recomendado evitar esforços físicos exagerados por, no mínimo, 12 horas.  É indicado que a pessoa não fume por cerca de 2 horas e evite bebidas alcoólicas por até 12 horas.

Antes e depois de doar sangue, hidrate-se.

Como entrar em contato com o Hemoap

O Hemoap fica localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp: (96) 98811-0200.

 

Confira outras notícias 

- Nova Economia do Amapá: Governo apresenta floresta sustentável como investimento estratégico

A Exploração Florestal Sustentável recebeu posição de destaque na reunião de apresentação do Plano da Nova Economia do Amapá. O mercado tem como maior aposta a concessão florestal, setor que posiciona o Amapá como referência para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no investimento de novos projetos.

O Plano Econômico visa trazer um conjunto de ações com base sustentável e social, que beneficie o desenvolvimento do Estado, trabalhando na geração de mais emprego, renda e qualidade de vida ao amapaense.

Durante a apresentação do plano, o governador do Amapá, Waldez Góes, destacou o resultado de um trabalho árduo dos últimos seis anos de governo para construir um programa de Estado seguro, que possibilita ao Amapá tranquilidade econômica pelos próximos 8 anos, independente de gestão.

“O plano apresentado tem foco no desenvolvimento para promover a sustentabilidade econômica, ambiental e social do nosso Estado, pois, 2022 será um ótimo ano para os amapaenses e os próximos 8 anos serão consolidados economicamente com esse programa”, afirmou o governador.

Com dados apresentados no evento do que já vem sendo feito e está sendo traçado para os próximos anos, o setor de concessão florestal dispara como um dos melhores indicadores de produtividade da Amazônia.

De acordo com o presidente da Agência Amapá, Antônio Teles Júnior, o Estado tem um grande projeto no ramo de concessão florestal, que é referência nacional para novos projetos idealizados pelo BNDES.

"Esse projeto que hoje contempla 207 mil hectares de concessão, irá alcançar um total de 300 mil hectares de floresta amapaense até o final de 2022. Sendo importante ressaltar que esse manejo florestal amplo e de larga escala, terá o diferencial de um projeto que estará focado no mercado interno e, ao mesmo tempo, estruturar a participação de quem está na floresta", elencou Teles.

A estimativa é que o projeto não seja unicamente para a concessão florestal, beneficiando também outras indústrias, como a produção moveleira e produtos não-madeireiros, tendo como estimativa de estruturação de projetos na ordem de R$ 500 milhões. Além da possibilidade de ampliação e também da inclusão e exploração mineral desses processos.

Segundo o presidente Teles, a ideia também é poder levar o projeto para a bolsa de valores, trazendo capital de fora, porém associado ao capital local, para distribuir tecnologia e inovar.

"Vamos lançar novos projetos de concessão florestal e ao inovar com ampliação do arco de ação vamos potencializar e gerar cada vez mais emprego e renda, atraindo recurso privado. Isso é importante, gerar segurança jurídica para que o setor privado possa investir no Amapá", disse o gestor. 

 

 

- Sindicato dos Urbanitários apoia Governo na criação da companhia Ideas S.A

 

Por: Anne Santos 

 

Os membros do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Amapá (Stiuap) reafirmaram o apoio para os avanços da criação da empresa de Serviços de Inclusão Digital, Energias Alternativas e Saneamento (Ideas S. A) na última quarta-feira, 16, durante agenda com o governador, Waldez Góes, onde também foram tratadas outras questões de interesse da categoria.

A nova companhia levará soluções em internet, energias renováveis, água e esgoto para as comunidades mais isoladas do Amapá. O projeto para criação da Ideas está na Assembleia Legislativa para aprovação e é uma estratégia para a nova  perspectiva de atuação dos servidores da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), após a concessão do serviço de saneamento nas sedes dos 16 municípios ao Consórcio Marco Zero.

Na ocasião, o chefe do Executivo reafirmou o compromisso com a categoria e colocou o governo à disposição no apoio para a criação de alternativas voltadas aos trabalhadores.

“Esse novo modelo de empresa vai beneficiar as comunidades tradicionais com qualidade de vida, além de manter o emprego dos trabalhadores. Estamos à disposição para avançarmos nas pautas com a categoria”, afirmou Góes.

Para o presidente do STiuap, Gedilson Oliveira, o apoio do governo tem sido fundamental nesse processo de transição.

“A gente fica muito feliz em representar todos os trabalhadores dos Urbanitários, em particular, nesta pauta, os da Caesa, para que a gente busque aprovação do projeto da empresa Ideas no estado”, informou Oliveira.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá

 

Revitalização na frota de veículos da Assembleia Legislativa do Amapá.

 

Após estudo de viabilidade e economia, a Assembleia Legislativa do Amapá realizou o processo licitatório para aluguel de veículos automotores, ocorrido no ano de 2021, e nesta manhã (16.2.2022) entregou para os diretores e chefes de setores os veículos que serão utilizados no desenvolvimento de suas atividades. Esta é mais uma etapa de reconstrução das atividades administrativas do Poder Legislativo.

A entrega aconteceu no prédio anexo da Assembleia Legislativa. O diretor administrativo, Cezar Melo, informou que a frota de carros que estava sendo utilizada pelos setores da Casa e, até mesmo pelos parlamentares, já tinha mais de 10 anos e o custo de manutenção e revisão estava sendo muito alto.
"Não se trata de uma aquisição, para o patrimônio da Casa, mas uma locação. Foi feito um processo de licitação para alugar esses veículos, mas antes, a equipe da Casa realizou um estudo e constataram que era mais econômico alugar. E hoje estamos entregando os veículos para serem usados pelos setores administrativos e legislativos da Casa", declarou o diretor.

O contrato prevê o aluguel de 24 carros, que serão divididos como os de uso fixo, que foram entregues hoje, e outros de aluguel eventuais, ou seja, os carros que estiverem no modo de aluguel eventual serão devolvidos, para locadora, após serem utilizados.

Cezar enfatizou que esta é mais uma etapa de renovação e modernização da Assembleia que possibilitará um melhor desempenho das atividades legislativas e administrativas. "Se não fosse a força política do presidente Kaká Barbosa e a anuência dos demais parlamentares não seria possível chegar onde estamos". 
Muitos são os progressos que o Poder Legislativo tem conquistado na gestão do presidente Kaká Barbosa, o prédio antigo reformado, o prédio anexo com sua construção pronta, o concurso público finalizado e em andamento para fase de convocação dos novos servidores efetivos. Em processo de licitação, está a aquisição dos móveis do novo prédio. "Hoje temos uma assembleia que trabalha com transparência e com o apoio do presidente tem sido possível realizar todos esses avanços", finalizou Cezar Melo, diretor administrativo.

Fonte: ALAP