Esporte

UCL: Firmino sai do banco e marca em vitória do Liverpool sobre Inter





Inter de Milão e Liverpool fizeram, em Milão, um jogo digno de oitavas de final de Champions League na tarde de hoje. Melhor para os ingleses, que foram mais eficientes nas chances de gol e venceram por 2 a 0.

Os atacantes Roberto Firmino — que saiu do banco de reservas — e Salah marcaram para o time de Jurgen Klopp já no 2° tempo.

 

A partida de volta acontece no dia 8 de março, a partir das 17h (de Brasília), no lendário estádio Anfield, em Liverpool.

UOL Esporte resumiu o que foi o agitado duelo entre italianos e ingleses. Confira abaixo:

Estudar o adversário? Que nada!

Esqueça aqueles inícios de jogos mornos e sem grandes chances: Inter x Liverpool começou bastante movimentado. A primeira chance de gol surgiu com o time da casa, que fez marcação pressão em cima do adversário. Em roubada de bola de Dumfries no campo de ataque ainda aos quatro minutos, Lautaro Martínez aproveitou a sobra e bateu muito perto do gol de Alisson.

Rapidamente, os ingleses reagiram e responderam com Salah e Fabinho, respectivamente. Os dois acabaram travados em finalizações e quase surpreenderam Handanovic.

Em meio à "trocação", o lance mais perigoso dos minutos iniciais do jogo saiu com Çalhanoglu, aos 16 minutos. Ele recebeu cruzamento rasteiro de Perisic e, de perna esquerda, carimbou o travessão dos visitantes.

A nova resposta veio sete minutos depois: em escanteio cobrado por Robertson, Mané emendou uma bicicleta após desvio da zaga da Inter e viu a bola parar na rede pelo lado de fora.

Lautaro Martínez teve a primeira grande chance da partida entre Inter de Milão e Liverpool - Alessandro Garofalo/Reuters - Alessandro Garofalo/Reuters

Lautaro Martínez teve a primeira grande chance da partida entre Inter de Milão e Liverpool

Imagem: Alessandro Garofalo/Reuters

Um pouco menos insano...

Apesar de as duas equipes continuarem com a pressão para roubar a bola, as chances de gol diminuíram drasticamente na parte final do 1° tempo.

Alexander-Arnold, em um chute para cima do gol, e Skiriniar, em uma cabeçada que foi para a fora, protagonizaram algumas das poucas oportunidades de perigo até o intervalo.

Pressão italiana e mudanças no Liverpool

Jurgen Klopp voltou para o 2° tempo com o brasileiro Roberto Firmino substituindo Diogo Jota, que teve atuação bastante apagada nos 45 minutos iniciais — enquanto isso, Simone Inzaghi não mexeu em seu time.

Mesmo sem alterações, foi a Inter quem voltou melhor dos vestiários. Aos seis e sete minutos, em dois lances muito semelhantes, os italianos por pouco não abriram o placar: em ambas as jogadas, a bola foi cruzada da esquerda, mas ninguém conseguiu empurrar para a rede.

Aos 14 minutos, a Inter até chegou a balançar as redes com Dzeko, mas o atacante estava completamente impedido no momento do passe e o lance foi anulado pela arbitragem.

Com seu time acuado, Klopp não esperou o pior e fez mais mudanças no Liverpool: KeitaHenderson e Luis Díaz entraram no lugar de Elliott, Fabinho e Mané.

Jurgen Klopp se preocupa durante Inter de Milão x Liverpool, pela Champions League - Alessandro Garofalo/Reuters - Alessandro Garofalo/Reuters

Jurgen Klopp se preocupa durante Inter de Milão x Liverpool, pela Champions League

Imagem: Alessandro Garofalo/Reuters

Quem não faz, toma!

A blitz dos mandantes continuou e, já na metade final do 2° tempo, Alexis Sánchez saiu do banco para substituir Lautaro.

Apesar de novas chances dos mandantes, foi o Liverpool quem abriu o placar — e com um dos atletas que começaram no banco.

Aos 30 minutos, em escanteio cobrado por Robertson, o brasileiro Roberto Firmino apareceu na 1ª trave e desviou ao gol de Handanovic, que não conseguiu fazer a defesa: 1 a 0.

Roberto Firmino, do Liverpool, abriu o placar para sua equipe no jogo contra a Inter de Milão na Champions League - Filippo MONTEFORTE / AFP - Filippo MONTEFORTE / AFP

Roberto Firmino, do Liverpool, abriu o placar para sua equipe no jogo contra a Inter de Milão na Champions League

Imagem: Filippo MONTEFORTE / AFP

Salah mata o jogo

O Liverpool definiu a vitória sete minutos depois. Em novo cruzamento da direita, agora de Alexander-Arnold, o zagueiro Van Dijk subiu mais do que todo mundo e ajeitou para o meio.

Salah, com muita categoria, apareceu no meio da área e, de perna esquerda, deslocou Handanovic para ampliar o marcador: 2 a 0.

Os gols em sequência esfriaram completamente a Inter, que perdeu o poder ofensivo e acabou neutralizada até o apito final.

Ficha técnica: Inter de Milão 0x2 Liverpool

Torneio: Champions League (ida das oitavas de final)

Data: 16 de fevereiro de 2022

Local: Estádio Giuseppe Meazza (San Siro), em Milão

Horário: 17h (de Brasília)

Gols: Firmino (30 min do 2° tempo), Salah (37 min do 2° tempo)

Inter de Milão: Handanovic; Skriniar, De Vrij (Ranocchia) e Bastoni; Dumfries (Darmian), Vidal (Gagliardini), Brozovic, Çalhanoglu e Perisic; Lautaro Martínez (Alexis Sánchez) e Dzeko. Técnico: Simone Inzaghi

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk e Robertson; Fabinho (Henderson), Thiago Alcântara e Elliott (Keita); Mané (Luis Diaz), Salah e Diogo Jota (Firmino). Técnico: Jurgen Klopp

 

 

 

- Em casa, RB Salzburg sai na frente, mas sofre empate do Bayern no fim do jogo

Time austríaco controla resultado até os 44 do segundo tempo, mas Coman coloca igualdade no placar no primeiro jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões

Resumão

O RB Salzburg, na primeira vez em que disputou uma partida de oitavas de final da Liga dos Campeões, jogou melhor, mas não conseguiu vencer o Bayern de Munique. Em um jogo muito movimentado, onde as melhores chances foram dos austríacos, Adamu abriu o placar aos 20 minutos, mas Coman empatou para os bávaros aos 44 do segundo tempo na Red Bull Arena. Os alemães precisam vencer para avançar, já que o gol fora de casa não é mais critério de desempate.

Coman comemora gol de empate do Bayern contra o RB Salzburg

Coman comemora gol de empate do Bayern contra o RB Salzburg (Foto: AFP)

RB Salzburg sai na frente

Os donos da casa jogaram melhor que o Bayern nos primeiros 45 minutos e conseguiam vitória parcial no intervalo. Sempre com muita intensidade e muita velocidade pelos lados, principalmente pela direita, com Adeyemi, o RB Salzburg não dava espaços ao adversário e chegou com merecimento ao gol de Adamu, aos 20 minutos. O time austríaco ainda obrigou o goleiro Ulreich a fazer boas defesas durante a primeira etapa. 

Adamu comemora gol do RB Salzburg contra o Bayern de Munique

Adamu comemora gol do RB Salzburg contra o Bayern de Munique (Foto: AFP)

Água mole em pedra dura...

Na segunda etapa, o Bayern de Munique ocupou ainda mais o campo de ataque, com os donos da casa trabalhando para controlar o resultado construído no primeiro tempo. Porém, até o fim do jogo, os bávaros não conseguiram acionar o melhor jogador do mundo. Robert Lewandowski foi anulado na partida e pouco participou. O time alemão chegava principalmente com cruzamentos pelos lados. Até que, aos 44 minutos, Coman recebeu após desvio de cabeça de Thomas Muller e empatou a partida.

Coman finaliza para empatar RB Salzburg x Bayern de Munique

Coman finaliza para empatar RB Salzburg x Bayern de Munique (Foto: AFP)

 

Fonte: UOL - GE