O Governo do Amapá lançou, nesta quarta-feira, 16, o edital de seleção para profissionais que pretendem atuar nos Programas de Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
As inscrições acontecem de forma online no período de 17 a 27 de fevereiro, com vagas disponibilizadas para Consultores de Formação; Coordenadores Estaduais e Formadores da Rede Estadual, divididas nos níveis I, II e IV, com bolsas incentivo que variam de R$ 600 a R$ 4 mil.
PARA ACESSAR O EDITAL, CLIQUE AQUI.
Os profissionais selecionados terão que realizar ações pedagógicas a partir de formações continuadas de Professores, Coordenadores Pedagógicos, Gestores Escolares e profissionais da educação não docentes, conforme estabelecido em edital.
O processo de seleção inclui análise curricular e prova didática online. Todas as funções exigem o cumprimento da carga horária de 40 horas propostas pelo programa.
Para cada nível de bolsa, o candidato deve apresentar as documentações que possibilitam atingir a pontuação máxima. As etapas do certame, os critérios e documentação necessária para cada função podem ser conferidas no edital.
Inscrição
É obrigatório que o candidato preencha todos os campos e envie todos os documentos solicitados no ato de inscrição, de forma online, pelo site: https://bit.ly/InscricaoPSSFormador22.
- “Escola de tempo integral oportuniza ao estudante momentos de partilha, convívio e aprendizado”, diz professora da Escola do Novo Saber
Estratégia lançada pelo Governo do Amapá desde 2017, as Escolas do Novo Saber, de tempo integral, contam com 31 estabelecimentos de ensino espalhados nos 16 municípios do Estado. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) separou o relato de quatro professores que atuam nas Escolas do Novo Saber e que vão ajudar na escolha dessa modalidade de ensino.
Por que matricular seu filho em uma escola do Novo Saber?
De acordo com a professora de Língua Portuguesa da Escola do Novo Saber Maria do Carmo Viana (Macapá-AP), Sânzia Fernandes, é preciso convidar os pais e responsáveis a conhecer as propostas advindas desse modelo de ensino para que se sintam mais à vontade quando tiverem que escolher onde matricular seus filhos. Para ela, as vantagens de uma escola de tempo integral são muitas.
“A escola de tempo integral oportuniza ao estudante momentos de partilha, convívio e aprendizado. Nas escolas do Novo Saber o estudante tem a oportunidade de escolher projetos em que ele tenha a intenção de participar, além de usufruir de toda a infraestrutura para as disciplinas eletivas e práticas laboratoriais”, comentou a professora.
O diferencial de um estudante de escola do Novo Saber
O professor de educação física, Bruno Castro, também da escola Maria do Carmo Viana, acredita que durante sua formação numa escola de tempo integral, o estudante se vê como protagonista do próprio caminho acadêmico, ao passo que os professores se enxergam como condutores e auxiliares dessa história.
“O nosso foco principal é ajudar os estudantes a tomarem iniciativas individuais dentro dos projetos que a gente pode proporcionar. Quem vai decidir em qual área quer se aprofundar e quais outras habilidades quer desenvolver, são eles. Nisso, a gente percebe que eles vão cada vez mais se tornando protagonistas das suas vidas, dentro e fora da escola”, contou o educador.
Sobre as disciplinas eletivas da escola do Novo Saber
As eletivas fazem parte dos itinerários formativos do novo ensino médio e trabalham através de projetos, a interdisciplinaridade de matérias diferentes, como língua inglesa e química, semestralmente. A professora Rosimary Pantoja, da escola do Novo Saber Tiradentes, em Macapá, que já comandou uma eletiva, explica que o objetivo principal dessa disciplina é que os alunos se apropriem dos assuntos e possam apresentar no final do processo, tudo o que foi feito durante o projeto.
“No final do semestre quando os alunos apresentam para as demais turmas o que foi feito no projeto percebemos que eles conseguem absorver o conteúdo de uma maneira informal e satisfatória, além de desenvolver outras habilidades no meio do processo”, relatou a professora.
Sobre as práticas experimentais das escolas do Novo Saber
A professora de química da Escola do Novo Saber Tiradentes (Macapá - AP), Michelle Cabral, participa dessa metodologia de ensino desde o começo, ou seja, 2017. E explica como ocorre a disciplina de química no segmento das práticas experimentais.
“Costumo dizer que estudar química não é difícil, mas também não é fácil. As práticas experimentais revolucionaram o processo de ensino aprendizagem porque aproximam o estudante para a disciplina e ele desenvolve melhor o que antes era visto apenas de forma teórica. A gente consegue perceber essa mudança de interesse pela disciplina pós práticas experimentais”, disse Michele.
Matrícula no ensino médio integral
O período de matrículas para Escolas do Novo Saber já está disponível e nesse ano, a novidade é que em todos os municípios do Amapá você poderá encontrar uma.
Para saber mais sobre as matrículas, clique aqui.
Onde estão localizadas as Escolas do Novo Saber - Tempo Integral, no Amapá
Amapá: EE Vidal de Negreiros.
Calçoene: EE Juvenal Guimarães Teixeira.
Cutias do Araguari: EE Lourimar Simões Paes.
Ferreira Gomes: EE Profª Maria Iraci Tavares.
Itaubal: EE Wilson Hill de Araújo.
Laranjal do Jari: EE Profª Vanda Cabete.
Macapá: Colégio Amapaense, EE Tiradentes, EE Raimunda Virgolino, EE Maria do Carmo Viana, EE José Firmo, EE Jesus de Nazaré, EE Lucimar Amoras Del Castillo, EE Carmelita do Carmo, E. Quilombola Est. Daniel de Carvalho, EE Esther Virgolino, EE Bosque Amapá, EE Raimunda dos Passo, EE Jacinta Carvalho.
Mazagão: EE Dom Pedro I.
Oiapoque: EE Joaquim Nabuco.
Pracuúba: EE Ernesto Colares.
Pedra Branca do Amapari: EE Profª Maria Helena Cordeiro.
Porto Grande: EE Elias Trajano.
Santana: EE Alberto Santos Dumont, EE Augusto Antunes, EE Elizabeth Picanço Esteves.
Serra do Navio: EE Colônia de Água Branca.
Tartarugalzinho: EE São Tomé do Aporema.
Vitória do Jari: EE Munguba do Jari.
- PPI: produtores e técnicos recebem orientações práticas do maior produtor de raízes de maniva do Brasil
Como parte das ações do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI), foi realizada uma visita de campo na comunidade quilombola do Mel da Pedreira, distrito de Macapá. O local está sendo usando como área experimental para arranjo de mandiocultura no Amapá.
O objetivo da visita foi analisar as áreas que já receberam a plantação de mandioca de duas espécies – jurará e manivão – melhoradas para alto rendimento.
Em serviços anteriores, a terra recebeu arado, adubo e plantio com raízes selecionadas, através do projeto Reniva Amapá. A programação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A visitação também envolveu atividades práticas para produtores locais e técnicos da SDR, que foram ministradas pelo produtor e empresário Benedito Dutra, considerado o maior produtor de raízes de maniva do Brasil. Ele veio ao Amapá, trazido pelo Governo do Estado, para analisar e implementar experiências de cultivo de mandioca.
"Essa área que estamos visitando me parece propícia ao cultivo da maniva e isso nos traz grandes expectativas para futuras colheitas. Também conseguimos repassar um pouco das técnicas que usamos, como volume de insumo que usamos nas raízes e outros pequenos detalhes para ajudar em um melhor cultivo da mandioca", detalhou Dutra.
Os agricultores da região que receberam o auxílio técnico e os investimentos do PPI e do projeto Reniva se mostraram esperançosos com o trabalho que vem sendo desenvolvido.
"Não tínhamos recebido nenhuma atenção na agricultura, mas com esses projetos já temos a ideia que podemos colher até trinta toneladas de raízes por hectare, algo que antes só chegávamos em cerca de 12 toneladas, ou seja, com esse trabalho e auxílio, teremos uma excelente renda", destacou o agricultor Marineu Picanço.
No local, 20 famílias receberam os benefícios do PPI, com investimento de R$ 145 mil, e 20 hectares de área já foram preparados para o plantio de maniva.
Fonte: Portal Gpverno do Amapá
- Estado do Amapá e Município de Macapá apresentam, em terceira videoconferência do MP-AP, resultados sobre cessão de terrenos próximos às Escolas Risalva Freitas e Benigna Moreira
O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (PJDE), realizou, na última terça-feira (15), a terceira videoconferência, em continuidade às tratativas técnicas sobre a cessão de terrenos próximos às Escolas Estaduais Professora Risalva Freitas do Amaral e Professora Benigna Moreira de Sousa - localizadas no bairro Pantanal e Novo Buritizal, respectivamente. Na ocasião, o Estado do Amapá e o Município de Macapá apresentaram as decisões técnicas e resultados sobre o caso*
A videoconferência contou com a presença do assessor jurídico da Procuradoria Geral do Município (Progem), Alessandro Silva; do subsecretário de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Macapá (Semed), Ebrely Nunes; do coordenador de Regularização de Obras da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Erick Cardoso; da chefe da Unidade de Administração de Bens Imóveis da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Cinthya Mendes e, também, das equipes do Convênio N° 01/2020/MPAP/UNIFAP/FUNDAPE - sob coordenação do professor Antônio dos Martírios Barros e da PJDE. O procurador do Estado na Procuradoria do Patrimônio e Meio Ambiente (PPAM), Dr. Otávio de Santana, teve ausência justificada.
Cinthya Mendes descreveu os trâmites para solicitação do Termo de Cessão. “O andamento dessa solicitação começa, em que a Prefeitura solicita ao Gabinete do Governador uma área. Depois ocorre o encaminhamento do Gabinete do Governador à Seinf para fazer uma análise da área solicitada pela Prefeitura. Em seguida, a Seinf faz um memorial descritivo (...). Todo acolhimento dessa parte técnica é encaminhada à Secretaria de Estado da Administração. A Sead faz a formalização, por meio de um Termo de Cessão, porque a Sead é a gestora de patrimônio. A Sead vai pegar essas informações da Seinf e consultar os órgãos interessados. E se não houver, vamos fazer o Termo de Cessão para a Prefeitura, por um prazo de 20 anos”.
“A Secretaria de Estado da Infraestrutura, em parceria com Município de Macapá, através da articulação da Secretaria Municipal de Governo - SEGOV e o apoio técnico da Secretaria de Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano - SEMHOU, elaborou as peças técnicas e o memorial descritivo, para dar prosseguimento, junto a Secretaria de Estado da Administração, SEAD, na elaboração do Termo de Cessão de Uso de Bem Imóvel à Prefeitura de Macapá, um lote de terra contendo uma área de 5.803,75m², localizada na Rua Beira Rio, S/N, Bairro Pantanal, destinada a construção de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de 12 salas, padrão FNDE, que atenderá à Educação Integral. Como base para elaboração das peças técnicas, foram consideradas as informações cartoriais da matrícula 3376, Folha 1, Livro nº 2, e o levantamento topográfico feito “in-loco”, ressaltou Erick Cardoso.
Ebrely Nunes ressaltou que o Termo de Cessão decorrente do procedimento sobre a cessão da área próxima à Escola Municipal de Ensino Fundamental, Profª Benigna Moreira de Sousa, encontra-se concluído no Gabinete do Prefeito Antônio Paulo de Oliveira Furlan para assinatura. Destacou, ainda, que a Semed já realiza estudo de carência, com o intuito de verificar as etapas que o futuro educandário irá atender, e afirmou, ainda, que tal prédio será construído em curto espaço de tempo, na área próxima da Escola Risalva Freitas do Amaral.
O titular da Promotoria de Defesa da Educação, promotor de Justiça Roberto Alvares, avaliou. “Foi emocionante saber que, depois de pouquíssimas reuniões, nesta última videoconferência atingimos um resultado pragmático muito rápido. O caso da cessão de terrenos envolve construção de escolas e inclusão de mais crianças no sistema educacional, uma vez que a quantidade de jovens fora da sala de aula está crescendo assustadoramente e, jamais poderemos esmorecer diante da possibilidade de alterarmos esse quadro no sentido de, mediante tão concentrado esforço, promovermos suas inclusões nos ambientes escolares. Logo, a Promotoria de Justiça da Educação agradece e parabeniza o esforço de todas as pessoas envolvidas e espera, desde já, que seja marcada a data para assinatura dos Termos de Cessões das áreas, desaguando, daí, a construção de mais escolas”, finalizou.
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Ana Girlene - Núcleo de Imprensa - Texto: Luiz Felype Santos
- MP-AP emite Recomendação para que Município de Macapá tome providências para a segurança na região dos canais do Beirol
O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Urbanismo, Habitação, Saneamento, Mobilidade Urbana, Eventos Esportivos e Culturais De Macapá (PJUHS/MCP), emitiu, nesta quarta-feira (16), Recomendação Nº 0000001/2022-PJUHS ao Município de Macapá para que tome providências urgentes para a segurança no tráfego de veículos no "Canal do Beirol", localizado na zona sul da capital amapaense. A medida tem o propósito de garantir a segurança dos cidadãos que transitam na área e evitar prejuízos para a população.
O documento é assinado pelo titular da Promotoria de Justiça de Urbanismo, promotor de Justiça André Araújo. O objetivo é evitar novos acidentes no local, onde é recorrente que veículos caiam nos canais, causando danos patrimoniais e até vítimas fatais. Inclusive, esses fatos já foram noticiados inúmeras vezes pela imprensa amapaense.
“Os canais do Beirol, importantes para a drenagem dos bairros que ficam em seu entorno, apresentam erosão em suas margens e que, é objeto constante de despejo de esgoto, dejetos e outros objetos, encontram-se bastante assoreados. A área é um risco para as pessoas que ali transitam, pela falta de proteção lateral e pelo estreitamento das vias ao longo do local, onde já ocorreram vários acidentes, inclusive com vítimas fatais. E por conta disso, estamos trabalhando para que o Município tome as medidas necessárias para a segurança da sociedade”, comentou o titular da PJUHS, promotor de Justiça André Araújo.
Diante dos fatos, o MP-AP recomendou ao Município de Macapá que:
a) Promova a instalação de barreiras, muro, "guard rail" ou outros itens de segurança que dificultem ou impeçam a queda de veículos, pessoas e animais para dentro do "Canal do Beirol", no prazo de 90 dias;
b) Altere a direção do fluxo de veículos para que as vias ao longo do " Canal do Beirol " passem a ter apenas um sentido (mão única), visando aumentar a segurança dos veículos e pedestres que por ali transitam, no prazo de até 60 dias;
c) Apresente estudo ou projeto visando o saneamento do "Canal do Beirol", com o objetivo de acabar com o despejo de esgoto ao longo de seu curso, no prazo de 120 dias; d) Apresente projeto ou estudo visando coibir o assoreamento do "Canal do Beirol", aumentando a sua capacidade de drenagem, visando evitar alagamentos em suas adjacências, no prazo de 120 dias;
Fonte: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Ana Girlene - Núcleo de Imprensa - Texto: Elton Tavares