Cotidiano

Projeto Caminho Empreendedor alcançou 1,2 mil amapaenses em 2021





Através do Projeto Caminho Empreendedor, no ano de 2021 mais de 1,2 mil amapaenses foram alcançados por ações, cursos e oficinas diversas, com o objetivo de despertar, incentivar e nortear ao empreendedorismo como fonte de autonomia e renda. As qualificações são fruto da articulação do mandato da deputada estadual Marilia Góes (PDT), que é presidente da Comissão de Empreendedorismo do Legislativo Amapaense, além de entusiasta e ativista pelo fortalecimento do segmento.

O Caminho Empreendedor percorreu Macapá, Distrito do Coração, Santana e Distrito do Lourenço, seguindo os protocolos sanitários e de preservação da vida, necessários em tempos enfrentamento à Covid-19. 

Na área da beleza, as oficinas ensinaram: design de sobrancelhas com henna, lash lifting, maquiagem e alisamento térmico capilar. Também houve qualificações de artesanato mineral, brindes em feltro, enfeites natalinos. E cursos voltados ao gerenciamento de negócios, como precificação, boas práticas de fabricação de alimentos, controle financeiro, atendimento ao público, estratégias de marketing digital e outros. 
"Nosso mandato seguiu trabalhando pelo fortalecimento do empreendedorismo, mesmo em meio à pandemia. Acreditamos que este é o segmento que mais cresce e oportuniza a transformação de vidas, a geração de empregos, renda, dignidade e, consequentemente, desenvolvimento para o Amapá. Seguiremos atuando e acreditando no potencial empreendedor dos amapaenses", frisou Marilia Góes. 

PARCEIROS E QUALIFICAÇÕES

As ações em 2021 foram articuladas e garantidas junto a instituições protagonistas do segmento no estado, como o Sebrae Amapá, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Ageamapá), Centro de Educação Profissional de Santana Prof. Maria Salomé, além do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Amapá (Cerpis), Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), Ministério Público do Estado ? através do Núcleo de Práticas Restaurativas; e Tribunal de Justiça do Amapá. 

CINCO ANOS DE ATUAÇÃO

Desde 2017, quando iniciadas as ações, o projeto Caminho Empreendedor já alcançou mais de 7,6 mil pessoas em todo o Amapá.

Fonte: Assembleia Legislativa do Amapá - Foto: Ruan Alves e Vinícius Roza