Cotidiano

Com aumento de casos, Governo mantém restrições e amplia leitos para covid-19





Com o aumento de 1.042,6% na média móvel de casos confirmados de covid-19 no Amapá, o Governo do Estado decidiu pela manutenção das medidas de proteção à vida que suspende shows, festividades carnavalescas e outros eventos que gerem aglomeração.

 

Também será ampliada a retaguarda hospitalar, com novos leitos clínicos e de UTI na rede estadual, além de intensificação das fiscalizações e campanhas de imunização no estado.

“São decisões tomadas em observância aos indicadores epidemiológicos e amplo diálogo com as prefeituras municipais. Após quase dois anos de enfrentamento à doença, é sabido por toda a sociedade as medidas que são verdadeiramente eficazes no controle da pandemia”, reforçou o governador do Amapá, Waldez Góes.

O Governo havia ampliado a oferta de leitos clínicos e de UTI, de 144 em dezembro de 2021 para 233 em janeiro de 2022 e, agora, uma nova ampliação de 76,82% totaliza 412 leitos para o atendimento a pacientes com covid-19 na rede pública estadual.

“Hoje dispomos de um importante instrumento para a preservação de vidas, que é a vacina, com ampla disponibilidade nos postos do Amapá. Além disso, com o aumento de mais de 60% nas hospitalizações, em sua maior parte de não-vacinados, também ampliaremos o número de leitos na rede estadual para o tratamento desses pacientes”, finalizou Góes.

Novos casos e internações
Além da média móvel de novos casos, houve também aumento da taxa de retransmissão viral (Rt), que representa a velocidade de propagação do vírus; subiu de 1,5 para 1,84. A busca por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também aumentou, de 455 para 1.247 por dia, um aumento de 213,29%.

A secretária-adjunta de Enfrentamento a covid-19, Maracy Andrade, evidenciou detalhes importantes sobre o atual cenário epidemiológico no estado.

“Mesmo com o aumento expressivo de casos e o segundo maior Rt do país, a taxa de letalidade do Amapá permanece a menor, 1,59% frente a média nacional de 2,79% . É um efeito claro da eficácia das vacinas contra a covid, que deve ser associada aos cuidados sanitários já conhecidos: uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações”, explicou.

Também aumentou de 85 para 148 o número de pacientes hospitalizados na rede pública e privada, 30 deles são crianças. De acordo com o levantamento apresentado pela secretária, nenhuma delas havia sido vacinada.

“É um alerta para a importância de vacinarmos nossas crianças. O perfil dos casos confirmados que evoluíram para hospitalização não mudou, a ampla maioria são pessoas sem o esquema vacinal de duas doses completo, ou sem ter tomado qualquer dos imunizantes”, completou Maracy.

 

Confira outras notícias 

- Governador Waldez, senador Davi e presidente da Codevasf Moreira entregam a Nova Linha Verde, que interliga as zonas Oeste e Norte de Macapá

Por: Anne Santos  

O Governador do Amapá, Waldez Góes, o Senador Davi Alcolumbre e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, entregaram, a nova Linha Verde e sua linha trifásica de energia, que vai garantir o desenvolvimento da agroindústria e escoamento da produção agrícola da região.

Além disso, a via interliga as zonas Oeste e Norte de Macapá, o que reduz em 15km o trajeto entre as duas regiões da capital e ainda contribui para diminuição no fluxo de trânsito em outros acessos.

Conhecida também como ‘Linha E’, a nova Linha Verde conecta a rodovia AP-440 (também conhecida como Ramal do Km-09) ao bairro Parque dos Buritis, estabelecendo uma importante rota de escoamento da produção hortifrutigranjeira da região para o comércio da capital.

A nova rodovia recebeu serviços de drenagem, pavimentação e sinalização em cerca de 5 km de sua extensão, orçados em R$ 6 milhões.

O projeto foi desenvolvido pelo Governo do Estado e executado pela Condevasf, companhia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Energia

A região também recebeu obras para melhoria no fornecimento de energia elétrica. A mudança da rede monofásica para trifásica, além da substituição de postes em toda a extensão do ramal, garante aos produtores rurais mais estabilidade para o funcionamento dos equipamentos e máquinas das agroindústrias instaladas na região.

O governador ressaltou a importância das duas obras para o desenvolvimento da agroindústria e integração da região metropolitana.

"São duas entregas que vão melhorar a vida do amapaense e contribuir para o desenvolvimento econômico. A linha trifásica traz a segurança energética que os agricultores precisam, pois além da produção, também processam alimentos com equipamentos de agroindústria que precisam de uma energia de qualidade. A entrega da Linha Verde, que possibilita a integração da região de Macapá à Região Metropolitana, traz mais mobilidade e viabiliza o escoamento da produção agrícola", reforçou Waldez Góes.

Davi Alcolumbre, que articulou os recursos do empreendimento, enfatizou a mobilidade economia e os aspectos econômicos que a obra vai proporcionar.

"É uma via importante que vai trazer mais mobilidade e facilitar o trabalho dos produtores rurais. Um resultado do nosso trabalho para melhorar diretamente a vida do nosso povo", completou o parlamentar.

O presidente da Condevasf lembrou que Nova Linha Verde é uma das diversas obras que a Companhia irá executar nos 16 municípios.

"São diversas ações nos 16 municípios Amapaenses, entre elas a Linha Verde, uma obra estratégica para a região que vai encurtar distâncias e ofertando mais mobilidade para a população", disse Moreira.

O produtor agrícola Luiz Mauri, que cultiva hortaliças, comemorou as duas entregas, que trazem melhorias para a região, como o aumento da produção, gerando emprego e renda. Ele lembrou da dificuldade pela qual passava para escoar a sua produção antes do asfalto. 

"Era muito demorado esse trajeto aqui, agora com o asfalto vou economizar combustível e tempo. Tô muito feliz com a Linha Verde e também com a linha trifásica que melhorou a nossa energia", disse o produtor.

Na ocasião, o governador Waldez também anunciou que, em breve, vai apresentar o projeto de duplicação do ramal do km-9 (AP-440), mais uma estratégia para melhorar o escoamento da produção.

 

- Plano de Tecnologia Educacional: Seed lança consulta pública para ouvir estudantes, professores e pais

Como parte da implementação do Plano Estadual de Tecnologia Educacional e as novas Tecnologias, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) está realizando uma pesquisa sobre aplicação de recursos tecnológicos que irá disponibilizar para estudantes da rede estadual de ensino a ser utilizado durante o período das atividades escolares. A Consulta Pública segue até o dia 3 de fevereiro, quinta-feira, para contribuições de gestores escolares, coordenadores pedagógicos, estudantes, professores, pais e responsáveis de alunos.

O questionário conta com seis perguntas objetivas para que a comunidade escolar possa pontuar a resposta que mais lhe atende. A Secretaria da Educação quer saber, por exemplo, se o estudante teve dificuldade em acessar novas tecnologias durante o ensino remoto, o grau de importância em ter um equipamento para acessar as aulas e se considera relevante o uso de recursos tecnológicos para as atividades de ensino e de aprendizagem.

A consulta é simples e rápida de ser respondida, não levando mais que 2 minutos, podendo ser feita pelo computador, aparelho celular, tablet e notebook.

Sobre o Plano Estadual de Tecnologia Educacional

A implementação do uso das novas tecnologias na educação é algo previsto na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na sua competência 5, onde descreve que o estudante deve: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Neste sentido, a Secretaria de Estado da Educação vem organizando e estruturando os Projetos Políticos Pedagógicos das suas unidades escolares, entre outras competências estabelecidas pela BNCC, o tratamento com relação ao uso das novas tecnologias, considerando que na atualidade todas as áreas de conhecimento são implementadas de alguma forma com o uso de tecnologia.

Para promover a inclusão digital e desenvolver a cultura digital como estratégia de fortalecimento da aprendizagem, a SEED elaborou o Plano Estadual de Tecnologia Educacional tem por objetivo modernizar, dinamizar e inovar o processo de ensino e de aprendizagem tornando-o eficiente e eficaz para comunidade escolar da rede estadual de ensino do Estado do Amapá com foco no estudante estimulando a criatividade, motivação, autonomia e a qualidade de vida realinhando os processos de ensinar apoiado por uso de recursos educacionais digitais e tecnologias que possibilitem o protagonismo.

O Plano está alicerçado em quatro eixos: Visão, Competências/Formação, Recursos Educacionais Digitais e Infraestrutura.

Recursos Digitais

A Secretaria da Educação, desde 2016, já disponibiliza diversos recursos digitais educacionais, por meio de seu Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), onde estudantes, professores e demais servidores da educação podem fazer uso tanto como estratégia de aula, como formação continuada.

Entre os recursos disponíveis temos o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC) e a Escola Virtual do SIGEDUC, Escola Digital Amapá (EDIGITAL) como plataforma de recursos educacionais digitais, o aplicativo para celular “Aprendizagem em Casa” e o portal do Aprendizagem em casa (nte.seed.ap.gov.br/aprendizagememcasa), plataforma Escolas Conectadas de apoio pedagógico ao professor e estudantes, Central do Enem Online, além dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem específicos para formação continuada dos servidores, como o AVASEED, AVACVEDUC, AVA das Escolas de Tempo Integral, AVA do Núcleo de Educação Especial entres outros de apoio a rede de ensino do Amapá.

Todo esse aparato digital está disponível no portal nte.seed.ap.gov.br de forma gratuita para a comunidade escolar.

Fonte: Portal Governo do Amapá