Cotidiano

Prefeitura amplia vacina para crianças de 5 a 11 anos sem comorbidade e oferta 4ª dose para imunossuprimidos nesta segunda-feira (31)





Estratégia amplia a cobertura vacinal na capital.

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal na capital, a Prefeitura de Macapá incluiu mais uma faixa etária para vacinação infantil, alcançando crianças de 5 a 11 anos sem comorbidade. Além disso, inicia a oferta da quarta dose para pessoas imunossuprimidas. A vacinação para esses públicos começa nesta segunda-feira (31). 

A dose de reforço da vacina da Jansseen será ofertada, exclusivamente, no drive-thru da praça Floriano Peixoto e no Amapá Garden Shopping. 

Confira público, locais e horários:

Crianças de 5 a 11 anos de idade
O imunizante estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Fazendinha, Coração, Padre Raul Matte, Leozildo, Pedrinhas, São Pedro, Rosa Moita, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Pacoval, Novo Horizonte, Brasil Novo, Curiaú e BR-210, no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h. É exigido o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Público em geral
O imunizante continua disponível para adolescentes de 12 a 17 anos e o público geral acima dos 18 anos, ambos com e sem comorbidades. Também suportem se vacinar pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

Locais:

  • Drive-thru Praça Floriano Peixoto
  • Drive-thru Zerão
  • Drive-thru Curiaú
  • Amapá Garden Shopping
  • Macapá Shopping
  • Villa Nova Shopping
  • Faculdade Estácio Famap
  • Faculdade Estácio Seama

Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

Público atendido nestes locais:

1ª Dose
Para o público de 12 a 17 anos com Pfizer
Para o público em geral com 18 anos +

2ª Dose
De Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas
De CoronaVac para quem está no período de recebimento

3ª Dose
Para público em geral de 18 anos+
Para pessoas imunossuprimidas

 Dose 

Pessoas imunossuprimidas 

Reforço para pessoas imunossuprimidas (4ª dose) 
A vacina está disponível em todos os locais e horários que atendem o público adulto. O prazo de intervalo da 3ª para a 4 dose é de oito semanas.

Reforço Janssen
Para quem recebeu a 1ª dose da vacina Janssen. A oferta ocorre, exclusivamente, no ponto de drive-thru da praça Floriano Peixoto e no Amapá Garden Shopping.

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. Para pessoas com comorbidade, é necessário também o laudo que comprove a condição.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª e 4ª dose do imunizante, deverão ter a indicação da 2ª e 3ª dose da vacina, respectivamente. Além do imunizante contra a Covid-19, os pontos também oferecem a vacina tríplice viral.

 

Confira outras notícias 

- Prefeitura de Macapá realiza reparo nos pontos de erosão entorno do canal do Beirol

Foram feitos serviços na linha de drenagem, aterro e instalação de barreira de proteção nos pontos mais críticos de erosão.

Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) trabalham desde sábado (29), no reparo dos pontos de erosão, considerados críticos no canal do Beirol, na zona sul de Macapá. O serviço vai reforçar a segurança e a sinalização existente no local. A medida foi tomada, imediatamente, após um motorista morrer ao cair com o carro no canal.

No ponto de erosão, onde ocorreu o acidente, foi realizado a recomposição da linha de drenagem e colocado um aterro composto com rachão (pedra bruta) e brita graduada simples. A equipe ainda vai trabalhar na concretagem desse aterro para que o solo fique estabilizado.

Também foi inserido, em um outro ponto considerado crítico ao longo do canal, uma barreira de proteção em concreto conhecida como “New Jersey” que atuam com mais eficiência contra acidentes. 

Anteriormente, as erosões estavam sinalizadas com uma rede de proteção refletiva e marcação horizontal com pintura no asfalto.

Desde o ano passado, a Prefeitura de Macapá realiza serviços para o reforço da sinalização e iluminação no entorno dos canais que cortam a cidade a fim de aumentar a segurança de pedestres e condutores.

Na última enchente, em novembro de 2021, a Secretaria Municipal de Iluminação Pública (Semip) fez a substituição de luminárias antigas para LED entorno da Bacia das Pedrinhas até a Avenida Ataíde Teive. Além disso, as equipes da Semob e Zeladoria Urbana também realizaram limpeza e desobstrução do Canal do Beirol na bacia das Pedrinhas, Sétima Avenida no bairro Congós, rua Remo Amoras, no Muca, e Canal do Beirol.

Sobre o acidente de sábado, a Prefeitura de Macapá presta condolências à família e amigos da vítima e segue solidária e à disposição para prestar todo e qualquer apoio.

 

- Ação educativa orienta bares e restaurantes de Macapá sobre segurança sanitária

 

Seis estabelecimentos receberam notificação por descumprirem decreto municipal; ação segue neste domingo (30).

 

Por Alexssandro Lima - Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano 

A Prefeitura de Macapá realiza, desde sexta-feira (28), uma ação educativa de cumprimento das medidas adotadas no decreto municipal nº 237 de 2022. Até o momento, foram visitados 28 estabelecimentos comerciais da capital. As equipes orientam os empreendedores sobre a importância de solicitar a carteira de vacinação, uso de máscara e álcool em gel e superlotação nos espaços. 

 

A ação é realizada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), Guarda Civil Municipal (GCM), Companhia de Trânsito e Transporte (CTMac), Vigilância Sanitária e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Polícia Militar do Amapá.

 

“Desde a semana passada, estamos percorrendo às ruas de Macapá, visitando bares, restaurantes e similares para orientar os empreendedores e tirar dúvidas quanto ao decreto municipal. Essa é uma medida que garante a segurança sanitária de todos que frequentam a noite”, explica o secretário da Semam, Marcelo Oliveira.

 

Seis estabelecimentos foram notificados por falta de licença da Vigilância Sanitária, descumprimento do horário de funcionamento, superlotação e por não estarem cobrando a carteira de vacinação e nem exigindo o uso de máscaras. Também foi realizado duas apreensões de equipamentos sonoros em festas sem autorização e três autos de infração. A ação segue neste domingo.

 

“Estamos observando que o empresário está ciente do trabalho que estamos realizando e vem cumprindo as medidas para que o seu estabelecimento não seja interditado. A Prefeitura de Macapá apoia o setor econômico da noite, mas é necessário respeitar as exigências sanitárias”, reforça o secretário da Semhou, Rafael Martins.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá