Cotidiano

Hemoap precisa de 20 mil doadores ao ano para manter estoque ideal





O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) reforça a necessidade de aumentar o número de doadores de sangue. Em 2021 foram contabilizados 14.344 doadores, número inferior ao valor ideal de, no mínimo, 20 mil doadores por ano.

De acordo com os dados divulgados pelo Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap (SCOS), dos voluntários que concretizaram a doação de sangue, 5.424 são mulheres e 8.920 são homens, sendo que 63% do quantitativo geral faz parte da faixa etária entre 29 a 69 anos.

A chefe do SCOS, Elmira Melo, reforça que a carência para todas as tipagens sanguíneas é constante, pois o hemocentro abastece as unidades hospitalares da rede pública e particular do Estado do Amapá.  

“Qualquer pessoa que queira e possa doar é muito bem-vinda no Hemoap. Enfatizamos o chamado para que toda a população se atente a importância deste ato de cidadania que ajuda a salvar tantas vidas”, completou.

Em cada doação é retirado, no máximo, 450 ml de sangue. Uma pessoa adulta tem aproximadamente 5 litros de sangue. O organismo repõe o volume retirado durante o período de 72 horas após a doação.

A professora Angélica Miranda, de 45 anos, doa há 9 anos motivada pela vontade de ajudar o próximo e pelo incentivo do pai, também doador fidelizado do hemocentro.

Eu me atentei ao fato de que uma doação de sangue pode ajudar até 4 pessoas diferentes. Precisamos levar a ideia de doar sangue não somente de forma direcionada, mas também espontânea, como um ato de empatia. Os hemocentros são abastecidos através de nós, doadores voluntários", declarou a servidora pública.

Desde dezembro de 2021 o Hemoap está com o estoque crítico para os tipos sanguíneos O, de fator positivo e negativo. O chamado é para que a população com qualquer tipo sanguíneo compareça ao instituto para ajudar a fortalecer o estoque sanguíneo.

Critérios para realizar doação de sangue:

É necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação.

Intervalo entre doações de sangue:

Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

Acesso ao serviço:

O Hemoap fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp: (96) 98811-0200.

 

Confira outras notícias 

Viaduto da Integração: Governo do Amapá prepara novo trecho da Duca Serra para receber pavimentação

Por: Joyce Batista 

O Governo do Estado iniciou um novo serviço no trecho que irá abrigar o trânsito da Rodovia Duca Serra (AP-020) durante a obra do Viaduto da Integração, que ligará a via com a Norte-Sul - que também se encontra em obra.

A área, de aproximadamente 1,5 quilômetro, foi cedida pelo Exército Brasileiro, possibilitando a construção do primeiro viaduto do Amapá e outras vias de acesso entre as estradas.

De acordo com o secretário de Estado de Transporte, Benedito Conceição, a nova etapa trata-se de uma camada final do solo com pedras do tipo “rachão”, que prepara o local para a aplicação do pavimento. Após a finalização desse trabalho, o fluxo no local será liberado com três pistas em funcionamento dinâmico.

“Inserimos os rachões e trabalhamos eles através das máquinas para que o solo fique bem comprimido. Depois, vamos executar a pavimentação e sinalização das pistas e então liberar o desvio para a população”, explicou.

Além disso, foi iniciado um teste de resistência do solo, como parte de uma preparação para o início da obra do viaduto.

“Com uma máquina chamada perfuratriz, é feita a perfuração do solo com profundidade de 15 metros. Primeiro vamos fazer um teste de carga para só depois começar a fundação do viaduto para valer. Esse teste nos traz mais segurança para uma obra como essa”, acrescentou Benedito.

Norte-Sul

A obra de construção da Rodovia Norte-Sul está em andamento com as etapas de limpeza, alargamento da via, drenagem, construção de galerias e terraplenagem.

O projeto prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper. Além do viaduto de ligação com a Duca Serra, um outro elevado será erguido no eixo de ligação da Norte-Sul. A obra está orçada em R$ 93,3 milhões, dos quais R$ 22 milhões foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre junto à bancada federal do Amapá.

Fonte: Portal Governo do Amapá