Cotidiano

Prefeitura segue com imunização para públicos infantil e adulto nesta quarta-feira (26)





Vacinas contra covid-19 serão disponibilizadas em Unidades básicas de saúde, drive-thru e shoppings.

Com a liberação das vacinas para o público infantil, a Prefeitura de Macapá reforça a importância da imunização para crianças de 9 a 11 anos fora do grupo de risco e 5 a 11 anos com comorbidades.

Além disso, a vacinação segue normalmente para o público adulto, sendo exigido o documento oficial com foto, comprovante de residência, carteira de vacina e apresentação do laudo médico para pessoas que tenham alguma enfermidade.

No caso das crianças, é fundamental que estejam acompanhadas de pais ou responsáveis para aplicação dos respectivos imunizantes. A vacina estará disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Fazendinha, Coração, Padre Raul Matte, Leozildo, Pedrinhas, São Pedro, Rosa Moita, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Pacoval, Novo Horizonte, Brasil Novo, Curiaú e BR-210. Esses pontos funcionarão pela manhã, das 8h às 14h e no período da tarde, de 14h às 18h.

Lista de comorbidades para vacinação de crianças de 5 a 11 anos
Insuficiência cardíaca; cor-pulmonante e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronariana; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosa; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemia; síndrome de Down; autismo; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.

Público em geral
O imunizante continua disponível para adolescentes de 12 a 17 anos e o público geral acima dos 18 anos, ambos com e sem comorbidades. Também podem se vacinar pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

Neste dia também será ofertada a segunda e terceira dose dos imunizantes Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac e a dose de reforço da Janssen.

Confira locais, horários e público:

Locais
Drive-thru Praça Floriano Peixoto
Drive-thru Zerão
Drive-thru Curiaú
Amapá Garden Shopping
Macapá Shopping
Villa Nova Shopping
Faculdade Estácio Famap
Faculdade Estácio Seama

Horário de funcionamento: Das 9h às 15h.

Público

1ª Dose
Para o público de 12 a 17 anos com Pfizer
Para o público em geral com 18 anos +

2ª Dose
De Pfizer para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias
De Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas
De CoronaVac para quem está no período de recebimento

3ª Dose
Para público em geral de 18 anos+
Para pessoas imunossuprimidas

Reforço Janssen
Para quem recebeu a 1ª dose da vacina Janssen.

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. Para pessoas com comorbidade, é necessário também o laudo que comprove a condição.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante, deverão ter a indicação da 2ª dose da vacina.

Além do imunizante contra a Covid-19, os pontos também oferecem a vacina Tríplice Viral.

 

Confira outras notícias 

- Fumcult ouve artistas para readequação do edital da Virada Cultural

 

Novo documento será lançado até dia 2 de fevereiro.

 

Por Viviane Monteiro - Fundação Municipal de Cultura

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida, reuniu-se com representantes dos artistas para ouvir sugestões do segmento em relação à formatação do edital nº 001/2022, referente à Virada Cultural. O documento foi cancelado em decorrência do aumento no número de casos da Covid-19 na capital.

 

Na reunião, foi decidido que o melhor formato será a entrega de material artístico em vídeo, que deve atender os critérios do novo edital, com previsão de lançamento até o dia 2 de fevereiro. O vídeo terá o tema alusivo à cidade de Macapá.

 

“Com a nova formatação, teremos a possibilidade de espalhar os vídeos com os conteúdos artísticos em alguns locais, como o Mercado Central, Praça da Prefeitura e Orla da cidade, alcançando um número de pessoas ainda maior de visualização e eternizando virtualmente a nossa cultura que é muito forte”, afirma Olavo Almeida.

 

Todas as sugestões foram ouvidas, tanto para o novo formato, quanto o tempo hábil para produção do material. Sendo afetado mais uma vez pela pandemia, o objetivo é que todo o segmento artístico cultural seja atendido. 

 

“A situação dos artistas é emergencial e muitos não tem uma renda mensal fixa. Acredito que a Prefeitura precisa se sensibilizar com esse momento que os artistas estão passando. A proposta do vídeo pode ser produzida por todos, com resultado bom, espalhando nossa cultura e nosso amor pela cidade.” comentou a representante do Marabaixo, Elisia Congó.

 

Com a readequação do edital, um novo cronograma e período de inscrições será divulgado em breve.

 

- Serviço de Atenção Domiciliar da Prefeitura inicia testagem rápida em pacientes acamados

Equipes irão disponibilizar testagem a todos os pacientes acompanhados pelo serviço sendo, em média, quatro famílias por dia.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde 

Iniciou nesta terça-feira (25) a testagem para identificação de infecção por coronavírus em pacientes atendidos pelas Equipes Multiprofissionais de Atendimento Domiciliar (Emad). Em função do aumento de casos da Covid-19 e de síndrome gripal na capital, as equipes estão fazendo exames nos pacientes acompanhados pelo serviço.

“Os pacientes e as demais pessoas da residência que testarem positivo receberão todas as orientações e atendimento da equipe de forma ágil, buscando impedir o agravamento do quadro”, diz o coordenador municipal do Serviço de Atenção Domiciliar, Carlos Bruno.

Durante a visita, os profissionais de saúde também orientam as famílias sobre os cuidados básicos para evitar a disseminação da Covid-19. A equipe alerta a população na busca da vacinação.

“Parte das pessoas que apresentam agravamento da doença são aquelas que não tomaram nenhuma dose do imunizante contra a Covid-19 ou que não completaram o esquema vacinal. Por isso ressaltamos a importância de estar imunizado e manter a higienização das mãos e do espaço, além do uso de máscara”, completa o coordenador.

A cuidadora Lizandra Valeria da Silva destaca a importância de receber as equipes de saúde em residência, especialmente neste período.

“Minha avó teve um AVC isquêmico e com isso a locomoção até uma unidade de saúde ficou impossível. Através da Emad ela recebe todo o atendimento dentro de casa evitando transtornos”, comentou.

Atendimento 
Para receber atendimentos de saúde em casa é necessário que as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), Hospital, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) façam a solicitação da avaliação da equipe da Emad que atende a sua localidade.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá