Cotidiano

Prefeitura de Macapá apresenta medidas preventivas para o período chuvoso





As ações são relacionadas com limpeza da cidade e assistência às famílias em casos de alagamentos.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, apresentou nesta terça-feira (25), o plano de medidas preventivas adotadas para o período chuvoso na capital. O planejamento contempla ações de limpeza da cidade, especialmente regiões críticas, como canais e áreas de ressaca, bem como o suporte às famílias em casos de alagamentos.

“Estamos trabalhando, desde o ano passado, a fim de amenizar os impactos ocasionados pelas chuvas em Macapá. Então, apresentar esse plano hoje significa, sobretudo, preocupação com esse período de inverno amazônico e, principalmente, transparência das ações que Prefeitura já vem realizando, como rotina de limpeza nos canais e áreas de ressaca”, destaca o prefeito Dr. Furlan.

As ações alinhadas estão em torno do monitoramento de áreas de riscos, limpeza de áreas de ressaca e desobstrução de canais, bueiros e galerias pluviais, implantação de atendimento pré-hospitalar de emergência em situação de desastre. Em casos de alagamentos, as famílias atendidas receberão apoio com alojamento e alimentação.

Chefe da Defesa Civil Municipal, Aldair dos Santos, explicando os principais pontos 

O plano de contingenciamento envolve diversas secretarias, entre elas, Obras e Infraestrutura, Zeladoria Urbana, Habitação e Ordenamento Urbano, Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente e Educação. As ações serão realizadas em conjunto e cada pasta terá uma competência. As equipes serão acionadas sempre que ocorrer eventos, como alagamentos na cidade, ou quando o nível de precipitação pluviométrica atingir o limite – alta da maré do Rio Amazonas.

“As chuvas, conforme sua intensidade e duração podem comprometer a segurança e a incolumidade da população macapaense, provocando danos às propriedades ao meio ambiente, e as vidas existentes na área afetada. Por isso, montamos esse plano que nos guiará em caso de eventuais ocorrências”, esclarece o chefe de divisão da Defesa Civil Municipal, Aldair dos Santos.

Os técnicos e representantes envolvidos nas ações poderão ser acionados para compor a Sala de Cooperação, que ficará situada no prédio da prefeitura, ou em outro lugar considerado estratégico pelo coordenador das operações.

“Nós temos planejamento diário de limpeza na cidade, já retiramos grande quantidade de lixo dos canais e áreas de ressaca. Esse descarte inadequado contribui para os alagamentos, por isso, também peço contribuição da população para não jogar lixo nesses espaços”, finaliza o secretário da pasta, Jean Patrick Farias.

 

Confira outras notícias 

- ‘Agora o espaço está arejado e agradável’ diz moradora após retirada de lixeira viciada no Araxá

O espaço acumulava cerca de 3 toneladas de resíduos como garrafas de vidro e plástico, resto de obras, pedaços de eletrodomésticos e eletrônicos.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

“Era muito lixo e entulho e eu até evitava passar por aqui. Mas após a limpeza o espaço ficou arejado e agradável. Agora é possível transitar sem transtornos”, comenta dona Alcileila Trindade da Costa sobre a remoção de uma lixeira na 7ª Avenida do Araxá.

O mesmo problema é relatado pelo morador do bairro Perpétuo Socorro, Antonio Dias. Ele diz que devido a falta de conscientização de algumas pessoas, é comum ver a via pública sendo utilizada como local de descarte de lixo. 

“Moro na avenida Hugo Alves Pinto e o local estava tomado por lixo e entulho. A Prefeitura está limpando, mas em alguns dias o local vai ficar cheio de mato, objetos e sacolas’, comenta o morador.

De acordo com o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias, a órgão tem intensificado as fiscalizações em toda a cidade a fim de identificar lixeiras viciadas. As informações dão base para realização do serviços de remoção e além disso, o órgão também trabalha de forma educativa na orientação de como os moradores devem proceder ao visualizar o descarte irregular de lixo em via pública.

“Estamos nas ruas prestando os serviços de limpeza e manutenção diariamente. Ter a população como nossa aliada não fazendo o despejo de lixo nas vias, vai nos ajudar a manter a cidade sempre limpa”, ressalta o gestor.

Com a remoção destas duas lixeiras viciadas, a Zeladoria Urbana retirou mais de 7 toneladas de lixo depositado em via pública. Entre o material recolhido estão garrafas de vidro e plástico, restos de obras, pedaços de eletrodomésticos e eletrônicos, caroços de açaí e até pneus de carros. Todo lixo foi encaminhado para o aterro sanitário da capital.

Com a remoção das lixeiras nos bairros Araxá e Perpétuo Socorro, a Zeladoria Urbana recolheu 7 toneladas de resíduos

Denúncias
A população pode enviar imagens e vídeos para o Disk Denúncia da Zeladoria Urbana, no número (96) 99970-1078. Ao fazer isso, a secretaria vai direcionar as equipes do Departamento de Fiscalização para identificação dos responsáveis.

Punição
De acordo com a Lei Complementar nº 054/2008, o descarte de lixo em via pública é proibido e pode gerar multa que varia de R$ 500,00 a R$ 2 mil. Conforme a gravidade, o infrator poderá ser conduzido à delegacia para responder por crime ambiental.

Fonte; Prefeitura de Macapá