Cotidiano

Previdência Social, 99 anos de proteção aos brasileiros





A criação desta data homenageia a Lei Eloy Chaves, a qual foi criada em 24 de janeiro de 1923, e que é considerada a primeira lei destinada à previdência social no Brasil.

Com esta lei, surgiu a Caixa de Aposentadoria e Pensões que, inicialmente, servia para beneficiar os empregados (e seus familiares) das empresas de estradas de ferro do país.

 

O Dia Nacional dos Aposentados também é comemorado anualmente em 24 de janeiro.
Esta data é destinada a homenagear os profissionais que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem de um merecido descanso. No nosso país os aposentados desfrutam dos benefícios da previdência social, recebendo do governo uma remuneração por todos os anos de serviços prestados ao país.

 

 

Previdência completa 99 anos com mais de 90 serviços digitais disponíveis ao cidadão

 

Além do Meu INSS, Prova de Vida por Biometria e Automação de Benefícios estão entre evoluções dos últimos anos trazidas por meio do INSS

 

Mais digital e acessível de qualquer lugar, mas sempre com o olhar sobre o cidadão, a Previdência Social completa 99 anos nesta segunda-feira (24), mesma data em que é comemorado o Dia Nacional do Aposentado.

 

Nesse quase centenário, a Previdência está cada vez mais presente na vida do trabalhador e de sua família, no momento da aposentadoria e em situações de nascimento, invalidez e morte, além de contribuir para dinamizar a economia dos municípios brasileiros, por meio do pagamento de benefícios.

 

A Previdência Social no Brasil é um mundo de possibilidades e desafios. São 70 milhões de trabalhadores protegidos, sendo 36,4 milhões de benefícios pagos mensalmente. É uma das maiores folhas de pagamento do mundo e a segunda das Américas, ficando atrás apenas dos EUA. A maior parte desses benefícios – mais de 21 milhões – são aposentadorias pagas aos cerca de 21,8 milhões de aposentados pelo INSS.

 

Os grandes números não param por aí. Mais de R$ 50 bilhões são pagos mensalmente pelo INSS para milhões de brasileiros em todo país. Em alguns municípios, os benefícios ultrapassam até o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ao todo, a Previdência Social oferece proteção social a mais de 100 milhões de pessoas no Brasil

 

O dia do aniversário da Previdência é uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, de 24 de janeiro de 1923, que instituiu a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.

 

Previdência e INSS

 

Por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Previdência Social está em constante renovação de seus sistemas e em busca de recursos para fazer chegar ao segurado um atendimento rápido e com resposta eficaz.

 

Uma das ferramentas com mais destaque nos últimos anos, inclusive com reconhecimento internacional, é o Meu INSS. A Plataforma disponibiliza mais de 90 serviços digitais na palma da mão pelo aplicativo e portal (gov.br/meuinss) sem precisar sair de casa. Fruto de uma parceria tecnológica com a Dataprev, a solução registra, em média, 40 milhões de acessos por mês.

 

Também por meio do Meu INSS, o cidadão consegue conversar com a assistente virtual Helô para obter informações. Somente no último mês de dezembro, foram mais de 266,1 milhões de interações e 33,7 milhões de atendimentos país afora. 

 

O futuro da Previdência Social no Brasil está em plena construção. Além de ferramentas como o Meu INSS, ainda se destacam projetos como Prova de Vida por Biometria e por fim a Automação de Benefícios. Em dezembro de 2021, cerca de 27% das conclusões de requerimentos foram realizadas de maneira automática (antes a média era cerca de 6%).

 

Nova Gestão

 

Ao longo dos seus 32 anos, o INSS foi construído por mérito dos especialistas que atuam diariamente para atender milhões de beneficiários. É uma autarquia que tem na sua essência pessoas.

 

Sob a gestão do presidente do INSS, José Carlos Oliveira, à frente do Instituto desde novembro de 2021, os cerca de 20 mil servidores do órgão receberam um único direcionamento: ser excelente no atendimento ao cidadão, com verdade e transparência.

 

Além do investimento em automação, as melhorias no modelo de atendimento incluem também a população brasileira que ainda não tem acesso aos meios digitais, com previsão de inauguração e reabertura de agências para o atendimento presencial.

 

“Esse é só o começo. Muitas outras ações estão sendo estudadas e implementadas para beneficiar com mais agilidade, rapidez e eficiência brasileiros em todos os cantos do país”, frisou Oliveira.