Cotidiano

Matrícula para a pré-escola inicia nesta segunda-feira (24) com mudanças





Novidades tornam o processo mais seguro para responsáveis por estudantes e profissionais.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

O processo de matrícula das escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) inicia nesta segunda-feira (24) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulga algumas novidades com relação às fases que compõem o procedimento.

A primeira novidade está na pré-matrícula. Esta etapa deverá ser realizada exclusivamente pela internet, através do preenchimento de um formulário disponível no site www.escolapublica.ap.gov.br, de 24 a 26 de janeiro. O sistema abrirá para recebimento de solicitação de vaga às 9h30.

No entanto, os pais e/ou responsáveis por estudantes que não possuem acesso à internet poderão realizar a solicitação on-line de vagas em turmas do 1° e 2° período da pré-escola, em uma das unidades escolares disponibilizadas pela Semed.

Ao todo são quatro escolas-polos voltadas para o suporte dos interessados em matricular um estudante em uma Emei.

O atendimento ocorrerá de 24 a 26 de janeiro, das 8h às 14h. Os polos de atendimento são:
• Emei Ana Cristina – Avenida Nossa Senhora da Conceição, 1511, bairro Perpétuo Socorro;
• Emei Mundo da Criança – Avenida Paraíba, 20, bairro Pacoval;
• Emei Tia Madalena – Avenida Tupiniquins, 159, bairro Beirol;
• Emei A E I O U – Rua Vereador Júlio, 195, bairro Jardim Felicidade.

O procedimento de pré-matrícula já levará em conta os dados fornecidos durante a Chamada Escolar. Nesta fase será possível escolher a escola em que o estudante deseja obter vaga. Quem perdeu o prazo da Chamada Escolar também poderá realizar a pré-matrícula.

Já a segunda etapa é a confirmação da matrícula de forma presencial na escola na qual se pretende matricular o estudante, com a apresentação da documentação exigida. Neste ponto está outra novidade anunciada pela Semed: essa etapa será estendida de 25 de janeiro a 3 de fevereiro, das 8h às 14h.

Além disso, para evitar aglomerações dentro das escolas, os pais deverão colocar os documentos em um classificador e entregá-lo na unidade de ensino. Cada escola se organizará para o recebimento dos classificadores com documentos e irá registrar a entrega. Os secretários escolares devem enviar mensagem de confirmação da matrícula aos responsáveis pelos estudantes.

Documentos necessários
Para efetivar a matrícula, os pais e/ou responsáveis devem levar os seguintes documentos:

Estudantes: certidão de nascimento, CPF, RG, documento oficial com foto, histórico ou ressalva, caderneta de saúde, cartão do SUS, comprovante de bolsa família, foto 3×4, classificador.

Responsáveis: certidão de casamento, CPF, RG, documento oficial com foto, comprovante de residência com CEP.

Laudo médico ou relatório de acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) podem ser pedidos, em casos de estudantes com necessidades especiais, não sendo obrigatório.

Dúvidas e Denúncias
A Semed disponibiliza quatro meios de contato para solucionar dúvidas sobre o processo de matrícula. O atendimento é exclusivo pelo WhatsApp, através dos números (96) 98113-7891, (96) 98113-7819, (96) 99188-4964 e (96) 99135-6238.

A Ouvidoria também disponibiliza um número de WhatsApp para denúncias: (96) 98801-9732. O atendimento em todos os meios será realizado de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, enquanto o processo de matrícula estiver em andamento.

Data corte
Para ter acesso a uma vaga, o estudante precisa ter uma determinada idade, obedecendo resolução do Ministério da Educação (MEC). A data corte está organizada da seguinte maneira:

1º período da Educação Infantil: 04 anos completos até 31 março de 2022.
2º período da Educação Infantil: 05 anos completos até 31 de março de 2022.

Vagas Remanescentes
O interessado que não confirmar a matrícula presencial entregando os documentos exigidos no prazo estipulado na unidade escolar pretendida, perderá a vaga, que voltará automaticamente para o sistema, sendo disponibilizada novamente a outros estudantes interessados a partir de março.

Matrícula do Maternal
Em atenção à procura por matrícula registrada para as Creches e Emeis que atendem turmas do maternal, a Semed adotará para o ano letivo de 2022 um edital específico a ser divulgado posteriormente, conforme dialogado com o Ministério Público do Amapá (MP/AP).

 

Confira outras notícias 

- Covid-19: testagem em massa tem horário estendido para atender a população que aguardava o serviço em Macapá

A força-tarefa de combate ao coronavírus desejava expandir o diagnóstico da doença na capital.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Para atender exclusivamente a população que aguardava o serviço de testagem ou vacinação contra Covid-19, a Prefeitura de Macapá estendeu o horário da força-tarefa de combate ao coronavírus, realizada em quatro pontos espalhados pela capital. Inicialmente o encerramento da ação estava previsto para às 16h.

A ação promovida em parceria com o Ministério da Saúde (MS) tinha como objetivo aumentar a cobertura vacinal e identificar possíveis casos de infecção pela Covid-19 em Macapá.

A mobilização foi direciona para pessoas com sintomas, com a oferta de teste de antígeno. O exame é feito a partir de uma amostra coletada pelo swab nasal. O resultado sai em pouco mais de 15 minutos. A força-tarefa também ofertou a primeira, segunda e terceira dose dos imunizantes Astrazeneca, CoronaVac e Pfizer, além da dose de reforço da Janssen, para os aptos a se vacinarem.

O atendimento ocorreu na quadra da Igreja Jesus de Nazaré (Centro); drive-thru da Praça Floriano Peixoto (Centro); Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (zona Norte) e CEU das Artes (zona Sul).

Estratégia
A Prefeitura de Macapá atua em várias frentes de combate a Covid-19. Devido ao avanço do vírus em todo o país, a gestão municipal adotou novas estratégias, como o aumento do número de unidades de saúde para o atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios. De segunda a domingo, o Centro Covid Santa Inês e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Marcelo Cândia e Marabaixo, funcionam 24h.

 

- População relata alívio e preocupação após resultados de testes em ação de combate à Covid-19 em Macapá

Mais de 250 profissionais da saúde foram mobilizados na força tarefa da prefeitura e Ministério da Saúde neste sábado (22).

Por Bruno Monteiro - Secretaria Municipal de Saúde

Em diferentes pontos da capital, a Prefeitura de Macapá em parceria com o Ministério da Saúde executou uma ampla ação de vacinação e testagem rápida para a Covid-19. A mobilização envolveu quatro pontos e mais de 250 profissionais da saúde.

A professora Nelma Deniur, de 56 anos de idade, conta que perdeu um tio e muitos amigos durante a pandemia. Ela escolheu o drive thru da Praça Floriano Peixoto, no centro da cidade, para fazer o teste. 

“Comecei a sentir dor de cabeça, espirro e muita coriza. Sintomas de gripe. Fui ao Centro Covid do Santa Inês, fiz exame e deu positivo. O médico passou os remédios, fiquei em casa em isolamento e saí hoje para fazer de novo o teste. Deu negativo, graças à Deus! Estou curada”, comemora.

Alívio também para o administrador Jean Carlos, de 49 anos, que ficou sabendo da ação pelas redes sociais. 

“Assim que soube, me programei pra vir. Fiz o teste e recebi o resultado: negativo, graça a Deus! Peguei Covid em 2020, mas não precisei tomar remédios porque fiquei assintomático”, conta. 

A professora Nelma Deniur e o administrador Jean Carlos comemoram o resultado do teste negativo

Para atingir o maior número possível de pessoas e assim ampliar a cobertura vacinal e a detecção de casos, o drive thru da Floriano atendeu a população de carro e estendeu os serviços também para quem estava a pé.

Apreensiva, Brenda Lima, de 24 anos, aguardava na fila para o teste. Ela trabalha como auxiliar de escrevente e relatou que vários colegas estavam afastados do serviço por conta da doença. “Peguei Coronavírus duas vezes e me curei. Graças a Deus, não precisei estar em hospital ou UPA”.

Após perder uma irmã para a Covid-19, o vendedor autônomo Benedito Santana, de 64 anos, sempre fica atento aos sintomas. Preocupado, resolveu fazer o exame durante a ação de testagem da prefeitura.

“Fui positivado, infelizmente. Mas já conversei com o médico aqui da ação e ele me orientou buscar medicação no Centro de Covid do Santa Inês. Depois disso, ficar em casa repousando”, disse em tom de preocupação.

A força tarefa montada pela prefeitura e o Ministério da Saúde ofereceu testagem rápida e cobertura vacinal, com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose dos imunizantes e detectar possíveis casos de infecção pela doença. Os atendimentos foram concentrados na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e drive-thru da praça Floriano Peixoto, no centro da cidade. E no CEU das Artes da zona sul e no Centro de Especialidades Papaléo Paes, na zona norte.

Fonte: Prefeitura de Macapá